Quando você está com raiva de alguém e você joga sua raiva em uma pessoa, você está criando uma reação em cadeia. Agora ela também ficará com raiva. Isso pode continuar a vida toda e você continuará a ser inimigo dela. Como você pode acabar com isto? Há apenas uma possibilidade. Você pode acabar com isto somente através da meditação, porque na meditação você não está com raiva de alguém: você está furioso simplesmente.
Esta diferença é fundamental. Você não está com raiva de alguém, você é raiva simplesmente e, na meditação, a raiva é liberada para o cosmos. Você não está com raiva de ninguém. Se a raiva vem, você é raiva simplesmente e então, através da meditação, a raiva é jogada fora. Na meditação, as emoções não são abordadas. Elas não tem solução. Elas se mudam para o cosmos, e o cosmos purifica tudo.
É como um rio sujo que cai no oceano: o mar vai purificá-lo. Sempre que a sua raiva, seu ódio, sua sexualidade se muda para o cosmos, para o oceano – ele purifica. Se um rio sujo cai em outro rio, o outro rio também fica sujo. Quando você está com raiva de alguém, você está jogando sua sujeira para o outro. Então ele também vai lançar sua sujeira para você e isso se tornará um processo de sujar mútuo.
Na meditação você está jogando para ser purificado pelo cosmos. Toda a energia que você joga é purificada no cosmos. O cosmos é tão vasto e tão grande que você não pode torná-lo sujo. Na meditação, não estamos relacionados com pessoas. Na meditação, estamos relacionados diretamente com o cosmos.
Osho
Fonte: Osho em minha vida
Fonte: Osho em minha vida