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quarta-feira, 10 de julho de 2013

Quem realmente se interessa por um novo mundo?

Pergunta: Como podemos ser livres da dependência enquanto vivermos em sociedade?

Krishnamurti: Você sabe o que é sociedade? Sociedade são as relações entre homens, não é exato? Não complique a coisa, citando uma porção de livros; pense a este respeito com toda a simplicidade e verá que a sociedade são as relações entre você e mim e outros. As relações humanas constituem a sociedade; e nossa atual sociedade está alicerçada em relações de aquisição, não é verdade? Em geral, queremos dinheiro, poder, posses, autoridade. Num nível ou noutro, queremos posição, prestígio e edificamos, assim, uma sociedade de aquisição. Enquanto formos dados à aquisição, enquanto ambicionarmos posição, prestígio, poder, etc., pertenceremos a esta sociedade e, por conseguinte, dela seremos dependentes. Mas, se um homem não deseja nenhuma dessas coisas e permanece sendo simplesmente o que é (o que ele próprio é), com grande humildade, está então fora da sociedade; revolta-se e rompe com a sociedade.

Infelizmente, a educação, hoje em dia, lhe prepara para você se submeter, se adaptar, se ajustar a esta sociedade de aquisição. Só nisso seus pais estão interessados, seus mestres, seus livros. E, enquanto você se submete, enquanto é ambicioso, ávido, corrompendo e destruindo a outros em sua busca de posição e poder, você é considerado um cidadão respeitável. Você é educado para se adaptar à sociedade; mas isso não é educação, é apenas um processo de lhe condicionar para que você se ajuste a um padrão. A verdadeira função da educação não é lhe preparar para que você seja um funcionário, um juiz ou um primeiro-ministro, porém, ajudar-lhe a compreender toda a estrutura desta sociedade corrompida e permitir-lhe crescer em liberdade, de modo que você seja capaz de quebrar todas as prisões e criar uma sociedade diferente, um mundo novo. Há necessidade de indivíduos revoltados, não parcialmente, porém totalmente revoltados contra o “velho”, pois só tais indivíduos poderão criar um novo mundo, um mundo não baseado na aquisição, no poder e no prestígio.

Já estou ouvindo os mais velhos dizendo: “Isso nunca será possível. A natureza humana é o que é, e o que você diz é puro absurdo”. Mas nunca pensamos em descondicionar a mente adulta e em não condicionar a criança. Ora, por certo, a educação é tanto curativa como preventiva. Você, estudante mais velho, já está moldado, condicionado, já é ambicioso; deseja ter êxito como seu pai, seu chefe, ou outro qualquer. Assim, a verdadeira função da educação é não só lhe ajudar a “se descondicionar”, mas também lhe ajudar a compreender o inteiro processo do viver, dia a dia, para que você possa crescer em liberdade e criar um mundo novo — um mundo totalmente diferente do atual. Infelizmente, nem os pais, nem os mestres, nem o público em geral, estão interessados nisso. Eis porque a educação deve ser um processo de educar tanto o educador como o estudante.


Krishnamurti — A Cultura e o Problema Humano 
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"Quando você compreende, quando chega a saber,
então traz toda a beleza do passado de volta
e dá a esse passado o renascimento, renova-o,
de forma que todos os que o conheceram
possam estar de novo sobre a terra
e viajar por aqui, e ajudar as pessoas." (Tilopa)



"Nos momentos tranqüilos da meditação, a vontade de DEUS pode tornar-se evidente para nós. Acalmar a mente, através da meditação, traz uma paz interior que nos põe em contato com DEUS dentro de nós. Uma premissa básica da meditação, é que é difícil, senão impossível, alcançar um contato consciente, à não ser que a mente esteja sossegada. Para que haja um progresso, a comum sucessão ininterrupta de pensamentos tem de parar. Por isso, a nossa prática preliminar será sossegar a mente e deixar os pensamentos que brotam morrerem de morte natural. Deixamos nossos pensamentos para trás, à medida que a meditação do Décimo Primeiro Passo se torna uma realidade para nós. O equilíbrio emocional é um dos primeiros resultados da meditação, e a nossa experiência confirma isso." (11º Passo de NA)


"O Eu Superior pode usar algum evento, alguma pessoa ou algum livro como seu mensageiro. Pode fazer qualquer circunstância nova agir da mesma forma, mas o indivíduo deve ter a capacidade de reconhecer o que está acontecendo e ter a disposição para receber a mensagem". (Paul Brunton)



Observe Krishnamurti, em conversa com David Bohn, apontando para um "processo", um "caminho de transformação", descrevendo suas etapas até o estado de prontificação e a necessária base emocional para a manifestação da Visão Intuitiva, ou como dizemos no paradigma, a Retomada da Perene Consciência Amorosa Integrativa...


Krishnamurti: Estávamos discutindo o que significa para o cérebro não ter movimento. Quando um ser humano ESTEVE SEGUINDO O CAMINHO DA TRANSFORMAÇÃO, e PASSOU por TUDO isso, e esse SENTIDO DE VAZIO, SILÊNCIO E ENERGIA, ele ABANDONOU QUASE TUDO e CHEGOU AO PONTO, à BASE. Como, então, essa VISÃO INTUITIVA afeta a sua vida diária? Qual é o seu relacionamento com a sociedade? Como ele age em relação à guerra, e ao mundo todo — um mundo em que está realmente vivendo e lutando na escuridão? Qual a sua ação? Eu diria, como concordamos no outro dia, que ele é o não-movimento.

David Bohn: Sim, dissemos que a base era movimento SEM DIVISÃO.

K: Sem divisão. Sim, correto. (Capítulo 8 do livro, A ELIMINAÇÃO DO TEMPO PSICOLÓGICO)


A IMPORTÂNCIA DA RENDIÇÃO DIANTE DA MENTE ADQUIRIDA
Até praticar a rendição, a dimensão espiritual de você é algo sobre o que você lê, de que fala, com que fica entusiasmado, tema para escrita de livros, motivo de pensamento, algo em que acredita... ou não, seja qual for o caso. Não faz diferença. Só quando você se render é que a dimensão espiritual se tornará uma realidade viva na sua vida. Quando o fizer, a energia que você emana e que então governa a sua vida é de uma frequência vibratória muito superior à da energia mental que ainda comanda o nosso mundo. Através da rendição, a energia espiritual entra neste mundo. Não gera sofrimento para você, para os outros seres humanos, nem para qualquer forma de vida no planeta. (Eckhart Tolle em , A Prática do Poder do Agora, pág. 118)


O IMPOPULAR DRAMA OUTSIDER — O encontro direto com a Verdade absoluta parece, então, impossível para uma consciência humana comum, não mística. Não podemos conhecer a realidade ou mesmo provar a existência do mais simples objeto, embora isto seja uma limitação que poucas pessoas compreendem realmente e que muitas até negariam. Mas há entre os seres humanos um tipo de personalidade que, esta sim, compreende essa limitação e que não consegue se contentar com as falsas realidades que nutrem o universo das pessoas comuns. Parece que essas pessoas sentem a necessidade de forjar por si mesmas uma imagem de "alguma coisa" ou do "nada" que se encontra no outro lado de suas linhas telegráficas: uma certa "concepção do ser" e uma certa teoria do "conhecimento". Elas são ATORMENTADAS pelo Incognoscível, queimam de desejo de conhecer o princípio primeiro, almejam agarrar aquilo que se esconde atrás do sombrio espetáculo das coisas. Quando alguém possui esse temperamento, é ávido de conhecer a realidade e deve satisfazer essa fome da melhor forma possível, enganando-a, sem contudo jamais poder saciá-la. — Evelyn Underhill