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quarta-feira, 3 de julho de 2013

Necessitamos de uma revolução não econômica

As relações econômicas de vocês não estão baseadas noutras nações, em conexão com elas? Não há, pois, solução para o problema econômico, independentemente, separadamente das outras nações.

A primeira ilusão, pois, é desejar-se independência econômica, querer-se uma solução econômica para o povo que habita este país, em separado de outras nações. O problema é um tanto complexo e muito mais profundo do que a solução econômica ou a reconstrução deste país. É um problema que abrange conjuntamente todos os entes humanos da Terra... Necessitamos de uma revolução; não uma revolução econômica, não uma nova ordem social, não uma revolução de ideias ou de substituição de um sistema por outro: precisamos de uma revolução fundamental no nosso pensar. (...)

Cada um de nós é ambicioso. Você deseja ser alguém neste mundo. Se você é escriturário quer ser Gerente, Chefe, Diretor; se é advogado, quer ser juiz. Quer subir, subir sempre. Nessas condições, enquanto houver ambição, enquanto houver o desejo de ser alguém neste mundo, destruirá, fatalmente, todo e qualquer plano econômico para a segurança da humanidade. Por conseguinte, enquanto houver esse impulso para se ser alguém, não se criará nenhuma possibilidade de atender à necessidade primária que é a alimentação. Senhores, isto está sendo provado repetidamente, não é invenção de minha parte. Quando observarem este fato, não atribuirão  toda a importância à alimentação, como necessidade primária, mas reconhecerão a urgência de uma revolução fundamental no nosso pensar, para que se possa ocorrer aquela necessidade. Vocês devem acabar com suas divisões comunais, suas castas, e intolerantismo. Não deve haver nacionalidade e nenhuma distinção artificial; só então se terá a possibilidade de satisfazer a necessidade primária do ente humano.

Por esta razão, a revolução destinada a promover o bem-estar econômico, deve ser interior e não exterior. Estão de acordo? Sim? Vocês dizem, porém, não poder realizar uma revolução fundamental interior, porque lhes falta o necessário vigor, a confiança em vocês mesmos; porque se sentem esgotados; porque já fizeram tantas coisas absurdas na vida, já seguiram tantos líderes e mentores; porque acham que mentalmente estão completamente esgotados. Essa revolução interior, na qual a mente não busca preenchimento de suas ambições, essa revolução interior requer uma grande soma de investigação interior, de compreensão interior. Isso significa o abandono de toda ambição, para que se descubra e resolva este importantíssimo problema: o de que cada um tenha, nesta Terra, alimento, roupa e moradia. Só será possível tal coisa, quando houver o sentimento de que esta é a nossa Terra, de que somos responsáveis pela totalidade da humanidade; quando cada um de nós não esteja mais lutando, a realizar algo para se tornar alguém. Senhores, é esta a revolução fundamental, que produzirá a nova ordem social de vocês.

 Krishnamurti — 24 de janeiro de 1953

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"Quando você compreende, quando chega a saber,
então traz toda a beleza do passado de volta
e dá a esse passado o renascimento, renova-o,
de forma que todos os que o conheceram
possam estar de novo sobre a terra
e viajar por aqui, e ajudar as pessoas." (Tilopa)



"Nos momentos tranqüilos da meditação, a vontade de DEUS pode tornar-se evidente para nós. Acalmar a mente, através da meditação, traz uma paz interior que nos põe em contato com DEUS dentro de nós. Uma premissa básica da meditação, é que é difícil, senão impossível, alcançar um contato consciente, à não ser que a mente esteja sossegada. Para que haja um progresso, a comum sucessão ininterrupta de pensamentos tem de parar. Por isso, a nossa prática preliminar será sossegar a mente e deixar os pensamentos que brotam morrerem de morte natural. Deixamos nossos pensamentos para trás, à medida que a meditação do Décimo Primeiro Passo se torna uma realidade para nós. O equilíbrio emocional é um dos primeiros resultados da meditação, e a nossa experiência confirma isso." (11º Passo de NA)


"O Eu Superior pode usar algum evento, alguma pessoa ou algum livro como seu mensageiro. Pode fazer qualquer circunstância nova agir da mesma forma, mas o indivíduo deve ter a capacidade de reconhecer o que está acontecendo e ter a disposição para receber a mensagem". (Paul Brunton)



Observe Krishnamurti, em conversa com David Bohn, apontando para um "processo", um "caminho de transformação", descrevendo suas etapas até o estado de prontificação e a necessária base emocional para a manifestação da Visão Intuitiva, ou como dizemos no paradigma, a Retomada da Perene Consciência Amorosa Integrativa...


Krishnamurti: Estávamos discutindo o que significa para o cérebro não ter movimento. Quando um ser humano ESTEVE SEGUINDO O CAMINHO DA TRANSFORMAÇÃO, e PASSOU por TUDO isso, e esse SENTIDO DE VAZIO, SILÊNCIO E ENERGIA, ele ABANDONOU QUASE TUDO e CHEGOU AO PONTO, à BASE. Como, então, essa VISÃO INTUITIVA afeta a sua vida diária? Qual é o seu relacionamento com a sociedade? Como ele age em relação à guerra, e ao mundo todo — um mundo em que está realmente vivendo e lutando na escuridão? Qual a sua ação? Eu diria, como concordamos no outro dia, que ele é o não-movimento.

David Bohn: Sim, dissemos que a base era movimento SEM DIVISÃO.

K: Sem divisão. Sim, correto. (Capítulo 8 do livro, A ELIMINAÇÃO DO TEMPO PSICOLÓGICO)


A IMPORTÂNCIA DA RENDIÇÃO DIANTE DA MENTE ADQUIRIDA
Até praticar a rendição, a dimensão espiritual de você é algo sobre o que você lê, de que fala, com que fica entusiasmado, tema para escrita de livros, motivo de pensamento, algo em que acredita... ou não, seja qual for o caso. Não faz diferença. Só quando você se render é que a dimensão espiritual se tornará uma realidade viva na sua vida. Quando o fizer, a energia que você emana e que então governa a sua vida é de uma frequência vibratória muito superior à da energia mental que ainda comanda o nosso mundo. Através da rendição, a energia espiritual entra neste mundo. Não gera sofrimento para você, para os outros seres humanos, nem para qualquer forma de vida no planeta. (Eckhart Tolle em , A Prática do Poder do Agora, pág. 118)


O IMPOPULAR DRAMA OUTSIDER — O encontro direto com a Verdade absoluta parece, então, impossível para uma consciência humana comum, não mística. Não podemos conhecer a realidade ou mesmo provar a existência do mais simples objeto, embora isto seja uma limitação que poucas pessoas compreendem realmente e que muitas até negariam. Mas há entre os seres humanos um tipo de personalidade que, esta sim, compreende essa limitação e que não consegue se contentar com as falsas realidades que nutrem o universo das pessoas comuns. Parece que essas pessoas sentem a necessidade de forjar por si mesmas uma imagem de "alguma coisa" ou do "nada" que se encontra no outro lado de suas linhas telegráficas: uma certa "concepção do ser" e uma certa teoria do "conhecimento". Elas são ATORMENTADAS pelo Incognoscível, queimam de desejo de conhecer o princípio primeiro, almejam agarrar aquilo que se esconde atrás do sombrio espetáculo das coisas. Quando alguém possui esse temperamento, é ávido de conhecer a realidade e deve satisfazer essa fome da melhor forma possível, enganando-a, sem contudo jamais poder saciá-la. — Evelyn Underhill