Deve haver uma certa preparação preliminar por parte daquele que aspira a levar uma vida de integridade espiritual, que o Yoga, sem dúvida é. Patañjali coloca em primeiro lugar a austeridade, a qual denota de fato uma vida de simplicidade. A austeridade exige que deixemos de lado todas as coisas não essenciais. Há uma dignidade no viver simples que não podemos nunca encontrar na ostentação. Ser simples não é ser descuidado ou destituído de posses. Uma vida de simplicidade é destituída de todos os empecilhos, é uma vida em que as necessidades e desejos são separados. Uma vida de ostentação é baseada na realização de desejos, mas uma vida simples se preocupa com a satisfação de necessidades. Patañjali aponta que aquele que deseja trilhar a senda do Yoga deve voltar-se para as coisas simples da vida. Apenas o homem de vida simples é capaz de suportar as pressões da verdadeira vida espiritual. Juntamente com esta simplicidade deve haver AUTO-ESTUDO, que não é tanto o caso de ler livros, mas a reflexão silenciosa. A maioria das pessoas nunca pensa, vive com o que as outras pessoas pensaram. Também em nosso processo educativo geralmente nos dizem "o que" pensar, mas nunca "como" pensar. Patañjali solicita que o aspirante espiritual comece a pensar por si mesmo. Isso realmente é AUTO-ESTUDO. Com simplicidade de vida e o desenvolvimento de uma estrutura mental reflexiva, seremos capazes de formular nossas aspirações. [...] Assim, simplicidade, reflexão e aspiração são os pré-requisitos da disciplina preparatória do Yoga. Sem estes três requisitos, seria inútil pensar em partir para o campo do Yoga. Aquele que opta pela vida espiritual, cedo ou tarde, formula formula suas aspirações. Essas constituem seus próprios valores de vida. O homem espiritual é aquele que se move ao longo da senda indicada pelos valores que descobriu e formulou para si mesmo. Não é possível trilhar a senda espiritual seguindo os valores pertencentes a outros. A simplicidade e o auto-estudo nos levam à formulação de nossos próprios valores de vida — em outras palavras, nos levam a uma vida de verdadeira aspiração.
esta disciplina preliminar é necessária, pois nos torna capazes de dirigirmos com clareza as muitas dificuldades que surgirem à medida que nos movermos ao longo da senda da Yoga.
Rohit Mehta