Compreender — que é isto?
Não é apenas inteligir, entender, pensar, analisar.
É "com-preender" — prender totalmente.
Compreender é uma tremenda experiência — mortal e vital ao mesmo tempo.
É um misterioso morrer e nascer.
É um sofrimento redentor — porque morrer e nascer são sofrimento.
Sofrimento rumo a uma vida maior...
Ninguém compreende algo de grande sem passar por um grande sofrimento — por um morrer e por um nascer.
Quem não é crucificado, morto e sepultado não pode ressuscitar para uma páscoa de compreensão.
Quantas vezes defrontamos com esse tenebroso enigma: queremos fazer alguém compreender uma grande verdade, e não o conseguimos; essa verdade o poderia preservar de uma tragédia existencial — mas ele não nos compreende...
Por que não?
Porque ainda não sofreu devidamente as dores de parto — e por isto não pode dar à luz a prole da Verdade redentora. Falta-lhe ainda um fator preliminar — quiçá um grande terremoto, uma tempestade, um incêndio de Pentecostes. E ninguém lhe pode dar esse abalo redentor; terá de vir de dentro dele mesmo...
Para que o homem possa ver as estrelas do céu, tem de descer primeiro às profundezas do inferno, de um inferno de sofrimento, aceito e compreendido...
Só pelo terrível contraste das trevas é que o homem enxergará a luz.
Tudo quanto o egoísmo creou de terrífico sobre a face da terra — guerras, devastação, tragédia, miséria, angústias, morte — por tudo isto tem de o homem passar antes que o filho pródigo amadureça para a grande eclosão do reino de Deus.
Na verdade, o homem só aceita aquilo que ele mesmo sofre e experimenta nas mais profundas profundezas do seu ser; ninguém se converte com bons conselhos de amigos; só o trágico dilema de ser ou não-ser o fará mudar de rumo.
É a crise redentora...
O homem só compreende realmente aquilo que ele mesmo sofreu em angústias mortíferas e salutíferas...
Quando me encontro com um homem assim, redimido pelo sofrimento aceito e compreendido, sinto que estou diante de um novo mundo, de inaudita grandeza e formosura. E não tenho a menor vontade de falar, de analisar, de pensar — só tenho vontade de calar, admirar, gozar, adorar... Vontade de ser deliciosamente...
Um homem assim é um redentor. O seu silencioso ser é muito mais poderoso que todo ruidoso dizer ou fazer de outros. Ninguém se converte por causa de belas palavras, ou elevados pensamentos — só se converte aquele que entrou no campo imantado de um homem divinizado por uma compreensão da Verdade libertadora.
Ao Tabor — só através do Getsêmane e do Gólgota...
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