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domingo, 4 de agosto de 2013

Porque o sexo tornou-se um problema

Pergunta: Conhecemos  o sexo como uma inelutável necessidade física e psicológica, e ele me parece ser a causa fundamental do caos, na vida privada da presente geração. Como podemos lidar com este problema?

Krishnamurti: Por que será que tudo o que tocamos convertemos em problema? Fizemos de Deus um problema, fizemos do amor um problema, fizemos das relações e do viver um problema, e fizermos do sexo um problema. Por que? Por que tudo o que fazemos é um problema, um horror? Pro que estamos sofrendo? Por que se tornou o sexo um problema? Por que nos sujeitamos a viver cheios de problemas? Por que não liquidamos com eles? Por que não morremos para nossos problemas, em vez de os levarmos conosco, dia a dia, ano após ano? O sexo e, por certo, uma questão importante, mas há a questão primária; por que fazemos da vida um problema? O trabalho, o sexo, ganhar dinheiro, pensar, sentir, experimentar, enfim todas as atividades do viver — por que são um problema? A razão não será porque, essencialmente, pensamos sempre de determinado ponto de vista, de um ponto de vista fixo? Estamos sempre pensando de um centro para a periferia, mas, para a maioria de nós, a periferia é o centro, e por isso tudo o que tocamos é superficial. Mas a vida não é superficial; ela exige ser vivida com plenitude, e porque só estamos vivendo superficialmente, conhecemos apenas a reação superficial. Tudo o que fazemos na periferia, tem de  criar inevitavelmente um problema, e assim é nossa vida: vivemos na superfície e nos contentamos em viver aí, com todos os problemas do nível superficial. Os problemas existem, enquanto estamos vivendo na superfície, na periferia, sendo a periferia o "eu", com suas sensações, que podem ser exteriorizadas ou objetivadas, que podem ser identificadas com o universo, com a nação, ou outra coisa qualquer elaborada pela mente.

Enquanto estivermos vivendo na esfera da mente, tem de haver complicações, tem de haver problemas; isto é tudo o que sabemos. A mente é sensação, a mente é o resultado de sensações e reações acumuladas, e tudo o que ela toca está fadado a causar misérias, e confusão, e problemas sem conta. A mente é a causa real dos nossos problemas, a mente que funciona mecanicamente, noite e dia, consciente e inconscientemente. A mente é coisa superficialíssima e levamos gerações, levamos nossa vida inteira cultivando-a, tornando-a cada vez mais engenhosa, mais sutil, mais desonesta e tortuosa, coisas essas muito evidentes em todas as atividades da vida. A natureza mesma da mente é ser desonesta, tortuosa, incapaz de enfrentar os fatos, e eis aí o fator que cria os problemas, eis aí o cerne do problema.

Que entendemos por problema do sexo? É o ato, ou o pensamento relativo ao ato? Certamente não é o ato. O ato sexual não é problema algum para vós, assim como o comer não é problema para vós; mas se pensais no comer, ou noutra coisa qualquer, o dia inteiro, porque nada mais tendes em que pensar, o comer também se transforma em problema para vós. É  o ato sexual um problema, ou é .o pensamento relativo ao ato? Por que pensais a seu respeito? Por que criais este pensamento, como de fato o fazeis? O cinema, as revistas, os romances, as modas femininas, tudo está contribuindo para formar vosso pensamento sobre o sexo. Por que o cria a mente, por que pensa a mente a respeito do sexo? Por que? Por que se tornou ele uma questão central, na nossa vida? Quando há tantas coisas chamando, reclamando vossa atenção, dais toda a atenção ao pensamento sobre o sexo. Como acontece isso, por que estão as vossas mentes tão ocupadas com ele? Porque ele é um meio extremo de fuga, não é verdade? É um meio de completo auto-esquecimento. Temporariamente, pelo menos durante aquele momento, podeis esquecer-vos de vós mesmos; e não há outro meio de esquecerdes a vós mesmos. Qualquer outra coisa que fazeis na vida, realça a importância do "eu", do "ego". Vossa ocupação, vossa religião, vossos deuses, vossos líderes, vossas ações políticas e econômicas, vossas fugas, vossas atividades sociais, vossa adesão a um partido e rejeição de outro — tudo está encarecendo, reforçando o "eu". Isto é, como há um ato no qual não se dá ênfase ao "eu", este ato se torna um problema, não é verdade? Quando só existe um único ato, na vossa vida, que constitui última via de fuga, de completo auto-esquecimento, ainda que por uns poucos segundos, vos apegais a ele, porque é o único momento em que sois felizes. Qualquer outra coisa que vos interessa se transforma em pesadelo, fonte de sofrimento e de dor, e, nessas condições, vos apegais aquela coisa eu vos dá o completo auto-esquecimento, a que chamais felicidade. Mas quando vos apegais, também ele se torna um pesadelo, porque desejais então ficar livre dele, não quereis ficar-lhe escravizado. Por conseguinte, inventais — extraída também da vossa mente — a ideia de castidade, de celibato, e procurais observar o celibato, ser casto, pelo recalcamento, todo isso operações da mente, visando a libertar-se do fato. Isso mais uma vez, realça muito especialmente o "eu"; porque ele aí está tentando ser alguma coisa, e portanto vos vedes se novo apanhado na rede de tribulações, preocupações, esforços e dores.

O sexo se torna um problema sobremodo difícil e complexo, porque não compreendeis a mente que pensa a respeito do problema. O ato em si nunca pode ser um problema, mas o pensamento referente ao ato cria o problema. O ato, vós o salvaguardais; viveis licenciosamente, ou soltais as rédeas aos vossos apetites no matrimônio, fazendo de vossa esposa uma prostituta, o que é tudo aparentemente muito respeitável e ficais satisfeitos em deixar as coisas como estão. O problema naturalmente só poderá ser resolvido quando compreenderdes todo o processo e toda a estrutura do "eu" e do "meu": minha esposa, meu filho, minha propriedade, meu carro, meu preenchimento, meu êxito. Enquanto não compreenderdes e dissolverdes tudo isso, o sexo permanecerá um problema. Enquanto fordes ambicioso, politicamente, religiosamente, ou sob qualquer outro aspecto; enquanto estiverdes reforçando o "eu", o pensador, o experimentador, alimentando-o de ambições, quer no vosso próprio interesse individual, que no da pátria, do partido ou de uma ideia a que chamais religião; enquanto houver essa atividade de expansão do "eu", tereis o problema sexual. De um lado, estais criando, alimentando e expandindo o vosso "eu"; do outro lado, tentais esquecê-lo, perdê-lo de vista, ainda que por um breve momento. Como podem estes dois estados coexistir? Vossa vida é uma contradição: dando proeminência ao "eu" e procurando esquecer o "eu". O sexo não é um problema. Problema é essa contradição existente em vossa vida; e a contradição não pode ser anulada pela mente, porque a própria mente é contradição. Só pode ser compreendida a contradição, quando se compreende plenamente todo o processo da nossa existência diária. Frequentar cinemas e apreciar mulheres projetadas na tela; ler livros que excitam o pensamento, folhear revistas cheias de gravuras de corpos seminus; vossa maneira de olhar as mulheres; os olhares furtivos que se encontram com os vossos — todas essas coisas estão, por vias tortuosas, estimulando a mente, enaltecendo o "eu"; e ao mesmo tempo vos esforçais para ser bondosos, afetivos, ternos. Essas duas coisas não podem andar juntas. O homem que é ambicioso, espiritualmente ou não, nunca deixará de ter problemas, porque estes só acabarão quando o "eu" for esquecido, quando o "eu"  se tornar inexistente; e esse estado de inexistência do "eu" não é um ato de vontade, não é mera reação. O sexo se torna uma reação; quando a mente tenta resolver o problema, só o torna uma reação; quando a mente tenta resolver o problema, só o torna mais confuso ainda, mais inquietante e doloroso. O ato não é o problema; o problema é a mente, a mente que diz que precisa ser casta. A castidade não é coisa da mente. A mente só é capaz de refrear suas próprias atividades, mas refreamento não é castidade. A castidade não é uma virtude; a castidade não pode ser cultivada. O homem que está cultivando a humildade, não é, por certo, um homem humilde; pode ele chamar humildade ao ser orgulho, mas é um homem orgulhoso, e por isso procura tornar-se humilde. O orgulho nunca pode tornar-se humildade, e a castidade não é coisa da mente. Não podeis tornar-vos casto. Só conhecereis a  castidade quando houver amor em vós, e o amor não é produto da mente, nem faz parte da mente.

Logo, o problema do sexo, que tortura tanta gente, no mundo inteiro, não será resolvido enquanto a mente não for compreendida. Não podemos por fim ao pensar, mas o pensamento cessa quando cessa o pensador, e só deixa de existir o pensador, quando  há compreensão completa do processo. Nasce o temor, quando há separação entre o pensador e seu pensamento; quando não há pensador, só então não há conflito no pensamento. O que está implícito não requer esforço para ser compreendido. O pensante vem à existência pelo pensamento; e o pensante, então, faz esforços para moldar, controlar os pensamento, ou pôr-lhes fim. O pensante é uma entidade fictícia, uma ilusão da mente. Quando há compreensão do pensamento, como um fato, não há mais necessidade de pensar no fato. Se há percebimento simples, sem escolha, então tudo o que está implícito no fato começa a revelar-se, e o pensamento, como fato, termina. Vereis então que os problemas que nos estão corroendo o coração e a mente, os problemas de nossa estrutura social, podem ser resolvidos. O sexo então já não é mais problema; tem o lugar que lhe compete; não é nem uma coisa impura nem uma coisa pura. O sexo tem seu lugar próprio; quando a mente lhe atribui lugar predominante, ele se torna um problema. A mente dá ao sexo lugar predominante, porque ela não pode viver sem alguma felicidade, e, assim, o sexo se torna um problema. Quando a mente compreende inteiramente seu próprio processo e, por conseguinte, se extingue, isto é, quando o pensar se extingue, há criação;  é essa criação que nos faz felizes. Achar-se nesse estado de criação é bem-aventurança, porque ele é auto-esquecimento, em que não há reação procedente do "eu". Esta não é uma solução abstrata ao problema cotidiano do sexo: é a única solução. A mente nega o amor, e sem o amor, não há castidade. Fazeis do sexo um problema, só porque em vós não existe amor.


Krishnamurti – A primeira e a última liberdade
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"Quando você compreende, quando chega a saber,
então traz toda a beleza do passado de volta
e dá a esse passado o renascimento, renova-o,
de forma que todos os que o conheceram
possam estar de novo sobre a terra
e viajar por aqui, e ajudar as pessoas." (Tilopa)



"Nos momentos tranqüilos da meditação, a vontade de DEUS pode tornar-se evidente para nós. Acalmar a mente, através da meditação, traz uma paz interior que nos põe em contato com DEUS dentro de nós. Uma premissa básica da meditação, é que é difícil, senão impossível, alcançar um contato consciente, à não ser que a mente esteja sossegada. Para que haja um progresso, a comum sucessão ininterrupta de pensamentos tem de parar. Por isso, a nossa prática preliminar será sossegar a mente e deixar os pensamentos que brotam morrerem de morte natural. Deixamos nossos pensamentos para trás, à medida que a meditação do Décimo Primeiro Passo se torna uma realidade para nós. O equilíbrio emocional é um dos primeiros resultados da meditação, e a nossa experiência confirma isso." (11º Passo de NA)


"O Eu Superior pode usar algum evento, alguma pessoa ou algum livro como seu mensageiro. Pode fazer qualquer circunstância nova agir da mesma forma, mas o indivíduo deve ter a capacidade de reconhecer o que está acontecendo e ter a disposição para receber a mensagem". (Paul Brunton)



Observe Krishnamurti, em conversa com David Bohn, apontando para um "processo", um "caminho de transformação", descrevendo suas etapas até o estado de prontificação e a necessária base emocional para a manifestação da Visão Intuitiva, ou como dizemos no paradigma, a Retomada da Perene Consciência Amorosa Integrativa...


Krishnamurti: Estávamos discutindo o que significa para o cérebro não ter movimento. Quando um ser humano ESTEVE SEGUINDO O CAMINHO DA TRANSFORMAÇÃO, e PASSOU por TUDO isso, e esse SENTIDO DE VAZIO, SILÊNCIO E ENERGIA, ele ABANDONOU QUASE TUDO e CHEGOU AO PONTO, à BASE. Como, então, essa VISÃO INTUITIVA afeta a sua vida diária? Qual é o seu relacionamento com a sociedade? Como ele age em relação à guerra, e ao mundo todo — um mundo em que está realmente vivendo e lutando na escuridão? Qual a sua ação? Eu diria, como concordamos no outro dia, que ele é o não-movimento.

David Bohn: Sim, dissemos que a base era movimento SEM DIVISÃO.

K: Sem divisão. Sim, correto. (Capítulo 8 do livro, A ELIMINAÇÃO DO TEMPO PSICOLÓGICO)


A IMPORTÂNCIA DA RENDIÇÃO DIANTE DA MENTE ADQUIRIDA
Até praticar a rendição, a dimensão espiritual de você é algo sobre o que você lê, de que fala, com que fica entusiasmado, tema para escrita de livros, motivo de pensamento, algo em que acredita... ou não, seja qual for o caso. Não faz diferença. Só quando você se render é que a dimensão espiritual se tornará uma realidade viva na sua vida. Quando o fizer, a energia que você emana e que então governa a sua vida é de uma frequência vibratória muito superior à da energia mental que ainda comanda o nosso mundo. Através da rendição, a energia espiritual entra neste mundo. Não gera sofrimento para você, para os outros seres humanos, nem para qualquer forma de vida no planeta. (Eckhart Tolle em , A Prática do Poder do Agora, pág. 118)


O IMPOPULAR DRAMA OUTSIDER — O encontro direto com a Verdade absoluta parece, então, impossível para uma consciência humana comum, não mística. Não podemos conhecer a realidade ou mesmo provar a existência do mais simples objeto, embora isto seja uma limitação que poucas pessoas compreendem realmente e que muitas até negariam. Mas há entre os seres humanos um tipo de personalidade que, esta sim, compreende essa limitação e que não consegue se contentar com as falsas realidades que nutrem o universo das pessoas comuns. Parece que essas pessoas sentem a necessidade de forjar por si mesmas uma imagem de "alguma coisa" ou do "nada" que se encontra no outro lado de suas linhas telegráficas: uma certa "concepção do ser" e uma certa teoria do "conhecimento". Elas são ATORMENTADAS pelo Incognoscível, queimam de desejo de conhecer o princípio primeiro, almejam agarrar aquilo que se esconde atrás do sombrio espetáculo das coisas. Quando alguém possui esse temperamento, é ávido de conhecer a realidade e deve satisfazer essa fome da melhor forma possível, enganando-a, sem contudo jamais poder saciá-la. — Evelyn Underhill