O primeiro elemento hostil que você vai enfrentar surgirá se você falar sobre seus estudos e seu objetivo a pessoas indiferentes. Elas poderão tentar ridicularizá-lo de modo a abalar sua decisão e persistência... A maioria dos homens comuns, ou seja, não desenvolvidos, não gosta de ver alguém avançar e obter uma condição superior à sua. Infelizmente, esse tipo de ciúme feio e sem sentido floresce entre nós com muita frequência, e as forças hostis tiram plena vantagem de seu uso. [...] Ele não deve discutir com outros os seus empreendimentos espirituais íntimos, exceto com os que estejam engajados como ele numa busca semelhante ou que saibam mais sobre o Caminho do que ele. Os homens serão sempre hostis a qualquer coisa que não possam entender em outras pessoas, particularmente se for um "estudo misterioso", uma Ioga, etc. Eles tentarão depreciar aquilo que sentem estar além do seu alcance. O aspirante sábio levará isso em consideração e agirá de acordo. Não há outra escolha. Você não pode mudar o mundo, mas pode e deve mudar a si mesmo.
O próximo tipo de obstáculos pode vir de seu passado ainda não reparado. Quando nos engajamos num estudo como este, estamos na realidade desafiando nossos erros e débitos passados que ainda precisam ser retificados e pagos.
Talvez seja interessante saber, mesmo de modo aproximado, que formas a oposição poderá tomar. Sua resistência poderá se manifestar de diversas maneiras. Naturalmente, é impossível mencioná-las todas por causa de sua imensa variedade. Mas, no geral, podem ser mencionadas as seguintes:
a) Condições familiares que, nos primeiros anos, impedem que tenha o recolhimento necessário para a meditação, e falta de meios para criar melhores condições.
b) Saúde fraca, que não permite um maior esforço mental, inevitável nos esforços para praticar a meditação.
c) Atividades profissionais excessivas, nas quais as influências do mundo exterior não concedem tempo suficiente para os exercícios ou para a meditação, e nas quais a pessoa fica tão cansada após um dia de trabalho que não pode realizar qualquer tarefa adicional.
d) resistência direta do ambiente imediato, como parentes, amigos, etc.
Tudo isso pode e deve ser superado. Boa vontade suficiente, firme determinação em fazer o que foi reconhecido como o único objetivo válido de sua vida e manipulação inteligente das circunstâncias.
[...] Há outras forças que podem se opor a seus esforços no primeiro plano: trata-se das correntes astrais involutivas. Você pode ser assaltado por explosões de emoções e sentimentos que vêm à sua consciência e tentam ocupá-la para os seus próprios propósitos. Elas poderão literalmente tentá-lo de modo a atrair sua atenção, que é a força da vida para elas, assim como para os obstáculos seguintes, os de origem mental.
Os pensamentos podem começar a atormentar seu cérebro, cada um aparentemente mais urgente e "importante"que o outro, não permitindo que você encontre o silêncio interior necessário para uma meditação bem feita.
[...] No início, alguns aspirantes ao Caminho sofrem ataques extremamente intensos por parte das correntes mencionadas acima, que lhe trazem emoções impuras de grande força e enormes quantidades de pensamentos inquietos num fluxo aparentemente sem fim. As únicas armas reais contras esses obstáculos são:
1) Persistência e uma vontade forte para perseverar em seus esforços;
2) profundo entendimento da justiça e seus esforços;
3) procura da assistência das forças do "bem"
Mouni Sadhu