Se você se sente grato por este conteúdo e quiser materializar essa gratidão, em vista de manter a continuidade do mesmo, apoie-nos: https://apoia.se/outsider - informações: outsider44@outlook.com - Visite> Blog: https://observacaopassiva.blogspot.com

quarta-feira, 2 de janeiro de 2013

Gopi Krishna fala sobre a kundalini


Trechos  de uma entrevista conduzida por  Tom Kay a GOPI KRISHNA

Tk: Sr. Krishna, você teve uma experiência de Kundalini. Eu desejo que você possa explicar o que é uma experiência de Kundalini  e o que são suas  ramificações.

GK: Antes que eu comece descrever minha própria experiência, talvez seria melhor dar um detalhe pequeno sobre o que significa o  Kundalini. Nós não estamos usando a totalidade do cérebro humano. De acordo com várias estimativas, a maioria de nós usa somente dez por cento do cérebro e de acordo com uns somente oito por cento. Isso significa que 90 por cento do cérebro são inutilizados, isso é ainda uma margem grande no cérebro que poderia ser usado para outras finalidades, e a natureza forneceu-o para determinadas finalidades que não são conhecidas ainda pela ciência. De acordo com a tradição indiana, há uma região no cérebro abaixo da coroa e sobre o pallette que é chamado Brahmarendra ou a cavidade de brahman. Esta região pode ser ativada por determinadas disciplinas e quando ativada pode dar ao indivíduo a mesma visão do universo que todos os grandes místicos da terra descreveram. Quando do Despertar, a Ascensão, a energia normal do corpo ou do sangue não pode abastecer o centro. Necessita um combustível psíquico mais poderoso e mais confiável. Este combustível vem do sistema reprodutivo, que é transformado em um tipo de radiação e essa radiação desperta faz a função central.

Em meu caso o despertar ocorreu na idade de 34 anos, em 1937. Eu meditava há 17 anos e então repentinamente, durante o Natal, quando eu estava sentado com as pernas cruzadas, em estado de meditação, uma coisa estranha aconteceu. Algo explodiu em meu cérebro numa corrente de luz prata que elevou-se pela minha espinha, de maneira cintilante, até atingir meu cérebro inteiro e eu senti-me expandir em todos os sentidos. Esta expansão era tão incrível, tão espantosa que eu pensei de que algo incomum tinha acontecido em meu ouvido internamente. Depois que isto ocorreu em mim, tive outras duas experiências do mesmo tipo que se sucedeu, então, em intervalos curtos e longos.

Mas algo estava mudando em mim e eu poderia perceber esta mudança por muito tempo, dia e noite. O fato, é que eu passei por crises graves durante esse período. Finalmente, tornei-me estável nessas condições de consciência aos 49 anos de idade. Desde então tenho vivido nesta circunstância. Devo dizer que antes dos  meus 30 anos eu vivi neste mundo pensado, visto e percebido da mesma maneira que as pessoas normais , mas depois dos 49 anos, eu tenho vivido em dois mundos diferentes. Um é o mundo normal dos sentidos e da razão, e o outro é um mundo muito mais elevado, muito mais feliz e totalmente à parte de qualquer coisa que podemos conhecer na da terra. É o mundo da consciência una.  

Tk: Como você vê o mundo?

GK: Nós sabemos o que todas as pessoas percebem deste mundo. Eu posso compreender o que você percebe dele, você pode compreender o que eu percebo dele. Isto é, esta percepção é uniforme. Todos têm a mesma percepção. Mas esta outra percepção é diferente. Nesta outra percepção você não vê o mundo como uma criação contínua, real, objetiva. A criação objetiva real é a consciência una. Você vê a consciência em toda parte. Você vê o oceano como um ser... Você vê o oceano com vida; você vê uma montanha com vida; você vê o céu com vida; você vê a terra com vida; você vê a vida ou a consciência  em toda parte. E esta vida ou consciência una não é algo inoperante ou que é algo que você pode compreender.  É o despertar amável. É maravilhoso e a cada momento você o vê, você o percebe. A maravilha do despertar cresce mais profundamente. Nunca me canso de sentar-me quieto e de refletir em meu próprio Eu. Nunca me canso de olhar o céu. O céu, para mim, não é como era antes de meus  30 anos; é algo fascinante. É uma visão tão bonita, extremamente fascinante de se ver por dias e meses. Ou seja, há no ar uma fonte de felicidade, um reino novo, eu devo dizer, uma fonte aberta. Isto é provavelmente o significado que Cristo quis mostrar quando disse, "o reino do Céu está dentro de você." Este é o Nirvana de Buda; e este é o estado de vida oculto, transcendental, mencionado pelos místicos sufis. No ato, neste estado inativo, o que nós percebemos é que somos a consciência  em seu formato mais mágico, em seu formato  glorioso, e não consciências como um ponto que olha só através dos olhos ou na audição através das orelhas, mas uma consciência que tem seus próprios canais e que sabe que é mestre e não escrava das forças do mundo material, consciência que sabe quem é o criador. É infinito: é imortal. Neste estado não nos sentimos como um rei, mas como o mestre do que vê. Não é o ego. Eu devo dizer que não é o ego; é a condição verdadeira  desta consciência. Esta é a razão porque se diz que nenhum místico mudaria sua condição nem por um reino. É algo ultra original, tão glorioso, tão elevado que não tenho nenhuma palavras para descrever este estado.

Tk: Que tipo de vida deve viver uma pessoa que desperta a Kundalini?

GK: A fim de  tornar este espaço livre, eu gostaria de dizer que não é a Kundalini em si, Kundalini é o poder, o mecanismo. Mas realmente, é despertada a atividade de uma determinada região no cérebro. Isto significa que a natureza já fornece um potencial no cérebro que tem que despertar. Isto significa que o cérebro pode evoluir organicamente e ter um desempenho mais elevado. Esta é minha experiência, que o cérebro humano ainda está evoluindo organicamente no sentido dos grandes místicos, no mesmo sentido dos grandes gênios. Para esta evolução algum tipo de vida é necessário. Por exemplo, durante toda nossa vida esta evolução já acontece branda, lenta, fora do alcance, e nós temos que cooperar com ela. Quando nós não cooperamos com a evolução interna nós criamos problemas para nós. Foi para essa finalidade, que nos últimos 5.000 anos, pelo menos, grandes profetas grandes vem nascendo. Começando com os Vedas, então o Buda, então o Cristo, então Mohammed, então o  guru Nanak, e todos os profetas  antigos da Bíblia, foram de  tempos em tempos nascendo  e dando à humanidade um sentido de como viver quando o cérebro evoluir além do normal. Ensinamentos como o sermão  da montanha, os dez mandamentos, os discursos de Buda, o Bhagavad-Gita, e todos ensinamentos contidos nas escrituras religiosas da terra -- todos são significativos ensinamentos  para regular nossa vida de modo que nós possamos viver na harmonia com a lei da evolução que governa a vida. Estes revolucionários vem regular a vida dos seres humanos de modo que possam trabalhar em harmonia com a lei da evolução que se realiza dia e noite na atividade de seus cérebros. Quando partem desta lei da evolução, trazem sempre calamidades ou problemas... No  tempo atual ,tal ocasião é resultado dos nossos desvios das leis da evolução e o resultado é que nós estamos ameaçados em muitos sentidos. A vida a ser vivida é justa como você vê no sermão da montanha - uma vida de humildade, uma vida de amor, uma vida de pureza , uma vida em que você deseja para outros o que você deseja para você mesmo, uma vida na  qual você é puro, você não é sofisticado, você não se acha completamente  inteligente, você não é esperto, você não usa sua inteligência ou vivacidade,astúcia,para fazer exame do que pertence a outro, uma vida de pureza extrema  e uma vida do simplicidade,onde  você não desperdiça os recursos da terra. Como você sabe, cada animal satisfaz  a suas necessidades básicas com os recursos reciclados da terra. O homem é a única criatura que está desperdiçando os recursos básicos para seus próprios luxo e prazer. Isso é o que o sermão da montanha significa : ensinar que essa  humanidade  deve viver simplesmente, vidas bonitas, puras, compassivas. Esse é o tipo de vida necessário para o despertar de Kundalini....

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
"Quando você compreende, quando chega a saber,
então traz toda a beleza do passado de volta
e dá a esse passado o renascimento, renova-o,
de forma que todos os que o conheceram
possam estar de novo sobre a terra
e viajar por aqui, e ajudar as pessoas." (Tilopa)



"Nos momentos tranqüilos da meditação, a vontade de DEUS pode tornar-se evidente para nós. Acalmar a mente, através da meditação, traz uma paz interior que nos põe em contato com DEUS dentro de nós. Uma premissa básica da meditação, é que é difícil, senão impossível, alcançar um contato consciente, à não ser que a mente esteja sossegada. Para que haja um progresso, a comum sucessão ininterrupta de pensamentos tem de parar. Por isso, a nossa prática preliminar será sossegar a mente e deixar os pensamentos que brotam morrerem de morte natural. Deixamos nossos pensamentos para trás, à medida que a meditação do Décimo Primeiro Passo se torna uma realidade para nós. O equilíbrio emocional é um dos primeiros resultados da meditação, e a nossa experiência confirma isso." (11º Passo de NA)


"O Eu Superior pode usar algum evento, alguma pessoa ou algum livro como seu mensageiro. Pode fazer qualquer circunstância nova agir da mesma forma, mas o indivíduo deve ter a capacidade de reconhecer o que está acontecendo e ter a disposição para receber a mensagem". (Paul Brunton)



Observe Krishnamurti, em conversa com David Bohn, apontando para um "processo", um "caminho de transformação", descrevendo suas etapas até o estado de prontificação e a necessária base emocional para a manifestação da Visão Intuitiva, ou como dizemos no paradigma, a Retomada da Perene Consciência Amorosa Integrativa...


Krishnamurti: Estávamos discutindo o que significa para o cérebro não ter movimento. Quando um ser humano ESTEVE SEGUINDO O CAMINHO DA TRANSFORMAÇÃO, e PASSOU por TUDO isso, e esse SENTIDO DE VAZIO, SILÊNCIO E ENERGIA, ele ABANDONOU QUASE TUDO e CHEGOU AO PONTO, à BASE. Como, então, essa VISÃO INTUITIVA afeta a sua vida diária? Qual é o seu relacionamento com a sociedade? Como ele age em relação à guerra, e ao mundo todo — um mundo em que está realmente vivendo e lutando na escuridão? Qual a sua ação? Eu diria, como concordamos no outro dia, que ele é o não-movimento.

David Bohn: Sim, dissemos que a base era movimento SEM DIVISÃO.

K: Sem divisão. Sim, correto. (Capítulo 8 do livro, A ELIMINAÇÃO DO TEMPO PSICOLÓGICO)


A IMPORTÂNCIA DA RENDIÇÃO DIANTE DA MENTE ADQUIRIDA
Até praticar a rendição, a dimensão espiritual de você é algo sobre o que você lê, de que fala, com que fica entusiasmado, tema para escrita de livros, motivo de pensamento, algo em que acredita... ou não, seja qual for o caso. Não faz diferença. Só quando você se render é que a dimensão espiritual se tornará uma realidade viva na sua vida. Quando o fizer, a energia que você emana e que então governa a sua vida é de uma frequência vibratória muito superior à da energia mental que ainda comanda o nosso mundo. Através da rendição, a energia espiritual entra neste mundo. Não gera sofrimento para você, para os outros seres humanos, nem para qualquer forma de vida no planeta. (Eckhart Tolle em , A Prática do Poder do Agora, pág. 118)


O IMPOPULAR DRAMA OUTSIDER — O encontro direto com a Verdade absoluta parece, então, impossível para uma consciência humana comum, não mística. Não podemos conhecer a realidade ou mesmo provar a existência do mais simples objeto, embora isto seja uma limitação que poucas pessoas compreendem realmente e que muitas até negariam. Mas há entre os seres humanos um tipo de personalidade que, esta sim, compreende essa limitação e que não consegue se contentar com as falsas realidades que nutrem o universo das pessoas comuns. Parece que essas pessoas sentem a necessidade de forjar por si mesmas uma imagem de "alguma coisa" ou do "nada" que se encontra no outro lado de suas linhas telegráficas: uma certa "concepção do ser" e uma certa teoria do "conhecimento". Elas são ATORMENTADAS pelo Incognoscível, queimam de desejo de conhecer o princípio primeiro, almejam agarrar aquilo que se esconde atrás do sombrio espetáculo das coisas. Quando alguém possui esse temperamento, é ávido de conhecer a realidade e deve satisfazer essa fome da melhor forma possível, enganando-a, sem contudo jamais poder saciá-la. — Evelyn Underhill