Se você se sente grato por este conteúdo e quiser materializar essa gratidão, em vista de manter a continuidade do mesmo, apoie-nos: https://apoia.se/outsider - informações: outsider44@outlook.com - Visite> Blog: https://observacaopassiva.blogspot.com

sexta-feira, 15 de junho de 2012

Algumas descondicionantes observações de Osho

Nota de um poeta Outsider: O texto abaixo, pode lhe parecer longo; no entanto, se em você existir aquela qualidade essêncial para a descoberta de si mesmo, que é a capacidade de honestidade emocional, com certeza, não será muito difícil de perceber que, perto dos seus longos anos de inconfessáveis sofrimentos causados por um modo de vida pautado na imitação e em segredos e mentiras, o tamanho deste texto, mais se parece como um pequenino grão de areia. Não tenha pressa de lê-lo; não passe os olhos apenas por cima destas letras; ouse mergulhar nas entrelinhas e deixar o conteúdo, ali encontrado, em seu interior, reverberar... Depois, passe na sala on-line, e conte-nos a alegria da transformação ocorrida. 
Um fraterabraço e um beijo em seu coração!
 * * *
"Por quanto tempo você vai deixar a sua energia dormir? Por quanto tempo você vai continuar esquecido da imensidade de si mesmo? Não perca tempo em conflito; Não perca tempo em dúvida - o tempo nunca pode ser recuperado e se você perder uma oportunidade pode levar muitas vidas até que outra apareça em seu caminho"
* * *
"Meditação é o maior dos perigos para os psicólogos. Eles precisam insistir que nada há além da mente, porque se houver algo além da mente, todo o negócio deles pode cair por terra."
* * *
"Não há nenhum caminho, nenhum lugar para se ir, nenhum conselheiro, nenhum professor, nenhum mestre. Parece difícil, parece áspero, mas estou fazendo isso porque amo vocês e as pessoas que não fizeram isso, não amaram vocês de jeito algum. Eles amaram a eles mesmos e amaram ter uma grande multidão ao redor deles – quanto maior a multidão, mais eles se sentiam nutridos em seus egos. Eis porque chamei à própria iluminação de o último jogo. Quanto mais cedo você abandoná-lo, melhor. Porque não apenas simplesmente ser? Porque desnecessariamente correr pra cá e pra lá? Você é o que a existência quer que você seja. Então relaxe."
* * *
"Existem rebeldes que estão tentando mudar formas sociais, sociedades, comunismos, socialismo, anarquismo. Esses são rebeldes comuns e existem Budas que transmutaram seus próprios seres, que encontraram sua própria fonte de vida e ao encontrá-la, transcenderam tudo o que parece tão importante para as outras pessoas. Toda essa tolice de ser hindu, mulçumano ou cristão se torna muito infantil. Um Buda, simplesmente pode rir da estupidez humana; sua risada o torna muita mais rebelde do que seus supostos grandes rebeldes."
* * *
"A mente é, basicamente, o princípio da loucura.Se você entra demais dentro dela, ela acaba levando-o à loucura."
* * *
"A vida não é uma filosofia, não é um problema; é um mistério. Você tem que vivê-la, não de acordo a certo de padrão de conduta, não de acordo a um condicionamento, não de acordo com o que te contaram sobre ela. Você tem que começar novamente, desde o zero."
* * *
"A educação que prevaleceu no passado é muito insuficiente, incompleta e superficial. Ela somente produz pessoas capazes de ganhar sua subsistência, mas ela não fornece nenhum "insight" no simples viver. E não é somente incompleta, ela é também prejudicial porque é baseada na competição. Qualquer tipo de competição é, bem no fundo, violenta e cria pessoas desamorosas. Todo o esforço delas é alcançar nome, fama e todos os tipos de ambição. Obviamente elas têm que lutar e entrar em conflito. Isso destrói sua alegria e sua amizade... Mas essa educação insignificante predomina em todo o mundo... Neste sentido, quase todo mundo é analfabeto, mesmo aqueles que têm grandes diplomas são analfabetos nas grandes áreas da vida."
* * *
"Um homem que ama a vida não dará nenhuma importância aos templos, às mesquitas, às igrejas - a vida é suficiente. Aquele que tenha conhecido a vida nas suas profundezas e nas suas alturas não se importará, de maneira alguma, se Deus existe ou não, porque já conhece algo mais real, algo mais verdadeiro do que nenhum Deus jamais foi. Todos os deuses são hipotéticos - só a vida é o Deus verdadeiro... Naturalmente, os sacerdotes estão preocupados - você não deveria se envolver demais com os mistérios da vida, porque se você está demasiadamente envolvido com os mistérios da vida, quem vai ser cristão, hindu, ou maometano, ou budista? Quem vai cultuar deuses mortos, ou santos mortos? Quem vai ouvir sacerdotes? Aquele que ouviu a própria canção da vida, aquele que viveu intensamente, totalmente a própria música da vida, que dançou essa música, não vai estar preocupado com sistemas de crenças - ele não tem necessidade."
* * *
"Por que você escolhe a escravidão, quando a liberdade está disponível? Por que você escolhe a gaiola, quando as portas estão abertas e o céu inteiro pertence a você? A resposta não é difícil de encontrar. A gaiola tem segurança; ela protege você da chuva, do sol, do vento forte, dos seus inimigos. Ela protege você da vastidão na qual a gente pode se perder. Ela lhe dá um abrigo; ela é seu lar aconchegante. E você não tem nenhuma responsabilidade de se preocupar com sua comida, de se preocupar com a estação das chuvas, de se preocupar se amanhã você será capaz de encontrar alimento ou não. A liberdade traz tremendas responsabilidades. A escravidão é uma barganha: você dá a sua liberdade e outra pessoa começa a ser responsável pela sua vida, pela sua proteção, pela sua comida, pelo seu abrigo; por tudo que você precisa. Tudo o que você perde é a sua liberdade, tudo o que você perde são as suas asas, tudo o que você perde é o céu estrelado. Mas isso era sua alma. Numa gaiola, a salvo e seguro, você está morto; você escolheu uma vida sem risco, sem perigo. É por isso que você continua voltando para a sua gaiola, embora a profundeza de sua alma esteja insatisfeita na escravidão. Sua alma gostaria de arriscar tudo e de ter a liberdade de ir até os confins do céu. Ela anseia voar através do sol até as estrelas mais distantes; mas você irrevogavelmente decide ser um hípócrita. Isso é o que quase todos, no mundo inteiro, têm decidido. Você começa a cantar canções de liberdade dentro da sua gaiola. Embora as portas estejam abertas e o céu disponível, você se decide por uma vida de hipocresia. Você tem todas as comodidades, as garantias e a segurança da gaiola; e você tem todas as alegrias da liberdade na sua canção, na sua poesia, na sua pintura, na sua música. É por isso que você continua gritando: "Liberdade, liberdade!" Você está simplesmente iludindo a si mesmo. O novo homem não será um hipócrita. O velho homem foi basicamente ensinado a ser um hipócrita; quanto mais hipócrita ele fosse, mais honrado, mais era recompensado, mais era respeitado, porque ele tinha-se ajustado à sociedade: você me respeita e eu serei um escravo. Eu estarei à sua disposição - você apenas continue a me dar prêmios Nobel. Mas você não deve fazer parte desse mundo velho e hipócrita. Eu quero que você saia fora de toda a segurança, de toda a comodidade, toda a proteção. Faça do céu inteiro sua casa; seja um errante, um peregrino, para conhecer todos os mistérios e todos os segredos da vida. E não deixe sua vida ser um fenômeno sério e miserável, deixe-a ser uma alegre risada, uma brincadeira. Para mim, a autêntica religiosidade significa uma inocência de criança, um divertimento, uma sincera capacidade de rir. Então cada momento se torna tão preciso que você não cantará a canção da liberdade, você a viverá. Você não falará sobre a verdade, você a conhecerá... Você não cultuará Deus, você o encontrará onde quer que a vida esteja... em toda a existência."
* * *
"Desde o primeiro dia de vida, as pessoas estão sendo treinadas para serem leais ao sistema de crenças em que nasceram. Isso é conveniente para os sacerdotes, para explorarem você; isso é conveniente para os maridos explorarem as esposas, para os pais explorarem os filhos, para os professores explorarem os alunos. Para todos os interesses estabelecidos, a lealdade é simplesmente uma necessidade, mas ela reduz a humanidade inteira a um estado de retardamento mental. Ela não permite o questionamento, ela não permite a dúvida, ela não permite a você ser inteligente; e um homem que não é capaz de duvidar, de questionar, de dizer "não" quando ele sente que a coisa está errada, caiu abaixo da humanidade; ele se tornou um animal sub-humano.
* * *
(...) Viva a sua vida de acordo com o seu próprio coração, seguindo suas batidas, penetrando no desconhecido, como uma águia que voa através do sol, em completa liberdade, sem conhecer limites. Mas isso não lhe é ordenado, isso é sua própria alegria. Isso é o exercício de sua própria espiritualidade. Este é um enfoque totalmente diferente. Mas esse é o caminho do novo homem, e o novo homem é a única esperança para o futuro."
* * *
"O homem tem sido perturbado. Todos, de seus pais a seus professores, a escola, a faculdade, a universidade, sua religião, seus pregadores, seus vizinhos, todos estão tentando fazer de você uma outra pessoa, alguém que você não pode ser. Você pode somente se tornar você mesmo, e se não o fizer, se tornará apenas um idiota... As pessoas que estão no poder, as pessoas que são eruditas, e isso é outro tipo de poder, as pessoas que são ricas, e isso é outro tipo de poder, nenhuma delas gostaria que cada um fosse centrado em si mesmo. Porque um homem centrado em si mesmo não pode ser explorado, não pode ser escravizado, não pode ser humilhado, não pode ser forçado a desenvolver um sentimento de culpa cancerígeno. Essas são as razões pelas quais à humanidade não foi permitido crescer... Condene o homem que estiver tentando levantar-se sobre os próprios pés, e aprecie o homem que for apenas um imitador. Naturalmente, sua semente interior, sua potencialidade, jamais terá uma chance de crescer."
* * * 
"O sistema educacional deveria ensinar-lhe a arte de viver, deveria ensinar-lhe a arte de amar, deveria ensinar-lhe a arte de meditar, deveria finalmente ensinar-lhe a arte de morrer gloriosamente. O seu sistema de educação não é educacional. Ele cria apenas balconistas, chefes de estação, carteiros, soldados, e você chama isso de educação. Você foi iludido, mas a fraude é tão antiga que você a esqueceu completamente. E você continua na mesma rotina."
* * *
"O condicionamento dos pais é a maior escravidão do mundo. Deve ser completamente erradicado, somente então, e pela primeira vez, o homem poderá ser realmente livre, verdadeiramente livre, autenticamente livre, porque a criança é o pai do homem. Se a criança é educada de maneira errada, a humanidade inteira fica lesada. A criança é a semente: se a própria semente é envenenada e corrompida por pessoas bem-intencionadas, por pessoas de boa-vontade, então não há qualquer esperança de se ter um ser humano livre e singular , então esse sonhos jamais podoerá ser realizado."
* * *
"Eu não posso dar a você o meu entendimento. Eu posso falar acerca dele, mas não posso dá-lo a você. Você terá que encontrá-lo. Você terá que entrar na vida. Você terá que errar; você terá que falhar; vocÊ terá que passar por muitas frustrações. Mas somente através das falhas, dos erros, das frustrações, somente através do encontro real do viver, você chegará à meditação. Este é o motivo pelo qual eu digo que meditação é um crescimento."
* * *
"A meditação não é um método, mas um processo; meditação não é uma técnica, mas um entendimento. Não pode ser ensinada; pode apenas ser indicada. Você não pode ser informado sobre ela, porque nenhuma informação é realmente informação. Ela é do externo e a meditação surge das suas próprias profundezas interiores. Procure, seja um buscador e não um discípulo. Então você não estará apenas aprendendo palavras. O aprendizado espiritual não pode vir de palavras, mas dos vazios, dos silêncios que estão sempre cercando você. Eles estão lá, até mesmo na multidão, no mercado, no bazar. Busque os silêncios, busque os vazios internos e externos e um dia você descobrirá que está em meditação. Continue a tatear e não tenha receio do fracasso. Admita as falhas, mas não repita as mesmas falhas. Uma vez é tudo; é o bastante. A pessoa que continua a errar em busca da verdade é sempre perdoada. É uma promessa das próprias profundezas da existência."
* * *
"O novo rebelde não irá se conformar com o sistema e os seus interesses. Ele está completamete despreocupado em relação à sua respeitabilidade, reputação, honra, adoração; ele não necessita dessas coisas. As pessoas que estão vazias por dentro é que necessitam todos esses adornos. O novo rebelde é um ser iluminado - ele está realizado e profundamente satisfeito. Ele se mantém à parte e só, com uma clareza sobre tudo. Ele falará, e se isso for contra a sociedade, contra a herança, contra a antiga tradição, contra as escrituras, não importa. Para o novo rebelde, a verdade é a única religião. Ele está pronto para ser condenado em nome da verdade; ele está disposto a ser cruxificado em nome da verdade. O novo rebelde é um indivíduo absolutamente livre de todos os grilhões da multidão - mesmo que esses grilhões sejam de ouro. Ele é tão livre como um pássaro a voar. Ele não aceitará nenhuma gaiola, por mais preciosa que seja. A verdade é a sua religião, a liberdade é o seu caminho. E ser ele mesmo, totalmente ele mesmo, é o seu objetivo."
* * *
"Por todo o mundo morrem pessoas que jamais viveram - uma tal impossibilidade! Mas isso acontece todos os dias. E muitos reconheceram isso no momento da morte e disseram: "É estranho, pela primeira vez me dou conta de que perdi a vida." Se você vive, para que vive? Para amar, desfrutar, ser extático - senão, por que viver?"
* * * 

"Toda a minha abordagem é para entregar você de volta a si mesmo. Você foi roubado, encoberto, condicionado de todas as formas possíveis. Eles fecharam todas as portas que o levam a você mesmo. Todo o meu trabalho é simplesmente criar portas e janelas em você e se eu puder remover todas as paredes e torná-lo simplesmente um céu aberto, então você saberá o que é religião."
* * *
"A primeira coisa é ser você mesmo. A segunda é saber quem você é. Assim, permaneça você mesmo.
Permaneça natural. Tente ficar mais e mais conciente do que é esta corrente de vida que circula dentro de você. Quem está palpitando em seu coração? Quem está atrás da sua respiração?"
* * *
"O ser é aquilo com o qual você nasceu. O ego é aquilo que você acumulou. O ego é sua aquisição. Ser é uma dádiva da existência para você. Você nada fez para ganhá-lo, você não o conquistou; daí ninguém poderia tirá-lo de você. Isso é impossível, pois ele é sua natureza, seu próprio ser."
* * *
"Há algo de imensa importância sobre a verdade: A menos que você a encontre, ela jamais se torna a verdade para você. Se ela é verdade de uma outra pessoa e você a emprestou, nesse próprio empréstimo, ela não mais é verdadeira - tornou-se mentira."
* * *
"Ego é tudo o que você continuamente acumula através da educação, costumes, civilização, cultura, ginásios, colégios, universidades. Você segue acumulando. Ele é esforço seu, você o fez, e o fez tão grande que se esqueceu completamente de seu ser real."
* * *
"Somente você pode redimir a você mesmo, e isso acontece ao impedir os outros de restringi-lo, ao impedi-los de colocarem mais e mais pesadas correntes em você, de construírem paredes cada vez maiores à sua volta. Você é seu próprio messias, sua própria salvação."
* * *
"Não acredito em acreditar. Isso precisa ser compreendido primeiro. Ninguém me pergunta: "Você acredita numa rosa?" Não há necessidade. Você pode ver; a rosa está aí ou não. Somente ficções, e não fatos, precisam que acreditemos nelas. A crença é confortável e conveniente; ela embota. Ela é uma espécie de droga; torna-o um zumbi. Um zumbi pode ser cristão, hindu, muçulmano - mas todos eles são zumbis com diferentes rótulos. E às vezes eles ficam enjoados de um rótulo, então o mudam: o hindu se torna cristão, o cristão se torna hindu - um novo e diferente rótulo, porém, por trás do rótulo, o mesmo sistema de crença. Destrua suas crenças. Certamente isso será desconfortável, inconveniente, mas não se alcança nada valioso sem inconveniências."
* * * 

"Qualquer um que viva de acordo com uma regra está destruindo a si mesmo, envenenando-se, pois a regra foi encontrada por alguém que não era você, alguém que você nunca será, em alguma época e algum espaço que não são a sua época e espaço. É muito perigoso seguir essa regra. Você tirará sua vida de seu centro, de sua base - você irá se deformar. Ao tentar se moldar, você somente deformará a si mesmo, desfigurará a si mesmo."
* * *
"Somente cegos acreditam na luz. Aqueles que têm olhos não acreditam na luz, eles simplesmente vêem. Não quero que você acredite em coisa alguma. Quero que você tenha olhos, e quando pode tê-los, por que se satisfazer com uma crença e permanecer cego? E você não é cego. Talvez esteja apenas mantendo seus olhos fechados. Talvez ninguém lhe disse que você pode abri-los."
* * *
"É tão barato se tornar culto! Escrituras, bibliotecas e universidades estão aí; é tão fácil se tornar culto! E quando você se torna culto você fica num espaço muito sensível, pois o ego gostaria de acreditar que aquele é seu conhecimento - não somente instrução, mas sua sabedoria. O ego gostaria de transformar conhecimento em sabedoria. Você começará a acreditar que sabe. Você nada sabe, apenas conhece livros e o que está escrito neles. Talvez esses livros foram escritos por pessoas como você. Noventa e nove por cento dos livros foram escritos por outras pessoas livrescas. Na verdade, se você ler dez livros, sua mente se tornará tão repleta de lixo que você desejará despejá-lo no décimo-primeiro livro. O que mais você vai fazer com isso? Você precisa descarregar."
* * *
"A sociedade tudo lhe dará se você der a sua liberdade. Ela lhe dará respeitabilidade, grandes postos na hierarquia, na burocracia - mas você precisa abandonar uma coisa: sua liberdade, sua individualidade. Você precisa se tornar um número na multidão. A multidão odeia a pessoa que não é parte dela. A multidão fica muito tensa percebendo um estranho entre ela, pois o estranho se torna um ponto de interrogação."
* * *
"A vida necessita de transformação, e transformação é um grande trabalho sobre você mesmo. Não se trata de um jogo infantil: "Simplesmente acredite em Jesus Cristo, continue a ler repetidamente a Bíblia e será salvo". Salvo do quê? Salvo da tranformação!"
* * *
"O tédio é uma das coisas mais importantes na vida humana. Somente o homem é capaz de tédio; nenhum outro animal é capaz de ficar entediado. O tédio existe somente quando a mente começa a chegar cada vez mais e mais perto da iluminação. O tédio é simplesmente o pólo oposto da iluminação. Os animais não podem tornar-se iluminados, por isso eles não podem tornar-se entediados tampouco.
* * *
O tédio simplesmente mostra que você está se tornando ciente da futilidade da vida, da constante roda repetitiva. Você já fez todas aquelas coisas antes – nada acontece. Você esteve dentro de todas aquelas viagens antes – não deu em nada. O tédio é a primeira indicação de que uma grande compreensão está surgindo em você, sobre a futilidade, a insignificância, da vida e de seus caminhos. Ora, você pode responder ao tédio de duas maneiras. Uma é o que é feito comumente: fugir dele, o evitar, não olhar olho no olho dentro dele, não afrontá-lo. Mantenha-o às suas costas; e fuja; fuja para dentro das coisas que possam ocupá-lo, que podem tornar-se obsessões – que o mantenha tão afastado das realidades da vida, que você jamais vê o tédio surgir novamente. Eis porque as pessoas inventaram o álcool, as drogas. São meios de fugir do tédio. Mas você não pode realmente fugir; você pode somente evitar por um tempo. Nova e novamente, o tédio virá, e nova e novamente ele será cada vez mais e mais ruidoso. Você pode fugir no sexo, comendo muito, na música – em mil um uma espécies de coisas você pode fugir. Mas nova e novamente o tédio surgirá. Ele não é algo que possa ser evitado: ele faz parte do crescimento humano. Tem de ser encarado. A outra resposta é encará-lo, meditar nele, ficar com ele, ser ele. Eis o que Buda estava fazendo debaixo da árvore Bodhi – eis o que todo o povo do Zen esteve fazendo através das eras."
* * *
"Se você é mentalmente sadio, então, não há nenhum problema. Você pode andar neste mundo neurótico muito facilmente – se você for mentalmente sadio. Se você é insano, então, é um problema. Comumente, pode parecer muito difícil ser não-neurótico num mundo neurótico. É difícil de certo modo. Se você fica muito sério, é muito difícil. Se você começar a brigar com os homens insanos e começar a brigar com tudo o que eles criaram, será difícil. Mas você pode brigar somente se ainda for insano. Caso contrário, você rirá: não há nenhuma necessidade de brigar. Não há nenhuma necessidade de brigar! Você rirá! Então, você atuará. Um sábio é um ator: ele não é sério porque não há nenhuma necessidade de ser sério. Você sabe que todos ao seu redor são loucos; assim, não há nenhuma necessidade de levá-los a sério. Você pode atuar e, somente se você atuar, você pode ajudá-los. Há uma proposta de R.D.Laing de que os médicos nos asilos de loucos não deviam estar lá como médicos, mas como loucos. Isso significa que eles deveriam atuar. Então, eles seriam de mais ajudada, porque haverá mais afinidade: como médicos, eles são contra o louco. Eles deveriam ficar no asilo como loucos. Ninguém deveria saber que eles são médicos; então, eles poderiam ajudar mais. Essa proposta é absolutamente digna de ser tentada. Eu já estou trabalhando desse modo! Você deve atuar, e um homem deve ser esperto. Quando eu digo “esperto”, eu quero dizer: ele deve atuar."
* * *
"Um saniássin diz se sentir sozinho, abandonado como um camelo no deserto, depois de ter confiado na proteção de um relacionamento de algum modo mágico, esotérico, com o Mestre. Ele pergunta: "Você está fazendo algum trabalho conosco, além das palavras?" É bom que você se sinta sozinho, abandonado, porque isso significa que você tem de ir para dentro e ter conhecimento de sua própria interioridade. (…) Eu não quero lhe dar nenhuma esperança. Quero que você se torne alerta de modo que você possa acabar com os seus sofrimentos. (…) Você quer um consolo barato ou uma revolução verdadeira? Se você tem coragem, peça uma revolução. Se você é impotente, peça por consolo. Todos os impotentes, você pode encontrar nas igrejas, orando nas sinagogas, nos templos. Vá e se misture com essa multidão de camelos. Mas isso não irá ajudá-lo. Meu esforço em destruir seus consolos é para ajudá-lo. Eu não quero ser o seu guia, eu não quero ser seu salvador. Eu realmente vou matar seu ego completamente – sou um assassino. E a menos que seu ego seja completamente destruído, você não conhecerá a luz que está dentro de você, o amor que está dentro de você. Você tem um tremendo tesouro, mas ele está dentro de você. Não está nas sinagogas, não está nas igrejas, não está na Bíblia, não está no Alcorão, não está no Torah. Está em você. Assim, eu tenho que tirar tudo que o afasta de si mesmo e eu tenho de jogá-lo, repetida e repetidamente, de volta para você mesmo. Isso dói, eu sei. Mas o que eu posso fazer? Todas as operações machucam. E essa é a cirurgia mais profunda que existe. Há cirurgiões do corpo, há cirurgiões do cérebro. Minha cirurgia é mais profunda do que ambas. É cirurgia espiritual."
* * *
"A menos que você abandone a sua personalidade, você não será capaz de encontrar a sua individualidade. A individualidade é dada pela existência; a personalidade é imposta pela sociedade. Personalidade é conveniência social. A sociedade não pode tolerar a individualidade porque a individualidade não acompanhará o rebanho, como uma ovelha. A individualidade tem a natureza do leão: o leão move-se sozinho. As ovelhas estão sempre em rebanho, na esperança de que estar em grupo será aconchegante. Em meio à multidão, o indivíduo sente-se mais protegido, seguro. Se alguém atacar, na multidão há todas as possibilidades de você se salvar. Mas, e estando só? — apenas os leões andam sós. Cada um de vocês nasceu leão, mas a sociedade está sempre condicionando, programando a mente de vocês como ovelhas. Ela lhes imprime uma personalidade, uma personalidade agradável, simpática, muito conveniente, muito obediente. A sociedade quer escravos, não pessoas que sejam absolutamente dedicadas à liberdade. A sociedade quer escravos porque os interesses estabelecidos querem obediência."
* * *
Qualquer um que seja capaz de fingir com convicção, que consiga ser hipócrita, se tornará seu líder político, se tornará seu sacerdote religiosamente. Tudo que ele precisa é de hipocrisia, tudo o que ele precisa é de dissimulação, tudo que ele precisa é de uma "fachada" para se esconder por trás. Os seus políticos vivem vidas duplas, os seus sacerdotes levam vida dupla -- uma pela porta da frente, a outra pela porta dos fundos. E aquela vivida pela porta dos fundos é a vida real deles. Aqueles sorrisos pela porta da frente são pura falsidade, aquelas caras tão inocentes são puramente cultivadas. Se você quiser ver a realidade do político, precisará olhá-lo pela porta dos fundos. Deste ângulo ele aparece na sua nudez, do jeito como ele é; e para o sacerdote a coisa é assim também. Esses dois tipos de pessoas dissimuladas têm dominado a humanidade. Muito cedo eles descobriram que, se você quer dominar a humanidade, deve torná-la fraca, fazê-la sentir-se culpada, não-merecedora. Destrua a sua dignidade, tire-lhe toda a glória, humilhe-a. E encontraram maneiras tão sutis de humilhar, que eles nem aparecem "na foto"; você mesmo fica encarregado de se humilhar, de se destruir. Eles lhe ensinaram uma forma de suicídio lento. Você reconhece este homem? Com exceção dos mais inocentes e sinceros de nós, todos temos um político de tocaia em algum lugar da nossa mente. De fato, a mente é política. É da sua própria natureza planejar, montar esquemas, e tentar manipular situações e pessoas de maneira a conseguir o que quer. Nesta carta, a mente é representada pela serpente recoberta de nuvens, que "fala com uma língua bífida". O que é importante perceber, porém, a propósito desta figura, é que ambas as caras são falsas. A face cândida, inocente, do tipo "confie em mim", é uma máscara, e a face diabólica, venenosa, do tipo "vou tirar vantagem de você", também não passa de uma máscara. Políticos não têm faces verdadeiras. Seu jogo é na totalidade uma mentira. Dê uma boa examinada em si mesmo para verificar se você tem estado fazendo esse jogo. O que você vai encontrar poderá ser doloroso de ver, mas não tão doloroso quanto continuar agindo igual. No final, esse jogo não serve ao interesse de ninguém, e muito menos ao seu. O que quer que você consiga por esse caminho, irá transformar-se em pó nas suas mãos.
* * *
"Qual o problema com a lavagem cerebral? Lavem o cérebro todo dia, mantenham-no limpo... O que vocês têm no cérebro? Está perfeitamente certo vocês o lavarem. Mas as pessoas deram a isso uma conotação muito errada; essas são pessoas erradas... Todo mundo está com medo da lavagem cerebral... Eu sou absolutamente a favor dela. Há um antigo ditado que diz: "A limpeza está próxima de Deus". Agora, não existe Deus; portanto, só ficou a limpeza. A limpeza é Deus. A lavagem cerebral não é um crime - quem a fez suja? Sujar a mente dos outros é que é um crime; mas ao redor do mundo, todas as religiões e todos os líderes políticos estão usando a mente das pessoas como se ela fosse um vaso sanitário. Esses feios sujeitos condenam a lavagem cerebral; mas, ao contrário, a lavagem cerebral é uma cosia perfeitamente boa... Eu sou um lavador de cérebros... Esta é apenas uma moderna lavanderia religiosa."
* * *  
"Ninguém pode salvá-los, exceto vocês mesmos. E a independência espiritual é a única independência que merece ser chamada de independência. Todas as outras independências - política, econômica - são só medíocres, superficiais. A verdadeira e autêntica independência consiste em vocês não dependerem de ninguém para o seu crescimento interior.A verdade, a verdade viva, tem de ser descoberta por cada pessoa e por ela mesmo. Ninguém pode dar a verdade a vocês. Sim, alguém que alcançou a verdade consegue despertar uma sede em vocês, um imenso desejo por ela. Eu não posso dar a verdade a vocês, mas posso dar-lhes o desejo por ela. Eu não posso dar a verdade a vocês, mas posso mostra-lhes a Lua... por favor, não se apeguem ao dedo que está apontando para a Lua. Esse dedo vai desaparecer. Mas a Lua vai permanecer e a busca continuar."
* * *  
"O novo homem está surgindo a cada dia, está chegando a cada dia. As pessoas ainda não estão cientes da existência dele. Ele realmente já começou a surgir. O antigo está morrendo; o antigo está em seu leito de morte. Eu não lamento sua sorte e digo mesmo que é bom que ele morra, pois é a partir de sua morte que o novo se afirmará. A morte do antigo será o início do novo. O novo só pode vir quando o antigo tiver morrido completamente. Ajudem o antigo a morrer e ajudem o novo a nascer - e lembrem-se: o antigo tem toda a respeitabilidade, toda a tradição está a favor dele, enquanto o novo será um fenômeno totalmente desconhecido. O novo será tão novo que não vai ser respeitado. Todos os esforços serão feitos para destruir o novo. Pode ser que o novo não seja respeitado, mas, com o novo, está o futuro da humanidade inteira. O novo tem de ser realizado. A única coisa capaz de criar uma revolução dentro de vocês é ir além da mente, em direção ao mundo da consciência."
* * *
"Por milhares de anos você tem permanecido identificado com a mente, tem despejado muita energia nela. Ela segue girando e girando, por meses e anos. Mas se você conseguir permanecer um observador silencioso, um observador na colina, então pouco a pouco a energia, o momentum, é perdido e a mente chega a parar. No dia em que a mente parar, você chegou. A primeira visão do que é Deus e de quem é você acontece imediatamente, porque uma vez que a mente para, toda a sua energia que tinha permanecido envolvida com ela é liberada. E essa energia é tremenda, é infinita: ela começa a descer em você. É uma grande bênção, é graça." 
* * *
 "É uma alegria ver um homem que, em si mesmo, é uma revolução, porque ele cumpriu o seu destino. Ele transcendeu a massa medíocre, a multidão adormecida."
 * * *
"A inteligência nada tem a ver com a mente. Inteligência tem algo a ver com o coração. É a qualidade do coração. Intelectualidade é qualidade da cabeça. O intelectual não é necessariamente uma pessoa inteligente. E uma pessoa inteligente não é necessariamente intelectual."
 * * *
"Um poeta vem a conhecer certas coisas que são reveladas somente em um relacionamento poético com a realidade. No que se refere à esperteza mundana, o poeta é um tolo. Ele nunca se desenvolverá no mundo da riqueza e do poder. Mas, em sua pobreza, ele conhece um tipo diferente de riqueza na vida que ninguém mais conhece. O amor é possível a um poeta, Deus é possível a um poeta. Somente aquele que é inocente o bastante para desfrutar pequenas coisas da vida pode entender que Deus existe, porque Deus existe nas pequenas coisas da vida: ele existe no alimento que você ingere, na caminhada que você faz pela manhã, no amor que você tem por seu amado ou por sua amada, na amizade que você tem com alguém. Torne-se mais e mais poético. É necessário ter coragem para ser poético; você precisa ser corajoso o bastante para ser chamado de tolo pelo mundo, mas somente então poderá ser poético. E para ser poético, não quero dizer que você precisa escrever poesia. Escrever poesia é apenas uma parte pequena e essencial de ser poético. Uma pessoa pode ser poeta e jamais escrever uma única linha de poesia, e uma outra pode escrever milhares de poemas e ainda não ser poeta. Ser poeta é um estilo de vida. É amor pela vida, é reverência pela vida, é um relacionamento sincero com a vida."
* * *
OSHO
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
"Quando você compreende, quando chega a saber,
então traz toda a beleza do passado de volta
e dá a esse passado o renascimento, renova-o,
de forma que todos os que o conheceram
possam estar de novo sobre a terra
e viajar por aqui, e ajudar as pessoas." (Tilopa)



"Nos momentos tranqüilos da meditação, a vontade de DEUS pode tornar-se evidente para nós. Acalmar a mente, através da meditação, traz uma paz interior que nos põe em contato com DEUS dentro de nós. Uma premissa básica da meditação, é que é difícil, senão impossível, alcançar um contato consciente, à não ser que a mente esteja sossegada. Para que haja um progresso, a comum sucessão ininterrupta de pensamentos tem de parar. Por isso, a nossa prática preliminar será sossegar a mente e deixar os pensamentos que brotam morrerem de morte natural. Deixamos nossos pensamentos para trás, à medida que a meditação do Décimo Primeiro Passo se torna uma realidade para nós. O equilíbrio emocional é um dos primeiros resultados da meditação, e a nossa experiência confirma isso." (11º Passo de NA)


"O Eu Superior pode usar algum evento, alguma pessoa ou algum livro como seu mensageiro. Pode fazer qualquer circunstância nova agir da mesma forma, mas o indivíduo deve ter a capacidade de reconhecer o que está acontecendo e ter a disposição para receber a mensagem". (Paul Brunton)



Observe Krishnamurti, em conversa com David Bohn, apontando para um "processo", um "caminho de transformação", descrevendo suas etapas até o estado de prontificação e a necessária base emocional para a manifestação da Visão Intuitiva, ou como dizemos no paradigma, a Retomada da Perene Consciência Amorosa Integrativa...


Krishnamurti: Estávamos discutindo o que significa para o cérebro não ter movimento. Quando um ser humano ESTEVE SEGUINDO O CAMINHO DA TRANSFORMAÇÃO, e PASSOU por TUDO isso, e esse SENTIDO DE VAZIO, SILÊNCIO E ENERGIA, ele ABANDONOU QUASE TUDO e CHEGOU AO PONTO, à BASE. Como, então, essa VISÃO INTUITIVA afeta a sua vida diária? Qual é o seu relacionamento com a sociedade? Como ele age em relação à guerra, e ao mundo todo — um mundo em que está realmente vivendo e lutando na escuridão? Qual a sua ação? Eu diria, como concordamos no outro dia, que ele é o não-movimento.

David Bohn: Sim, dissemos que a base era movimento SEM DIVISÃO.

K: Sem divisão. Sim, correto. (Capítulo 8 do livro, A ELIMINAÇÃO DO TEMPO PSICOLÓGICO)


A IMPORTÂNCIA DA RENDIÇÃO DIANTE DA MENTE ADQUIRIDA
Até praticar a rendição, a dimensão espiritual de você é algo sobre o que você lê, de que fala, com que fica entusiasmado, tema para escrita de livros, motivo de pensamento, algo em que acredita... ou não, seja qual for o caso. Não faz diferença. Só quando você se render é que a dimensão espiritual se tornará uma realidade viva na sua vida. Quando o fizer, a energia que você emana e que então governa a sua vida é de uma frequência vibratória muito superior à da energia mental que ainda comanda o nosso mundo. Através da rendição, a energia espiritual entra neste mundo. Não gera sofrimento para você, para os outros seres humanos, nem para qualquer forma de vida no planeta. (Eckhart Tolle em , A Prática do Poder do Agora, pág. 118)


O IMPOPULAR DRAMA OUTSIDER — O encontro direto com a Verdade absoluta parece, então, impossível para uma consciência humana comum, não mística. Não podemos conhecer a realidade ou mesmo provar a existência do mais simples objeto, embora isto seja uma limitação que poucas pessoas compreendem realmente e que muitas até negariam. Mas há entre os seres humanos um tipo de personalidade que, esta sim, compreende essa limitação e que não consegue se contentar com as falsas realidades que nutrem o universo das pessoas comuns. Parece que essas pessoas sentem a necessidade de forjar por si mesmas uma imagem de "alguma coisa" ou do "nada" que se encontra no outro lado de suas linhas telegráficas: uma certa "concepção do ser" e uma certa teoria do "conhecimento". Elas são ATORMENTADAS pelo Incognoscível, queimam de desejo de conhecer o princípio primeiro, almejam agarrar aquilo que se esconde atrás do sombrio espetáculo das coisas. Quando alguém possui esse temperamento, é ávido de conhecer a realidade e deve satisfazer essa fome da melhor forma possível, enganando-a, sem contudo jamais poder saciá-la. — Evelyn Underhill