Este é um trecho da série Além Mito e Tradição (Para além do mito e da tradição, publicado em espanhol sob o título "O conhecimento em si" Gaia ed.), Especificamente o título é "O Sagrado" (o sagrado). Krishnamurti fala da vida sagrada e religiosa. Este diálogo é o fim dos 18 encontros que Krishnamurti menteve com o Dr. Anderson.
K: Quando a mente está em completo silêncio, o que é o incomensurável? O que é o Eterno? Não em termos de Deus, já sabe todas estas coisas que o homem tem inventado, senão ser realmente isto. O silêncio, no sentido profundo da palavra, abre a porta, porque você reuniu toda sua energia, não se desperdiça nada, não há perda de energia em absoluto, portanto, nesse silêncio reúne-se a energia.
A: Exato.
K: Não uma energia estimulada, autoprojetada, etc., senhor; tudo isto é demasiado infantil. Devido que não há conflito, nem controle, nem alcançar algo ou não alcançá-lo, buscá-lo, perguntar, questionar, pedir, esperar, rogar, nada disso, por conseguinte, há uma tremenda, toda essa energia que se desperdiça, se encontra agora nesse silêncio. Esse silêncio se torna sagrado; é óbvio.
A: É assim.
K: Porém, não é a coisa sagrada inventada pelo pensamento.
A: Não, não é o sagrado em oposição ao profano.
K: Não.
A: Não, não.
K: Assim, só uma mente sagrada pode ver o mais supremo e sagrado, a essência de tudo aquilo que é sagrado, que é belo. Entende, senhor?
A: Sim.
K: Ali está. Deus não é algo inventado pelo ser humano, ou criado a partir de sua imagem, desejo ou fracasso. Senão que, quando a mente mesma se torna sagrada, então abre a porta a algo imensamente sagrado. Isso é religião. E isso afeta a vida cotidiana: a forma de falar, de tratar as pessoas, a conduta, o comportamento, tudo isso. Isso é a vida religiosa. Se isso não está, então existirão as outras misérias. Portanto, senhor, tudo isso nos leva a uma profunda seriedade interna, e essa seriedade, em si mesma, gera atenção, cuidado, responsabilidade e todo o falado. Não é que você tenha passado por tudo isso, senão que o vê, e essa mesma percepção em ação, é sabedoria.
A: Quero lhe expressar minha gratidão, desde o fundo do meu coração. Espero que me permita fazê-lo, porque durante o curso de todos os nossos diálogos tenho experimentado uma transformação.
K: Excelente. Se deve a sua disposição de escutar, ao interesse de escutar. A maioria não o fazem; não escutam. Dedicou tempo, o incômodo, e o cuidado de escutar.