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sexta-feira, 1 de março de 2013

Não há solução para nenhum problema psicológico

Pergunto a mim mesmo por que desejamos permanência. Ora, por certo, o desejo de permanência é uma reação ao conflito. Vemo-nos num estado de constante desejar e não desejar, de "ida e vinda", de esperança e desespero. Trava-se a todas as horas uma batalha dentro de nós mesmos, e desejamos um pouco de paz, um lugar aonde nos refugiarmos, um Deus para nos dar o descanso completo dessa batalha de ansiar preenchimento e não consegui-lo, de amar e não ser correspondido, etc. Assim, nosso desejo de permanência é uma reação ao conflito. Discutiremos mais adiante sobre se existe essa coisa chamada "permanência"; mas primeiramente devemos ver com clareza que desejamos permanência, paz duradoura, unicamente porque nos achamos em conflito. Se nenhum conflito houvesse em nós, não procuraríamos um estado de paz permanente.

Ora, a questão é se a mente pode, ou não, libertar-se de qualquer espécie de conflito. É possível a vós e a mim ficarmos totalmente livres de conflito? Ou a vida tem de ser, inevitavelmente, uma luta perpétua, do nascimento à morte? Luta, contradição, conflito dos opostos — se admitimos que tudo isso é inevitável, o problema então é de como tornar o conflito o mais suave, o mais "espiritualizado" possível. É o que tenta a maioria das civilizações. Devemos, pois, ver bem claro se estamos apenas tentando "espiritualizar" o conflito, ou se desejamos eliminá-lo completamente. Estamo-nos referindo ao conflito psicológico existente em cada um de nós e que posteriormente se "projeta" no mundo, como conflito entre grupos, raças e nações.

Para mim, o simples "espiritualizar" do conflito interior não resolve o problema, porque o conflito continua existente; e o conflito é sempre muito destrutivo. Por mais sutil e "espiritualizado" que se torne, por mais "cientifico", "sofisticado", analisado ou racionalizado que o façamos, o conflito torna a mente embotada, estúpida. Torna a mente incapaz e transcender a si própria. Isso me parece estar bastante claro e não necessitar de tais explicações.

A questão, pois, é: Como podeis ficar totalmente livre de conflito? Isso não significa que devais procurar um método ou sistema, porque, nesse caso, ficais vinculado ao sistema e começa novo conflito: o conflito entre o que sois e o que deveríeis ser.

É possível eliminar completamente o conflito? Esta é que é a questão. Para mim, a eliminação do conflito é decididamente essencial. Não porque eu seja uma pessoa indolente ou de temperamento inativo, mas porque vejo o que o conflito causa. Exteriormente, pode-se ver muito bem o que o conflito acarreta: competição entre os vários grupos comerciais e políticos, conducente a guerras devastadoras entre este e aquele país. E interiormente ele é muito pior, pois é o conflito interior que "projeta" o conflito exterior. Quando há conflito interior, há uma tensão que poderá determinar certas atividades artísticas. Poderá essa tensão expressar-se no surrealismo, ou objetivismo, ou não-subjetivismo; ou o indivíduo poderá escrever um livro — ou acabar no hospício.

Ora, fomos educados desde pequenos para a competição. Nossos exames são "competitivos", e na escola procuramos obter "notas" melhores do que as dos outros — conheceis bem o sistema. Fomos criados nessa base: psicologicamente sempre desejando mais e nos servindo de nossas funções para alcançarmos posição. E pode-se ver o que o conflito causa à mente. Com efeito, ele torna a mente velha, insensível, embotada. Um homem ambicioso está perenemente em conflito, não conhece um só momento de paz; nunca saberá o que é amor. E desde o começo somos estimulados a ser ambiciosos. O conflito está firmemente arraigado em nós, em diferentes níveis, superficial e muito profundamente.

Ora, é possível viver neste mundo — psicologicamente e, por conseguinte, exteriormente — sem conflito de nenhuma espécie? Por favor, não digais ser possível ou impossível, pois não o sabeis. Digo ser possível, porque para mim é um fato; mas para vós não é um fato e, por conseguinte, precisais averiguar.
É possível eliminar o conflito, não parcialmente ou em pequenos fragmentos, porém, totalmente? Isto é, pode a mente ficar livre do passado, deixar de dizer "Serei algo amanhã"? Ser livre de conflito implica a cessação completa do motivo ou intenção de "chegar a alguma parte", alcançar algo: alcançar a fama, a virtude, cultivar o ideal, repudiar a cólera, a fim de ser mais pacífico, etc.

Mas isso não é um simples jogo infantil; requer grande soma de compreensão, percebimento.

Psicologicamente, terminar o conflito é "ser nada"; e a maioria de nós tem medo de enfrentar o "ser nada" — literalmente nada. Mas, afinal de contas, que sois vós? Que são todos os V.I.P.s (very important people) — a gente muito importante? Tirem-se-lhes os títulos, as posições, as decorações, todas essas bugigangas, e eles ficaram reduzidos a nada. E quer-me parecer que nós, a gente comum, também estamos tentando, de várias maneiras, tornar-nos algo; mas, interiormente, não somos absolutamente nada. E, porque não ser nada? Sejais nada – mas não procureis tornar-vos nada, pois isso só vem criar outro problema.

Ora, estamos tratando de uma questão muito séria e não de permutar uma poucas palavras e escutar umas poucas ideias. Ser realmente nada implica tremenda meditação interior — meditação real. Mas, por ora, não vamos tratar disso.

O importante é ser nada, imediatamente, sem procurar manter esse estado; porque, se sois nada, nada sois. Não tendes a necessidade de manter esse estado. É a ideia de que deveis alcançar, ou manter um certo estado, que gera o conflito, porque então vos vedes de novo empenhado na luta para vos tornardes algo.

Temos, em seguida, a questão de se há alguma coisa permanente. Existe alguma coisa permanente? Que se entende por "permanência"? Este prédio durará talvez uns cem anos, se não for destruído pelo fogo, por uma bomba, ou o que quer que seja. Mas necessitamos, psicologicamente, de tal permanência? Precisamos da perpetuação disso que somos, com todas as nossas lutas, nossa mediocridade, nossa insignificância, nossos desesperos, angústias, sentimento de culpa? Direis: "Isto é apenas superfície, e nós temos de ultrapassá-la; e ultrapassá-la significa encontrar algo permanente". E projetais, assim, a ideia da alma como entidade permanente; nutris ideias a respeito do céu, de Jesus, e credes em Deus. Mas, existe alguma coisa permanente? Quando consideramos este assunto, quando i investigamos e compreendemos, não descobrimos que nada existe de permanente, exterior nem interiormente? Biologicamente, estai-vos modificando todos os dias, todos os minutos; vosso sangue muda de sete em sete anos. Mas, psicologicamente, intelectualmente, estais apegados a certas ideias, e não há bomba que possa destruir essas ideias. Sois ingleses, católico, isto ou aquilo, e assim ficais pelo resto da vida; nada pode abalar vossa posição. Isso, pois, é que é permanência, não? E se essa permanência for apenas uma reação à contradição, ao conflito — como de fato é — que acontece? Se tudo está realmente em fluxo, em movimento, se a vida flui incessantemente, como pode então a mente — sustentada pelo tempo, pelo reconhecimento, e apegada à permanência — como pode a mente reconhecer o atemporal, o ilimitado, o irreconhecível?

Sabeis que para os que são religiosos, no sentido convencional, Deus é uma entidade permanente, que existe de eternidade em eternidade. E se não temos inclinação religiosa, inventamos substitutos: o Estado, a ideologia, esta ou aquela Utopia. Quer estejamos em Moscou, quer em Roma, a coisa é essencialmente a mesma.

Ora, não é possível, psicologicamente, sairmos do tempo e não pensarmos absolutamente em termos de permanência ou impermanência? Não pode uma pessoa viver, existir num tempo — considerado como hoje e amanhã — que todas as agonias do anseio, todas as lembranças e expectativas sejam coisas mortas?

Agora, para um problema tão sério como este, não há resposta "sim" ou "não". Há apenas um processo de investigação, o qual revela o que é verdadeiro e o que é falso. Essa revelação, essa percepção é muito mais importante do que o achar uma resposta. Não há solução para nenhum problema psicológico. Há solução para os problemas mecânicos. Mas um problema psicológico tem de ser investigado, tendes de penetrá-lo mui profundamente, por vós mesmo; e conforme olhais, investigais, percebeis, o problema desaparece. Deixa de ser uma carga, estais livre dele. O inteiro processo de pensar, tal como o conhecemos, cessa; e, então, talvez, apresente-se algo totalmente novo.   

Krishnamurti – 10 de junho de 1962
O Homem e Seus Desejos em Conflito - ICK
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"Quando você compreende, quando chega a saber,
então traz toda a beleza do passado de volta
e dá a esse passado o renascimento, renova-o,
de forma que todos os que o conheceram
possam estar de novo sobre a terra
e viajar por aqui, e ajudar as pessoas." (Tilopa)



"Nos momentos tranqüilos da meditação, a vontade de DEUS pode tornar-se evidente para nós. Acalmar a mente, através da meditação, traz uma paz interior que nos põe em contato com DEUS dentro de nós. Uma premissa básica da meditação, é que é difícil, senão impossível, alcançar um contato consciente, à não ser que a mente esteja sossegada. Para que haja um progresso, a comum sucessão ininterrupta de pensamentos tem de parar. Por isso, a nossa prática preliminar será sossegar a mente e deixar os pensamentos que brotam morrerem de morte natural. Deixamos nossos pensamentos para trás, à medida que a meditação do Décimo Primeiro Passo se torna uma realidade para nós. O equilíbrio emocional é um dos primeiros resultados da meditação, e a nossa experiência confirma isso." (11º Passo de NA)


"O Eu Superior pode usar algum evento, alguma pessoa ou algum livro como seu mensageiro. Pode fazer qualquer circunstância nova agir da mesma forma, mas o indivíduo deve ter a capacidade de reconhecer o que está acontecendo e ter a disposição para receber a mensagem". (Paul Brunton)



Observe Krishnamurti, em conversa com David Bohn, apontando para um "processo", um "caminho de transformação", descrevendo suas etapas até o estado de prontificação e a necessária base emocional para a manifestação da Visão Intuitiva, ou como dizemos no paradigma, a Retomada da Perene Consciência Amorosa Integrativa...


Krishnamurti: Estávamos discutindo o que significa para o cérebro não ter movimento. Quando um ser humano ESTEVE SEGUINDO O CAMINHO DA TRANSFORMAÇÃO, e PASSOU por TUDO isso, e esse SENTIDO DE VAZIO, SILÊNCIO E ENERGIA, ele ABANDONOU QUASE TUDO e CHEGOU AO PONTO, à BASE. Como, então, essa VISÃO INTUITIVA afeta a sua vida diária? Qual é o seu relacionamento com a sociedade? Como ele age em relação à guerra, e ao mundo todo — um mundo em que está realmente vivendo e lutando na escuridão? Qual a sua ação? Eu diria, como concordamos no outro dia, que ele é o não-movimento.

David Bohn: Sim, dissemos que a base era movimento SEM DIVISÃO.

K: Sem divisão. Sim, correto. (Capítulo 8 do livro, A ELIMINAÇÃO DO TEMPO PSICOLÓGICO)


A IMPORTÂNCIA DA RENDIÇÃO DIANTE DA MENTE ADQUIRIDA
Até praticar a rendição, a dimensão espiritual de você é algo sobre o que você lê, de que fala, com que fica entusiasmado, tema para escrita de livros, motivo de pensamento, algo em que acredita... ou não, seja qual for o caso. Não faz diferença. Só quando você se render é que a dimensão espiritual se tornará uma realidade viva na sua vida. Quando o fizer, a energia que você emana e que então governa a sua vida é de uma frequência vibratória muito superior à da energia mental que ainda comanda o nosso mundo. Através da rendição, a energia espiritual entra neste mundo. Não gera sofrimento para você, para os outros seres humanos, nem para qualquer forma de vida no planeta. (Eckhart Tolle em , A Prática do Poder do Agora, pág. 118)


O IMPOPULAR DRAMA OUTSIDER — O encontro direto com a Verdade absoluta parece, então, impossível para uma consciência humana comum, não mística. Não podemos conhecer a realidade ou mesmo provar a existência do mais simples objeto, embora isto seja uma limitação que poucas pessoas compreendem realmente e que muitas até negariam. Mas há entre os seres humanos um tipo de personalidade que, esta sim, compreende essa limitação e que não consegue se contentar com as falsas realidades que nutrem o universo das pessoas comuns. Parece que essas pessoas sentem a necessidade de forjar por si mesmas uma imagem de "alguma coisa" ou do "nada" que se encontra no outro lado de suas linhas telegráficas: uma certa "concepção do ser" e uma certa teoria do "conhecimento". Elas são ATORMENTADAS pelo Incognoscível, queimam de desejo de conhecer o princípio primeiro, almejam agarrar aquilo que se esconde atrás do sombrio espetáculo das coisas. Quando alguém possui esse temperamento, é ávido de conhecer a realidade e deve satisfazer essa fome da melhor forma possível, enganando-a, sem contudo jamais poder saciá-la. — Evelyn Underhill