Amado Osho,
Eu me percebo
sendo profundamente tocado pela Sua visão do rebelde.
Sempre me
orgulhei de ser um não-conformista.
Na noite
passada, em um sonho, eu vi a mim mesmo sendo perseguido por viver
rebeldemente, e fiquei com medo.
Ao acordar
entendi: o que costumava considerar rebelião era na verdade um jogo seguro para
mim, restrito aos limites aceitáveis.
Agora vejo que
o espírito rebelde, do qual Você tem falado, é algo muito assustador, mas
também algo que anseio tremendamente.
Amado Osho,
sentir essa insegurança é parte de se tornar um rebelde?
É UMA
ASSOCIAÇÃO antiga e um mal-entendido que ser um não-conformista é ser um
rebelde. O não-conformista é um reacionário; ele age motivado pela raiva,
cólera, violência e ego. Sua ação não
está baseada na consciência. Embora ele vá contra a sociedade, apenas ir contra
a sociedade não é necessariamente estar certo. Na verdade, na maioria das
vezes, mover-se de um extremo para outro é sempre mover-se de um erro para
outro erro.
O rebelde é um
tremendo equilíbrio, e isso não é possível sem consciência, vigilância e imensa
compaixão. Não é reação; é uma ação – não contra o velho, mas pelo novo.
O
não-conformista é somente contra o velho, contra o sistema, mas ele não tem uma
visão do futuro, não tem uma concepção criativa do porque ele é contra. O que
ele fará se tiver êxito? Ele estará perdido e completamente perturbado. Ele
nunca pensou sobre isso. Ele não sentia a perturbação porque nunca teve êxito.
Seu fracasso tem sido uma grande proteção para ele.
Quando eu digo
reação, quero dizer que a sua orientação é basicamente dependente: você não
está agindo a partir da liberdade e da independência. Isso tem implicações
muito profundas. Significa que sua ação
é apenas um subproduto; também significa que sua ação pode ser facilmente
controlada.
Existe uma
pequena história a respeito de Mulla Nasruddin. Ele era um não-conformista, um
reacionário fundamental, uma mente absolutamente negativa. Se seu pai dissesse:
“Você deve ir para a direita”, pode estar certo de que ele iria para a
esquerda.
Logo o pai se
tomou consciente, e então não houve mais problema. Quando queria que ele fosse
para a direita, dizia: “Por favor, vá para a esquerda”, e ele iria para a
direita. Ele era desobediente, era não-conformista, mas não tinha a menor
consciência de que estava sendo dirigido, ordenado, controlado e, na verdade,
fazendo o que seu pai queria que ele fizesse.
Aos poucos ele
também se tomou consciente – “O que está acontecendo? Antes meu pai costumava
ficar com muita raiva, pois ao me dizer que fosse para a direita, eu ia para a
esquerda. Eu continuo a ser desobediente como sempre, mas agora ele nunca
reclama”.
Logo ele
percebeu a estratégia. Um dia, Nasruddin e seu velho pai estavam ambos atravessando
o rio com seu jumento, e sobre o jumento havia um grande saco com açúcar. O
saco estava pendendo mais para a direita e havia o perigo que ele escorregasse
e caísse no rio.
O pai estava
atrás e sabia: “Se eu digo, ‘mova o saco para a esquerda’, eu tenho um filho
tão estranho que ele moverá imediatamente para a direita, e o saco cairá no rio
e todo o açúcar será perdido”.
Então ele
gritou: “Nasruddin, mova o saco para a direita”, esperando que ele o movesse
para a esquerda, de acordo com a experiência anterior. Mas desta vez Nasruddin
também tinha se dado conta. Ele disse: “Tudo bem”, e moveu o saco para a
direita e o saco caiu no rio!
O pai disse: “O
que aconteceu, você não é mais desobediente?”
Ele disse: “Agora
eu vou decidir a cada vez, ser obediente ou não. Não terei uma filosofia fixa,
mas me moverei de acordo com a situação, porque você tem sido astuto comigo,
você tem me trapaceado. Sou seu filho, e mesmo assim você tem me trapaceado! Você
tem me ordenado de tal forma que eu deveria desobedecer. De hoje em diante
fique atento, eu posso obedecer, eu posso desobedecer. De hoje em diante não
serei mais previsível, controlável em suas mãos”.
O
não-conformista está sempre nas mãos da sociedade e do sistema. O sistema apenas
tem que ser um pouco mais inteligente e astuto, e então ele usar o
não-conformista muito facilmente, sem dificuldade.
Mas o sistema
nunca pode usar o rebelde, porque ele não está reagindo ao sistema. Ele tem uma
visão do futuro, do novo homem. Ele está trabalhando para criar esse sonho,
para transformá-lo em realidade. Se ele é contra a sociedade, ele é contra porque
a sociedade é um obstáculo para seu sonho.
Seu foco não
está no sistema; seu foco está em um futuro desconhecido, em uma possibilidade
latente. Ele age a partir de sua liberdade,
de sua visão, de seu sonho. Sua
consciência decide que caminho tomar.
Esta é a
diferença entre reação e ação: a reação é sempre determinada pelo seu inimigo. Talvez
você nunca tenha pensado sobre isso, que na reação o inimigo está na posição
dominante, ele está decidindo sobre a sua ação. O inimigo pode decidir o que
você irá fazer.
O rebelde
simplesmente está além da concepção do sistema antigo, da sociedade podre e da
humanidade morta, porque eles não podem ter nem mesmo uma visão fragmentária do
grande sonho que o rebelde está carregando em sua alma. Todas as suas ações
nascem deste sonho; elas vão contra a sociedade, mas isto é apenas uma
coincidência. Ele não é contra a sociedade, ele é pelo
novo homem. Sua abordagem é positiva, não é negativa.
Ele não está
enraivecido contra a velha sociedade, ele está cheio de piedade e
compaixão. Ele sabe o quanto o velho
homem tem sofrido, o quanto e por quanto tempo tem vivido em miséria. Como ele
pode estar com raiva? Ele não pode nem mesmo se queixar.
Ele está
criando um novo mundo, de tal forma que essa miséria, esse sofrimento e essa
feia sociedade desapareçam e o homem possa viver mais naturalmente, mais
amorosamente, mais em paz, com mais beleza, apreciando todas as riquezas que a
existência oferece, todos os presentes da vida, que são incalculáveis.
A liberdade, o
amor, o silêncio, a verdade, a iluminação, o supremo florescimento de seu ser,
tudo está disponível para você. Os obstáculos devem apenas ser removidos. Todas
as velhas estruturas estavam criando mais e mais obstáculos e impedimentos
contra seu crescimento. Se o rebelde é contra esses obstáculos, isso é para
permitir ao novo homem viver sem grilhões, viver sem prisões, viver do lado de
fora dos campos de concentração e viver uma vida tão livre como um pássaro a
voar... Tão livre como uma roseira dançando na chuva, no sol; tão livre como a
Lua movendo-se no céu além das nuvens, em completa beleza, bem-aventurança e
paz.
O rebelde é um
tipo de homem totalmente diferente do não-conformista. É bom que você reconheça
que ser um não-conformista não é ser um rebelde. Nunca esqueça isso, porque ser
um não-conformista é muito fácil, mas ser um rebelde necessita uma tremenda
transformação em seu ser.
Ser um
não-conformista é muito banal. Olhe para os “punks” - esses são
não-conformistas, que cortam seus cabelos de ambos os lados, deixando apenas
uma pequena fila de cabelo no meio, e mesmo essa eles pintam com cores
psicodélicas. Rapazes e moças... Rapazes com metade de seus bigodes cortada e a
outra metade pintada, ou todo o bigode pintado com todas as cores do arco-íris
- esses são os não-conformistas! Isto é muito fácil. Você pode ter os botões de
sua calça para trás, e você é um não-conformista. Será um pouco difícil, necessitará um pouco
de disciplina, mas isto é muito banal e muito estúpido também.
Uma mulher,
atriz e modelo na Itália, sentava-se no principal cruzamento de ruas de Roma,
nua, pedindo às pessoas que se tornassem membros de seu partido político.
Aqueles que estivessem com vontade de se tornar membros de seu partido político
podiam brincar com seus seios e beijá-la. Havia uma multidão, e as pessoas em
fila inscrevendo-se como membros de seu partido. Em apenas um dia ela inscreveu
dez mil pessoas!
Agora ela
declarou que irá concorrer à eleição do parlamento, e a maneira com que irá
fazer a sua campanha e persuadir as pessoas a votar nela será sentar-se em um
carro conversível, nua; ela parará o carro para aquele que lhe der o voto; o
abraçará, o beijará.
Isso
certamente é não-conformismo! Ela se tornará um membro do parlamento; até mesmo
pode se tornar a primeira-ministra da Itália se ela simplesmente disser a todos
os membros: “Se vocês votarem em mim para que eu seja a primeira-ministra do
país, farei amor com vocês neste mesmo salão do parlamento”. Ela é uma das
atrizes mais belas da Itália e a mais bela modelo de toda a Europa.
É fácil ser
não-conformista, mas o que ela pode contribuir para a humanidade? Seus beijos
não serão de ajuda, nem suas tetas. Tudo isso é bom como uma piada, mas ela não
pode trazer uma existência extática para o mundo ou para seu próprio país.
O
não-conformista de todas as épocas tem feito todo o tipo de ato estúpido. Ele
aborrece as pessoas, irrita as pessoas, mas não promove qualquer transformação
neste mundo. E vocês, como sannyasins, não deveriam se interessar por esse tipo
de circo, por esse tipo de divertimento estúpido. Você pode se tornar famoso muito
facilmente...
Um homem nos
Estados Unidos, Robert Ripley, no início do século, tornou-se mundialmente
famoso em três dias - e ele não fez nada. Apenas andou de costas em Nova York,
mantendo com ambas as mãos um espelho à sua frente, assim podia ver atrás dele
e mover-se para trás. Naturalmente ele atraiu a atenção. Em todos os lugares
uma multidão se juntava; todos os jornais publicaram sua foto. Ele tornou-se
notícia de primeira página - foi o primeiro homem que percorreu de costas toda
a cidade de Nova York. Isso tornou-se um ato tão famoso! Finalmente ele
percorreu todos os Estados Unidos de costas, criando grandes notícias em todos
os lugares. As pessoas davam-lhe boas-vindas como a um santo, e tudo o que ele
fazia era carregar um espelho. Isso é
bom para um circo, mas não irá contribuir para trazer nenhum novo valor para a
vida, nenhuma nova cor, nenhuma nova flor, nenhuma nova bênção para as pessoas.
É bom que você
tenha entendido isso - mas não o esqueça.
E é
significativo que na mesma noite você teve um sonho onde: “Eu vi a mim mesmo
sendo perseguido por viver rebeldemente”.
Você tem sido
um não-conformista mas nunca teve qualquer sonho de ser perseguido, porque o
não-conformista se torna no máximo uma diversão, um motivo de risada. Quem se
importa em persegui-lo? Quem tem tempo de persegui-lo? Mas apenas a idéia, a
mudança em sua mente de que a rebelião verdadeira é uma coisa totalmente
diferente, imediatamente produziu um sonho. Isso é significativo. Seu
inconsciente imediatamente lhe avisa para ser cauteloso!
Ser
não-conformista é algo que sempre foi aceito. Ele é parte do sistema e da velha
sociedade podre. Os não-conformistas sempre existiram, e ninguém os crucificou.
Eles não são um perigo para a sociedade ou para os interesses estabelecidos.
Foi um aviso de seu inconsciente ter visto a si mesmo sendo perseguido em um
sonho. “...e eu fiquei com medo. Ao acordar entendi: o que costumava considerar
rebelião era na verdade um jogo seguro para mim, restrito aos limites
aceitáveis. Agora vejo que o espírito rebelde, do qual você tem falado, é algo
muito assustador, mas também algo que anseio tremendamente. Sentir essa
insegurança é parte de se tornar um rebelde?”
Em primeiro
lugar, é certamente arriscado, perigoso.
É somente para
aqueles que têm o coração de um leão, que têm a garra e a dignidade dos seres
humanos.
Não é para
todos.
Somente uns
poucos rebeldes são necessários para criar uma sociedade rebelde; os outros
seguirão o exemplo, mas não irão, por si mesmos, ser rebeldes. Se as pessoas
rebeldes criarem uma sociedade, as massas - tanto quanto hoje elas são parte da
sociedade - tornar-se-ão parte da sociedade rebelde. Mas elas não podem fazer
nada por elas mesmas, pela simples razão de que isso é assustador.
Mas quanto a
mim e ao meu povo, tudo o que é perigoso, arriscado, deveria ser aceito como um
desafio para o seu estado de ser humano, deveria ser aceito como um desafio
para sua coragem, para seu espírito, para sua própria alma. É perigoso - e é
por isso que deveria ser almejado.
Um homem que
vive sem o perigo não vive, absolutamente. Viver perigosamente é a única
maneira de viver; sempre se movendo sobre um fio de navalha. Então a vida tem
um frescor, uma juventude, uma totalidade momento a momento, porque o próximo
momento não é certo, absolutamente.
Aqueles que
estão vivendo convenientemente, confortavelmente, uma vida de classe média... a
palavra “classe média” é insultante; ninguém deveria viver uma vida de classe
média. Essas são as pessoas que insistem
em se apegar ao passado, aos cadáveres, aos princípios podres, aos rituais sem
significado, porque elas estão até mesmo com medo de levantar qualquer questão.
A conveniência delas é mais valiosa do que a sinceridade. Os assim-chamados confortos da classe média
são mais valiosos para elas do que uma vida vivida com intensidade e fogo.
O sannyasin
recebe a iniciação para se tornar uma chama; anseia viver perigosamente,
abandonando todas as conveniências, confortos, movendo-se sempre em direção ao
desconhecido.
Mas a beleza é
que, quando você vive perigosamente e não tem a menor certeza, a menor
garantia, o menor seguro para com o amanhã, você vive hoje ao máximo. Você
espreme o sumo de cada momento em sua totalidade, sabendo perfeitamente bem que
você pode não ter outra chance.
Você ama, e
seu amor não é superficial.
Você vive, e
sua vida está em chamas.
E até mesmo um
único momento de intenso amor e vida é mais valioso do que toda uma eternidade
de fútil adoração, superstições, ideais mortos, servidão, escravidão.
Deus está
falando a Moisés no Monte Sinai e Moisés está balançando sua cabeça em
descrença ao que Deus lhe está dizendo. Com sua face voltada para o céu ele
diz: “Tudo bem, Deus, agora deixe-me ver se entendi bem. Você está me dizendo
que somos o povo escolhido e você quer que cortemos a ponta do nosso o quê?”
Deus, sendo um
cavalheiro, não pôde usar a palavra. E Moisés, sendo um profeta, também não
pôde usar a palavra. Então, como eles resolveram o assunto é um mistério,
porque Deus permaneceu em silêncio. Talvez tenha sido uma descoberta do próprio
Moisés - ele tinha que responder para o seu povo e não podia mostrar sua
ignorância!
Os judeus têm
sofrido apenas por causa desta estranha idéia que aceitaram, de que eles são o
povo escolhido de Deus. Isso parece ser absolutamente... de duas uma, ou Moisés
sonhou com isso ou ele fumou maconha no Monte Sinai - porque eu sei que maconha
cresce no Monte Sinai. Mas alguma coisa saiu errada e ele voltou com a idéia: “Nós
somos o povo escolhido”. Uma vez que isso entrou na cabeça dos judeus, tornou-se
o ego deles, e ninguém mais questiona a respeito.
Eu tenho
investigado muitas escrituras judias, velhas e novas, muitos comentaristas -
até mesmo filósofos muito lógicos e muito importantes, como Martin Buber - mas
ninguém questiona esta idéia estúpida de que os judeus são o povo escolhido de
Deus. Ela é tão confortável, tão conveniente, mas criou toda a sua miséria ao
longo de quatro mil anos, porque os outros povos não a podiam aceitar.
Todo o mundo
tem a sua própria idéia. Os hindus pensam que são o povo escolhido de Deus e
que ele deu aos hindus o primeiro livro sagrado do mundo. Os hindus foram os
primeiros a se tornar uma nação civilizada, e eles têm uma das línguas mais
perfeitas, o sânscrito, que afirmam ser a única língua que Deus entende. Assim,
se você estiver rezando em qualquer outra língua, você está simplesmente
perdendo seu tempo.
Aqui mesmo em
Poona, um homem está ensinando as mulheres, pela primeira vez na história...
Ele pensa que é revolucionário; ele é apenas um não-conformista. Ele está
ensinando rituais sânscritos para mulheres, quais sutras devem ser repetidos em
casamentos, e assim a sacerdotisa pode realizar casamentos - o que nunca
aconteceu na história. Mas o problema é que essas mulheres não sabem - elas nem
ao menos são instruídas - elas não sabem o significado.
Um jornalista
perguntou ao homem alguns dias atrás: “Você está ensinando esses sutras
sânscritos para essas mulheres, preparando-as para serem sacerdotisas em
templos, em casamentos, em outras cerimônias, mas elas não sabem o significado”.
E você sabe sua resposta? Ele disse: “Não é uma questão de elas saberem o
significado. Deus o compreende, portanto, se elas sabem ou não, é absolutamente
sem importância. E a oração certa - isso eu sei - e é a oração que Deus
compreende. É supérfluo se a mulher que a está repetindo sabe ou não o sentido”.
E ele pensa
que está sendo muito rebelde - mas ninguém o está condenando; as pessoas estão
tomando isso como uma piada. E ninguém chamará essas mulheres para realizar
casamentos. Ele pode prepará-las e ninguém chamará essas mulheres para orarem
em seus templos. Ele pode continuar a prepará-las - isso não tem importância, a
não ser que os templos as chamem para serem sacerdotisas, a não ser que as
pessoas comecem a chamá-las para casamentos, nascimentos, morte. É por isso que ninguém está se preocupando
com ele. Mas sua resposta mostra um grande engano que os hindus têm carregado
por milhares de anos - que o sânscrito é a língua de Deus, a única língua que
ele compreende e os únicos livros que ele escreveu. E os hindus são o povo
escolhido de Deus; ele teve todas as suas encarnações dentro do ambiente hindu.
Os alemães
pensam que são a raça mais pura, e esse era o conflito, essa era a razão pela
qual eles queriam destruir os judeus, porque dois povos não podem ser o povo
escolhido de Deus; um tem que ser completamente eliminado. Quando Adolf Hitler
teve êxito em matar seis milhões de judeus, tornou-se mais e mais claro para os
alemães que ele estava certo, porque Deus não estava protegendo os judeus e
também não estava punindo Adolf Hitler.
É muito fácil
se conformar com a sociedade na qual você está vivendo, nunca levantando
nenhuma questão, mesmo se você sentir que alguma coisa é estúpida. Mas apenas
para salvar a sua conveniência você está vendendo a sua alma. Você está se tornando
um escravo espiritual.
Um rebelde não
se deixa escravizar, de maneira alguma - nem mesmo por Deus; pelo homem, nem se
fala...
A afirmação de
Friedrich Nietzsche, “Deus está morto e agora o homem é absolutamente livre”, é
uma afirmação de uma alma rebelde. Seu argumento é claro. Em um outro lugar ele
diz: “Homem e Deus não podem coexistir, porque Deus existirá somente como o
criador e o homem como a criação. Não podemos tolerar essa indignidade, esse
insulto; portanto, declaramos que Deus está morto e o homem é supremo. Agora
ninguém está acima dele”.
Certamente
esses são caminhos perigosos. Mas aqueles que seguiram esses caminhos
desfrutaram a vida em sua glória absoluta, viveram a vida em completo êxtase.
Aqueles que permaneceram ovelhas de classe média, multidões esperando pelo
pastor para vir e salvá-los... a vida deles é tão morna, não é nem quente, nem
fria. É exatamente como um chá que você não gostaria de beber - nem quente, nem
frio, apenas morno.
Não viva uma
vida morna.
Martha, a
autoritária esposa de Harry, levou-o para comprar um par de calças. “Você quer com
botões ou com zíper?”, perguntou o lojista. “Zíper”, respondeu Harry
rapidamente.
“Muito bem,
senhor”, disse o vendedor, “E você quer um zíper de cinco centímetros ou de dez
centímetros?” “Dez centímetros”, Harry disse, antes que Martha pudesse interromper.
Quando eles
saíram, Martha estava furiosa. “Você”, ela disse, “você e o seu zíper de dez
centímetros! Você me lembra o homem que mora ao lado da casa do meu pai. Todas
as manhãs ele atravessa o seu jardim, abre a imensa porta de sua garagem, e
então põe para fora a sua bicicleta”.
Não viva a
vida sobre uma bicicleta!
O que estou
dizendo certamente cria um sentimento de insegurança. Mas o que é segurança? Existe
alguma coisa segura na vida? A segurança existe realmente, ou ela é apenas uma
idéia, uma idéia de consolo que o homem criou para si mesmo? Que segurança
existe?
As pessoas em
Hiroshima e Nagasaki haviam ido para a cama em absoluta segurança; eu penso que
nem ao menos uma única pessoa dentre aquelas duas cidades, duzentas mil
pessoas, foram para a cama com alguma idéia de insegurança. E pela manhã elas
eram somente chamas e cadáveres. Não sobrou nem uma coisa viva, nem mesmo
árvores, nem mesmo pássaros, nem animais, nem o homem. Toda a vida simplesmente
desapareceu. Que segurança existe?
Você pensa que
aqueles seis milhões de judeus haviam jamais pensado que aquelas câmaras de gás
seriam o seu fim, que dentro de um minuto eles simplesmente iriam sair pelas
chaminés como fumaça no céu? Que segurança existe?
Nunca houve
qualquer segurança.
A morte pode
vir a qualquer momento, e ela sempre vem sem aviso, sem anúncio. Ainda assim
continuamos a viver com a idéia de segurança, e sempre que surge a idéia de ser
um rebelde, um espírito rebelde, imediatamente pensamos em segurança.
Mas você não tem
qualquer segurança!
O rebelde
entende isso: não há segurança - portanto, não peça por ela. Viva em
insegurança, porque este é um fato real da vida. Você não pode evitar isso, não
pode impedir isso, assim não há necessidade de se preocupar. Não desperdice
tempo desnecessariamente.
Nos dias em
que Disraeli e Gladstone eram inimigos políticos, a casa do Parlamento
britânico tinha os seus debates mais ardorosos.
Uma vez
Gladstone gritou para o primeiro-ministro: “Sir, você chegará ao seu fim ou na
forca, ou com uma doença venérea”.
Disraeli
ajustou seu monóculo e replicou com uma imperturbável calma: “Eu diria, Sir
Gladstone, que depende de eu abraçar os seus princípios, ou a sua senhora”.
Leve a vida
com naturalidade. Seja imperturbável e mova-se com força, poder e dignidade em
direção ao desconhecido, em direção à escuridão, alegremente, dançando.
Você nada tem
a perder, mas tudo a ganhar.
Osho