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sábado, 13 de junho de 2020

Não espere por salvação vinda do exterior


Fortemente sentimos ter chegado o tempo em que cada indivíduo precisa mudar drasticamente, isto é, separar-se integralmente de tudo que colheu do passado, dado o fato de haver compreendido. Em você, ainda não ocorreu um suficiente despedaçamento, um corte radicalmente relativo ao passado, e um tal decepar somente se produz, quando você realmente estiver ansioso de achar algo que lhe dê uma satisfação perdurável, entendimento, consolação para substituir aquilo que de você for retirado.

Sem esse corte absoluto relativamente ao passado, você jamais chegará a criar coisa alguma, quer em si mesmo, quer na sociedade. O elemento mais essencial para o entendimento, vem a ser a destruição de todas as barreiras criadas com aquilo que se apresenta no presente, mas você quer continuar pelo mesmo velho caminho, ter seus Mestres, seus Gurus, seus ritos, cerimônias e conciliar tudo isso, com aquilo que se apresenta à você.

De maneira alguma lhe é possível, viver ao mesmo tempo com o passado e com o futuro. Você pode se dizer fraco, e por isso necessitar de apoio de alguém que lhe encoraje. Porém, isto não constitui real encorajamento. Se você confiar em terceiros para a sua felicidade e crescimento, se tornará ainda mais fraco, em vez de se fortificar. Portanto, não espere por salvação vinda do exterior, seja de que forma for, pois do contrário, você somente adotará novos convencionalismos, no lugar dos antigos.

O que necessitamos, é criar homens fortes, que se achem seguros de sua salvação, certos quanto ao seu propósito e que não busquem o conforto, ou as autoridades exteriores, o encorajamento de terceiros. O estar assim concentrado, exige uma contínua observação. Estar desprevenido e não pensar claramente, é o maior infortúnio que possivelmente pode lhe atingir. O não estar percebido determina a busca de conforto. Você tem que pensar constantemente em seu propósito de vida, não artificialmente, porém, entenda cheio de equilíbrio e autovigilância.

De nada serve todos os seus estudos, se ao mesmo tempo, em si mesmo, não existir a vida genuinamente nascida do claro entendimento. Não nos preocupamos com a invenção de teorias, de novas filosofias, de novos sistemas ou combinações destas coisas, mas sim, integralmente com ideias, pensamentos e sentimentos que possam ser vividos, que devem ser vividos. Achamos aquilo que, para nós, é absoluta certeza, aquilo que é a Realidade Absoluta — não a relativa, porém, Absoluta.

Portanto, queremos demonstrar que as ideias por nós encontradas, podem ser vividas por todos, e precisam ser vividas por todos. Elas não são para os especialmente privilegiados. A perfeição não é uma excentricidade, porém, uma coisa natural. Trata-se do resultado do constante esforço e observação, apercebimento, auto recolhimento. Resulta de contínuo focalização dos esforços na direção dessa Realidade, a qual não pode ser afetada por nenhuma circunstância exterior, por nenhuma autoridade externa, por qualquer influência, tristezas ou prazeres externos. Se você concorda com isto que falamos, deveria se esforçar para se desembaraçar de todas as dependências externas.

Aquilo que atingimos, precisa ser atingido por você. Não é privilégio de uns poucos, é a flor de toda a humanidade, do mundo dos mortais. Assim como cada qual no mundo é colhido pela roda do tempo e espaço, do sofrimento e tristeza, da dor e prazer, desejamos que você se retire dessa roda, a roda do que é transitório, do que não é essencial, do irreal, do ilusório, e mediante este retirar, estabelecer por si mesmo, uma certeza absoluta, a qual não possa ser contestada.

Você tem buscado há anos e, apesar disso, ainda não pode sustentar com segurança sua opinião, seja contra quem for. Você está incerto, não sabe se o que dizemos é real ou irreal. Você não poderá se manter firme perante os outros, sem estremecer, enquanto não conquistar essa certeza, enquanto não sentir que obteve sucesso, enquanto não sentir que obteve êxito, enquanto não souber que o que dizemos é realidade, e em virtude de ter se fortificado.

Não buscamos por pessoas que meramente concordem com aquilo que dizemos. Porém, se você concorda, então deve fazê-lo tão integralmente, se opondo a tudo o mais, sendo uma chama que destrua tudo o mais. Você tem que ser ou uma coisa ou outra, não pode permanecer neutro. Se você for essa chama, então seu ser inteiro, seu semblante, sua atitude, seu afeto, seus pensamentos, seu ambiente físico, tudo em você, deverá ser a expressão deste fato. Porém, se você não concorda, esqueça isto, e seja contrário, com tanta violência como seria a favor. É assim que entendemos as coisas, porque o caminho que você vem trilhando, não produziu e não produz coisa alguma.

Até que ponto você tem modificado a gente do exterior, até que ponto tem alterado as suas próprias circunstâncias, a sua própria vida? Sua concordância com o que dizemos, não produziu nenhuma mudança e, portanto, na realidade, você não concorda. Você, como as pessoas ordinárias, se acha amedrontado, é fraco, tão medroso quanto às superstições, autoridades, convencionalismo, como os de fora. Sua concordância não produziu homens fortes, gente indiferente a tudo, porém, segura de sua própria força.

Você não pode ter ambas as coisas, não pode cultuar uma imagem e, ao mesmo tempo, falar de liberdade. Não pode adorar quadros, e a despeito disso, falar da realidade. Não pode ser escravo e, ao mesmo tempo, falar da autonomia psicológica que vem da certeza interna, do verdadeiro entendimento que nasce da observação.

Você não pode estar filiado a sistemas e, ao mesmo tempo, falar da verdade de toda a vida. Você deve ser uma coisa ou outra, deve ser quente ou frio. Se for quente, então precisa incinerar todas as coisas externas, destruir todas as ervas daninhas, as superstições, os medos, os deuses, as irrealidades, as coisas não essenciais da vida. Se você for frio, então, deixe de lado o que estamos lhe dizendo, e seja egoísta, estreito e temeroso.  Por favor, não alimente medos a este respeito, e certifique-se de uma coisa ou de outra. Não há vantagem em a todo o instante, estar se esforçando para alcançar uma coisa e, depois de a ter obtido, deturpá-la para adaptar à outra. Você não pode torcer, não pode conciliar as duas, a antiga e a nova. Por esse meio, você só criará maiores tristezas, desentendimentos e lutas.

Não estamos nos esforçando para lhe estimular à uma coisa ou à outra. Não nos importamos que você concorde conosco ou não, visto que oportunamente, você concordará. Se não for agora, o fará dentro de uma centena de milhões de anos, pois falamos daquilo que é a Flor da Vida, a fragrância, a formosura de toda a humanidade.

Você não pode, ao mesmo tempo, pertencer à luz e às trevas, à certeza e à incerteza, ao essencial e ao não-essencial. Se os seus pensamentos, emoções e ideias, pertencerem ao domínio do transitório, então você jamais encontrará aquilo do estamos lhe falando. Para você descobrir se tais coisas são as sementes que produzirão a Flor do Eterno, você tem que passar por um processo de eliminação, de completo desapego de todas as coisas que tiver adquirido, visto que suas ideias não têm suas raízes no Eterno, porque você ainda não descobriu aquilo que é Eterno. Uma vez que você o tenha descoberto, seu ideal naturalmente tomará a forma dessa imortalidade, dessa certeza da qual falamos.

Falamos a respeito dessa Vida que é a vida de todos, mutante e imutável, constante e variável, à qual tem de chegar todo ser humano, todas as vidas individuais no mundo, pois que a imperfeição cria a individualidade; e a perfeição que é Vida, que é Verdade — Absoluta, não a relativa, não a condicionada — você tem que verificar que não existe caminho para ela. Não pode haver estradas para ela — pois a Verdade não tem caminhos. O oceano recebe todos os rios. Um rio pode atravessar um país, outro rio pode passar por outro, experimentando diferentes climas nutrindo diversas árvores, diferentes raças, diversos tipos de pessoas, ou correr através das areias desertas: e, contudo, todos eles vão para o mesmo mar. A Verdade é semelhante ao Oceano, sem caminhos e sem rotas fixas.

A vida é livre, incondicionada, ilimitável e, para atingi-la, é preciso não trilhar qualquer caminho que seja limitado e restrito. Pois a Verdade é o Todo, e não a parte. Você não pode chegar à Verdade com a mente não depurada, apenas parcialmente evoluída, e com emoções semi evoluídas, visto que a Verdade é a harmonia e o equilíbrio perfeito da mente e do coração, que é a Vida. Todo homem e mulher, toda a coisa na vida está buscando, esmiuçando, lutando, na tristeza, na dor e no êxtase, por essa liberdade que não pode ser perturbada, a qual é perfeição, o preenchimento de toda a vida.

Você necessita ser livre, não pertencente a nenhum Deus, religião ou crença. Não se incline diante de nenhuma autoridade, passada ou presente, pois toda autoridade é improdutiva. Se a sua mente e o seu coração, estiverem estrangulados pelo culto, pela prece, pelo medo, pela incerteza, então suas ideias não poderão ter sua raiz no Eterno, nessa imortalidade que é perfeição. Portanto, afaste-se de todas essas coisas, pois sendo escravo de todas essas coisas, você vive à sua sombra; e como você poderá entender a luz do sol?

Ninguém pode levá-lo para o sol, a não ser que você o faça por si mesmo. É bem infantil falar em salvação por intermédio de terceiros, pois ninguém pode salvá-lo. Você mesmo tem que fazer o formidável esforço para sair da sombra. Se você permanecer nela, então diga: “Nas trevas me agito e nelas sinto prazer”. Você tem pleno direito a isso. Porém, se você quiser gozar da luz, da sua claridade, pureza e serenidade, então você tem que sair da treva.

Krishnamurti, 1929
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"Quando você compreende, quando chega a saber,
então traz toda a beleza do passado de volta
e dá a esse passado o renascimento, renova-o,
de forma que todos os que o conheceram
possam estar de novo sobre a terra
e viajar por aqui, e ajudar as pessoas." (Tilopa)



"Nos momentos tranqüilos da meditação, a vontade de DEUS pode tornar-se evidente para nós. Acalmar a mente, através da meditação, traz uma paz interior que nos põe em contato com DEUS dentro de nós. Uma premissa básica da meditação, é que é difícil, senão impossível, alcançar um contato consciente, à não ser que a mente esteja sossegada. Para que haja um progresso, a comum sucessão ininterrupta de pensamentos tem de parar. Por isso, a nossa prática preliminar será sossegar a mente e deixar os pensamentos que brotam morrerem de morte natural. Deixamos nossos pensamentos para trás, à medida que a meditação do Décimo Primeiro Passo se torna uma realidade para nós. O equilíbrio emocional é um dos primeiros resultados da meditação, e a nossa experiência confirma isso." (11º Passo de NA)


"O Eu Superior pode usar algum evento, alguma pessoa ou algum livro como seu mensageiro. Pode fazer qualquer circunstância nova agir da mesma forma, mas o indivíduo deve ter a capacidade de reconhecer o que está acontecendo e ter a disposição para receber a mensagem". (Paul Brunton)



Observe Krishnamurti, em conversa com David Bohn, apontando para um "processo", um "caminho de transformação", descrevendo suas etapas até o estado de prontificação e a necessária base emocional para a manifestação da Visão Intuitiva, ou como dizemos no paradigma, a Retomada da Perene Consciência Amorosa Integrativa...


Krishnamurti: Estávamos discutindo o que significa para o cérebro não ter movimento. Quando um ser humano ESTEVE SEGUINDO O CAMINHO DA TRANSFORMAÇÃO, e PASSOU por TUDO isso, e esse SENTIDO DE VAZIO, SILÊNCIO E ENERGIA, ele ABANDONOU QUASE TUDO e CHEGOU AO PONTO, à BASE. Como, então, essa VISÃO INTUITIVA afeta a sua vida diária? Qual é o seu relacionamento com a sociedade? Como ele age em relação à guerra, e ao mundo todo — um mundo em que está realmente vivendo e lutando na escuridão? Qual a sua ação? Eu diria, como concordamos no outro dia, que ele é o não-movimento.

David Bohn: Sim, dissemos que a base era movimento SEM DIVISÃO.

K: Sem divisão. Sim, correto. (Capítulo 8 do livro, A ELIMINAÇÃO DO TEMPO PSICOLÓGICO)


A IMPORTÂNCIA DA RENDIÇÃO DIANTE DA MENTE ADQUIRIDA
Até praticar a rendição, a dimensão espiritual de você é algo sobre o que você lê, de que fala, com que fica entusiasmado, tema para escrita de livros, motivo de pensamento, algo em que acredita... ou não, seja qual for o caso. Não faz diferença. Só quando você se render é que a dimensão espiritual se tornará uma realidade viva na sua vida. Quando o fizer, a energia que você emana e que então governa a sua vida é de uma frequência vibratória muito superior à da energia mental que ainda comanda o nosso mundo. Através da rendição, a energia espiritual entra neste mundo. Não gera sofrimento para você, para os outros seres humanos, nem para qualquer forma de vida no planeta. (Eckhart Tolle em , A Prática do Poder do Agora, pág. 118)


O IMPOPULAR DRAMA OUTSIDER — O encontro direto com a Verdade absoluta parece, então, impossível para uma consciência humana comum, não mística. Não podemos conhecer a realidade ou mesmo provar a existência do mais simples objeto, embora isto seja uma limitação que poucas pessoas compreendem realmente e que muitas até negariam. Mas há entre os seres humanos um tipo de personalidade que, esta sim, compreende essa limitação e que não consegue se contentar com as falsas realidades que nutrem o universo das pessoas comuns. Parece que essas pessoas sentem a necessidade de forjar por si mesmas uma imagem de "alguma coisa" ou do "nada" que se encontra no outro lado de suas linhas telegráficas: uma certa "concepção do ser" e uma certa teoria do "conhecimento". Elas são ATORMENTADAS pelo Incognoscível, queimam de desejo de conhecer o princípio primeiro, almejam agarrar aquilo que se esconde atrás do sombrio espetáculo das coisas. Quando alguém possui esse temperamento, é ávido de conhecer a realidade e deve satisfazer essa fome da melhor forma possível, enganando-a, sem contudo jamais poder saciá-la. — Evelyn Underhill