Uma vida religiosa implica uma vida na qual há harmonia completa na sua atuação quotidiana
Então, qual é a causa básica desta corrupção, esta degeneração, esta hipocrisia, a vida não-religiosa? Todas as suas coisas, todas as guirlandas e tudo o que colocam à sua volta não é vida religiosa. Certo? Você está seguindo alguém. Desculpem-me, porque estão todos sentados à minha frente, não posso fazer nada. Não ria senhor, é demasiado sério. Esta não é uma vida religiosa. Uma vida religiosa implica uma vida em que há harmonia completa nas suas ações quotidianas, na sua vida quotidiana. Vamos aprofundar isto se tivermos tempo mais adiante. Mas todos os tempos, todos os gurus, todo o circo que acontece em nome da religião, não tem verdadeiramente qualquer significado. Se quiserem discutir isto vamos fazê-lo. Mas após a discussão, estão dispostos a colocar tudo isso de lado? Ou você diz que essa é a sua opinião, a minha opinião é diferente – não estamos discutindo opiniões. Queremos descobrir a verdade da matéria e para descobrir a verdade da matéria, temos que ter um espelho que não distorce as suas reações, um espelho que lhe diz a verdade do que você é e que assim não lhe deixa escapar, isto é, enfrentar exatamente o que você é, e a partir daí mover-se, mudar, causar radicalmente uma transformação. Mas se passamos o tempo a evitar, evitar, evitar, então nunca nos enfrentamos a nós próprios.
Krishnamurti at Rajghat
O silêncio da inteligência
Então na meditação não há controlador, não há atividade da vontade, que é o desejo. Então o cérebro, todo o movimento do cérebro sem contar com a sua própria atividade, que tem o seu próprio ritmo, fica completamente quieto, silencioso. Não é o silêncio cultivado pelo pensamento. É o silêncio da inteligência, silêncio da inteligência suprema. Nesse silêncio aquilo que não tem nome vem, o inominável é. O que é sagrado, imóvel, não tocado pelo pensamento, pelo empenho, pelo esforço. É a via da inteligência que é a via da compaixão. Então o que é sagrado é eterno. Isso é meditação. Uma vida assim é uma vida religiosa. Nisso há grande beleza.
Mind Without Measure
Religião é a cessação do “eu”
Compartilhamos isso juntos? Porque é sua vida, não a minha vida. É sua vida de dor, de tragédia, de confusão, culpa, recompensa, punição. Tudo isso é sua vida. Se vocês são sérios tentaram desemaranhar tudo isso. Leram algum livro, ou seguiram um professor, ou escutaram alguém, mas o problema permanece. Estes problemas existirão enquanto a mente humana se mover dentro do campo da atividade do eu; essa atividade do eu tem de criar cada vez mais e mais problemas. Quando você observar, quando você se tornar extraordinariamente consciente desta atividade do eu, então a mente se torna extraordinariamente tranquila, sensata, saudável, sagrada. E a partir deste silêncio nossa vida na atividade diária é transformada.
Religião é a cessação do "eu" e a ação nascida desse silêncio. Essa vida é uma vida sagrada cheia de significado.
This Light in Oneself, p 77