Swami Vivekananda
Ao utilizar o termo "realização" refiro-me, é claro, não apenas a uma concepção moral, ou teórica, a qual pode vir e ir, mas exatamente ao CONHECIMENTO COMO PARTE DE NÓS MESMOS, em outras palavras, que está em nós e além de nós. É difícil prolongar esta explanação, a qual pertence à consciência que transcende os termos de uma linguagem que é aceita, conhecida e vivenciada por todos. (...) A "Realização", no sentido usado, não é uma experiência de muitos homens e tampouco pode ser enquadrada numa combinação de elementos lógicos e expressos pela linguagem da mente, nem se desdobrar de componentes similares e, desse modo, finalmente torna-se acessível à mente externa. Portanto, GOSTEMOS OU NÃO, este é um fato e nada pode mudá-lo. Não obstante, um tipo de consolo existe. Aqueles que vivenciaram a Realização sempre a reconheceram, embora fossem incapazes de expressá-la em palavras.
Na língua francesa, tão admiravelmente adaptada à mais sutil espécie de pensamento filosófico, há uma bela expressão: "L'ODEUR DE SAINTETÉ", isto é, "o odor da Santidade". Usando o mesmo idioma, podemos dizer "o odor da Realização", numa tentativa de definir o indefinível.
(...) Por meio da meditação profunda, um homem pode chegar a essa Realização, mas APENAS SOB CERTAS CONDIÇÕES. Nada melhor do que citar Ramana Maharshi, esse Mestre Espiritual de nossos dias, que partiu não há muito tempo, quando respondeu às numerosas perguntas a respeito dos obstáculos que impediam seus discípulos de chegar à Realização deste modo: "O PROBLEMA É SUA MENTE ERRANTE E OS MEIOS PERVERTIDOS", com o significado evidente de "meios de vida". Não posso encontrar nada mais próximo do que esse dito exato e breve. Ambos os obstáculos precisam CERTAMENTE ser removidos antes que possamos meditar como pretendemos. (...) Para a pessoa iniciada não existem dúvidas ou indagações a respeito disso, pois ela conhece a si mesma, sabe qual linha que deve seguir em seu caminho. Contudo, em todo homem há um critério para o qual ele sempre pode apelar quando necessita: SUA PRÓPRIA CONSCIÊNCIA. Conhecemos definitivamente o que está certo e o que está errado, basta estarmos dispostos a abordar nosso critério mais íntimo com SERIEDADE plena e incondicional.
Infelizmente, a experiência e a observação nos mostram que essa virtude cordial de sinceridade interior não é "popular" entre os homens e mulheres deste século. Pelo contrário, acontece justamente o oposto: engamos e mentiras parecem dominar os horizontes moral e intelectual da humanidade nesta época infeliz e conturbada.
(...) Dentre os obstáculos, a maior parte de natureza física, que são óbvios para todo mundo estão: a imoralidade, a desonestidade, a raiva, a mentira, os maus hábitos, a falta de força de vontade e a falta de estabilidade e resistência.
(...)
a) De onde vêm nossos sentimentos e pensamentos?
b) Quais são suas origem, atuação e destino final?
c) Quais as relações existentes entre os acontecimentos deste mundo visível e aqueles do mundo invisível?
d) Existe um fator independente do nosso tempo tridimensional, com suas três subdivisões (passado, presente e futuro), no qual eles encontram sua fonte e razão última de sua existência?
e) A habilidade de ver o passado e o futuro pode ser logicamente explicada, dando-nos uma visão clara das técnicas que operam durante as manifestações de clarividência, clauriaudiência e faculdades transcendentais similares que existem em nós?
f) O drama do universo manifestado já foi explicado? Se não nos recessos mais profundos de sua "ORIGEM", o qual transcende até mesmo os mais avançados poderes humanos, então pelo menos nos métodos e fatores ativos, os quais são como executores da VONTADE PRIMEIRA, tão inconcebível para a mente?
Alguns espíritos humanos sublimes que vieram para este planeta ocuparam-se de problemas similares e encontraram soluções úteis para eles; por meio da infinita CORRENTE DE INICIADOS, essas soluções têm se tornado acessíveis aos homens de BOA VONTADE, que vivem até mesmo nesta época deplorável de profundo mergulho geral num materialismo negligente que tende a NEGAR TUDO O QUE NÃO PODE SER VISTO E TOCADO.
Mouni Sadhu - Meditação