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quarta-feira, 14 de agosto de 2013

Enxertos sobre educação

A educação que prevaleceu no passado é muito insuficiente, incompleta e superficial. Ela somente produz pessoas capazes de ganhar sua subsistência, mas ela não fornece nenhum "insight" no simples viver. E não é somente incompleta, ela é também prejudicial porque é baseada na competição. Qualquer tipo de competição é, bem no fundo, violenta e cria pessoas desamorosas. Todo o esforço delas é alcançar nome, fama e todos os tipos de ambição. Obviamente elas têm que lutar e entrar em conflito. Isso destrói sua alegria e sua amizade... Mas essa educação insignificante predomina em todo o mundo... Neste sentido, quase todo mundo é analfabeto, mesmo aqueles que têm grandes diplomas são analfabetos nas grandes áreas da vida.
Osho - Do livro: O Novo Homem - Ed. Gente - página 43

O sistema educacional deveria ensinar-lhe a arte de viver, deveria ensinar-lhe a arte de amar, deveria ensinar-lhe a arte de meditar, deveria finalmente ensinar-lhe a arte de morrer gloriosamente. O seu sistema de educação não é educacional. Ele cria apenas balconistas, chefes de estação, carteiros, soldados, e você chama isso de educação. Você foi iludido, mas a fraude é tão antiga que você a esqueceu completamente. E você continua na mesma rotina.
Osho - A Nova Criança - Editora Eco - Página 11

Ao trabalhar com tantas pessoas diferentes ano após ano, ouvi jovens e idosos expressarem os mesmos sentimentos. Muitos são aqueles que, apesar de riqueza, educação e sucesso profissional, estão insatisfeitos com suas vidas, e sentem uma profunda fome interior que não sabem como saciar. Tarthang Tulku – Conhecimento da Liberdade – Ed. Dharma

A padronização do homem conduz à mediocridade. Ser diferente do grupo ou resistir ao ambiente não é fácil, e não raro é arriscado.... Com o avançar da idade, a mente e o coração vão se embotando cada vez mais... este medo da vida, este medo à luta e à experiência nova, mata em nós o espírito de aventura; por causa de nossa criação e educação, temos medo de ser diferentes do nosso próximo, tememos pensar em desacordo com o padrão social vigente, num falso respeito à autoridade e à tradição... A grande maioria dentre nós não tem o verdadeiro espírito de descontentamento, de revolta.
Krishnamurti - A Educação e o significado da vida

Quase todos vós procedeis de famílias ou de escolas onde fostes educados para respeitar a posição. Vosso pai e vossa mãe têm posição, o diretor tem posição, e, por conseguinte, já vindes para aqui com medo, com esse respeito à posição. Mas, temos de criar na escola uma atmosfera de liberdade, e isso só pode acontecer quando há função sem posição e, por conseguinte, um sentimento de igualdade. O verdadeiro encargo da educação correta é encaminhar-vos para serdes um ente humano valoroso e sensível, um ente humano sem medo e sem falsa idéia do respeito devido à posição.
Krishnamurti - A Cultura e o Problema Humano - Ed. Cultrix

A função da educação é proporcionar ao estudante abundantes conhecimentos em vários setores do esforço humano e ao mesmo tempo libertar sua mente de toda tradição, para ser capaz de investigare descobrir. De outro modo, a mente se torna mecânica, toda ocupada pelo mecanismo do conhecimento. A menos que se liberte constantemente de sua acumulação de tradições, a mente é incapaz de descobrir o Supremo, o Eterno; mas, é óbvio que ela deve adquirir crescente conhecimento e instrução, para habilitar-se a tratar de coisas de que o homem necessita e que deve produzir.
Krishnamurti - A Cultura e o Problema Humano - Ed. Cultrix

O verdadeiro revolucionário é aquele que está livre de toda e qualquer influência, livre das ideologias e complicações da sociedade, que é a expressão da vontade coletiva da maioria; e vossa educação não vos está encaminhando para serdes um revolucionário com qualidade. Pelo contrário, está-vos encaminhando para vos ajustardes ao que já existe ou simplesmente para reformá-lo.
Krishnamurti - A Cultura e o Problema Humano - Ed. Cultrix

Só a educação correta poderá eliminar a avidez, o medo, a ânsia de aquisição, habilitando-nos a erguer uma cultura radicalmente nova, um mundo inteiramente diferente; e só haverá educação correta, quando a mente desejar verdadeiramente compreender a si própria e libertar-se do sofrimento.
Krishnamurti - A Cultura e o Problema Humano - Ed. Cultrix

A função da educação não é simplesmente preparar-vos para exames, porém, sim, ajudar-vos a compreender todo o este problema do viver - que inclui sexo, ganhar sustento, ter alegria, iniciativa, ser ardoroso e saber pensar profundamente. É também nosso problema descobrir o que é Deus - a verdadeira base de nossa vida. Sem adequados alicerces, nenhuma casa pode ficar de pé por muito tempo, e todo engenho e todas as invenções do homem nada significarão se não estivermos investigando o que é Deus ou a Verdade.
Krishnamurti - A Cultura e o Problema Humano - Ed. Cultrix

A função essencial da escola não é desenvolver a iluminação dos espíritos, mas é promover a transferência da ideologia da classe dominante para os dominados. função da escola é "fazer a cabeça" das crianças de todas as classes, dentro dos moldes ideológicos das classes dominantes e, num certo limite, aburguesar o trabalhador dentro de um campo estreito, para que se produza como e enquanto trabalhador; para que ele não tenha veleidade de querer se reproduzir como dono do capital, como um provável elemento subversivo da ordem.
Florestan Fernandes

O primeiro dever do homem em sociedade é de ser útil aos membros dela; e cada um deve, segundo as suas forças físicas ou morais, administrar, em benefício da mesma, os conhecimentos, ou talentos, que a natureza, a arte ou a educação lhe prestou. O indivíduo, que abrange o bem geral duma sociedade, vem a ser o membro mais distinto dela; as luzes, que ele espalha, tiram das trevas, ou da ilusão, aqueles, que a ignorância precipitou no labirinto da apatia, da inépcia e do engano.
Hipólito José da Costa

Educação sem caráter é como uma fruta sem suco ou como uma vaca que não fornece leite. É por esta razão que o professor só pode ensinar após colocar em prática seus ensinamentos. Assim ele estará estabelecendo um ideal para o mundo. Um professor pode ensinar bem, pode mostrar métodos fáceis, mas se sua conduta não estiver de acordo com o que ele diz, ninguém o seguirá, ninguém se importará com ele. O governo pode gastar muito dinheiro, mas não é possível treinar em Valores Humanos. Os Valores Humanos não são passíveis de serem obtidos de um texto e nem fornecidos por qualquer companhia, não podem ser presenteados por amigos e nem comprados no mercado. São uma atitude natural que provém do coração.
Sathya Sai Baba

Não precisamos de um país de gênios. Precisamos de um país com a maioria de pessoas acima da mediocridade, capazes de escapar da estúpida combinação deste começo de milênio: a mídia sem compromisso com o futuro e um sistema educacional estagnado que tentam transformar o Brasil num país habitado por uma maioria de medíocres-idiotas...
Luciano Pires - profissional de comunicação - jornalista - escritor - palestrante - cartinista

Para se criar um ente humano inteligente, há necessidade de uma completa revolução no pensar. Um ente humano inteligente significa um ente humano se medo, não limitado pela tradição, o que não implica que deva ser amoral. Tendes de ajudar o vosso filho a ser livre, para descobrir e para criar uma sociedade nova - e não uma sociedade amoldada a algum padrão, tal seja o de Marx, o católico ou o capitalista. Requer isso muita reflexão, interesse e amor - não meras discussões sobre o amor. Se amássemos realmente os nossos filhos haveríamos de interessar-nos pela educação correta.
krishnamurti - Autoconhecimento base da sabedoria

Qual é a função da educação? Não é a de preparar o estudante, o jovem ou a jovem, para enfrentar a vida, para viver sem temor? Meu espírito está nublado pelo temor, quando há competição. Há temor quando não sei enfrentar este vasto e complexo problema do viver. Há temor quando sou ambicioso. O homem feliz não é ambicioso, e só os ambiciosos são infelizes. A função da educação, pois, não é a de ajudar o estudante, para que cresça sem temor e possa enfrentar a vida inteligentemente, e não de acordo com a vossa inteligência, ou a minha inteligência, não de acordo com vossas idiossincrasias ou vossa condição religiosa, política ou econômica; para que cresça plenamente, integralmente, como um ente humano completo?
Krishnamurti - O Problema da Revolução Total - ICK

Uma das maiores causas do abaixamento do nível do ensino, nos últimos dez anos pelo menos, é a nosso ver o que há muito chamamos de "pacto da mediocridade". Refere-se essa expressão a um acordo tácito que, habitualmente, tem ocorrido entre professor e aluno, no processo ensino-aprendizagem, em que nem o primeiro ensina, nem o segundo aprende, mas ambos cumprem aparentemente as suas obrigações, um no seu comodismo escondendo a sua deficiente formação, outro no seu mínimo esforço ocultando a sua ignorância. Desde logo o aluno percebe que o professor é mal formado, tem lacunas imperdoáveis, mas não o questiona, aceita-o, admite-o, tolera-o, em troca do favor da promoção gratuita, com que o docente, sem condição de exigência alguma, falseia o seu processo de avaliação.
João de Almeida

No mundo moderno, a educação tem se preocupado não com o cultivo da inteligência, mas do intelecto, da memória e suas habilidades. Nesse processo pouco acontece além da transmissão de informações daquele que ensina para quem é ensinado, do líder para o seguidor, produzindo um modo de vida mecânico e superficial. Nisso não há quase nada de relacionamento humano.
Krishnamurti - A Arte de Aprender - Terra Sem Caminho - Pág 221

Uma escola certamente é um lugar onde se aprende sobre a totalidade, o todo da vida. A excelência acadêmica é absolutamente necessária, mas uma escola inclui muito mais que isso. É um lugar onde tanto quem ensina quanto quem é ensinado investigam não somente o mundo exterior, o mundo do conhecido, mas também seu próprio pensar, seu próprio comportamento. A partir disso, eles começam a descobrir o próprio condicionamento e como o condicionamento distorce o pensar. Esse condicionamento é o eu, ao qual é dado uma tremenda e cruel importância. A libertação do condicionamento e de sua miséria começa com essa percepção. É somente em tal liberdade que um verdadeiro aprender pode acontecer. Nesta escola é responsabilidade do professor sustentar, junto com o aluno, uma investigação cuidadosa para com as implicações do condicionamento e, assim, terminá-lo.
Krishnamurti - A Arte de Aprender - Terra Sem Caminho - Pág 221

Não basta ensinar ao homem uma especialidade, porque se tornará assim uma máquina utilizável e não uma personalidade. É necessário que adquira um sentimento, um senso prático daquilo que vale a pena ser empreendido, do que é belo e moralmente correto.
Albert Einstein

A mente do homem tornou-se poluída por causa da educação moderna. Quando a mente está poluída, como o homem pode evoluir na vida? Ele pode ser muito educado e ocupar posições de autoridade com nome e fama. Mas todas as suas realizações se provarão fúteis se ele não souber o que deve saber. O que ele deve saber? O princípio do Eu Superior. Para levar uma vida feliz neste mundo, é suficiente se vocês souberem que são a personificação do Eu Superior e que cada um também o é. Vocês estão sujeitos à miséria porque são incapazes de entender esta verdade sutil.
Bhagavan

Hoje a educação que os estudantes procuram é somente mundana em sua natureza.
Eles estudam livros, fazem exames e conseguem diplomas.
Eles fazem tudo isso só por causa de seu sustento.
Uma pessoa tola gaba-se de sua educação e inteligência, contudo não conhece a si mesmo.
Qual o uso de toda a educação que adquiriu, se ela não pode abandonar suas qualidades más?
Toda a educação mundana a levará somente à argumentação vã, não à sabedoria total.
A educação não pode levá-la a imortalidade.
Então, o homem deve adquirir aquela sabedoria que o fará imortal.
Poema télugu

A escola por mais avançada e esclarecida que seja, não procura desenraizar o trabalhador. Ela tenta, ao contrário, promover a integração do trabalhador à sua condição de agente da força de trabalho. Tenta conformá-lo a essa condição, e o capitalismo monopolista conseguiu levar isso muito longe porque, na sociedade de classe atual, existem várias compensações que tornam o trabalhador mais ou menos tolerante à aceitação dessa condição.
Florestan Fernandes

"A grandeza de um homem se define por sua imaginação. E sem uma educação de primeira qualidade, a imaginação é pobre e incapaz de dar ao homem instrumentos para transformar o mundo"
Florestan Fernandes


Aqueles que estiverem seriamente dedicados à criação do tipo certo de educação tem a responsabilidade não só de pôr em prática tudo o que compreenderem, mas também de ajudar os outros a chegar a mesma compreensão. O magistério é a profissão mais nobre - se é que se pode chamar-lhe de profissão. É uma arte que requer não realização intelectual, mas infinita paciência e amor.
Krishnamurti - O Verdadeiro Objetivo da Vida - Cultrix


A educação é um "processo" que dura toda a vida, e não só na idade escolar.
Krishnamurti - O Problema da Revolução Total - ICK


Há confusão, e um vasto plano de condicionamento da mente vai sendo levado a cabo pela chamada educação, pela inculcação de várias doutrinas religiosas e políticas. O comunismo, tal como o catolicismo, agrilhoa a mente pela maneira mais completa, e a mesma coisa estão fazendo as outras religiões, numa escala mais modesta.
Krishnamurti - Austrália e Holanda - 1955

Porque somos tão áridos, vazios e sem amor é que deixamos os governos e os sistemas se encarregarem da educação de nossos filhos e da direção de nossas vidas; mas os governos precisam de técnicos eficientes e não de entes humanos, pois que estes se tornam perigosos para os governos - assim como para as religiões organizadas. É por isso que os governantes e as religiões organizadas tem tanto interesse em controlar a educação.
Krishnamurti - A Educação e o Significado da Vida

As pessoas destituídas de diplomas acadêmicos são os melhores mestres, porque tem disposição para experimentar. Não sendo especialistas, tem interesse em aprender, em compreender a vida. Para o verdadeiro educador, ensinar não é uma técnica, é vocação; como um grande artista, preferiria morrer à mingua que renunciar ao trabalho criador. Quem não sentir esse ardente desejo de ensinar não deve ser preceptor. É de suma importância que o indivíduo descubra por si mesmo se têm esse dom, em vez de apenas deixar-se impelir para o ensino, por constituir um meio de vida.
Krishnamurti - A Educação e o Significado da Vida

Cuidar de fato é cuidar como faria a uma árvore ou uma planta, regando, observando suas necessidades, a melhor terra para ela, tomando conta com bondade e ternura – mas quando você prepara seus filhos para se ajustarem à sociedade você os está preparando para serem mortos. Se você amasse seus filhos não haveria nenhuma guerra.
Krishnamurti - - Liberte-se do passado



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"Quando você compreende, quando chega a saber,
então traz toda a beleza do passado de volta
e dá a esse passado o renascimento, renova-o,
de forma que todos os que o conheceram
possam estar de novo sobre a terra
e viajar por aqui, e ajudar as pessoas." (Tilopa)



"Nos momentos tranqüilos da meditação, a vontade de DEUS pode tornar-se evidente para nós. Acalmar a mente, através da meditação, traz uma paz interior que nos põe em contato com DEUS dentro de nós. Uma premissa básica da meditação, é que é difícil, senão impossível, alcançar um contato consciente, à não ser que a mente esteja sossegada. Para que haja um progresso, a comum sucessão ininterrupta de pensamentos tem de parar. Por isso, a nossa prática preliminar será sossegar a mente e deixar os pensamentos que brotam morrerem de morte natural. Deixamos nossos pensamentos para trás, à medida que a meditação do Décimo Primeiro Passo se torna uma realidade para nós. O equilíbrio emocional é um dos primeiros resultados da meditação, e a nossa experiência confirma isso." (11º Passo de NA)


"O Eu Superior pode usar algum evento, alguma pessoa ou algum livro como seu mensageiro. Pode fazer qualquer circunstância nova agir da mesma forma, mas o indivíduo deve ter a capacidade de reconhecer o que está acontecendo e ter a disposição para receber a mensagem". (Paul Brunton)



Observe Krishnamurti, em conversa com David Bohn, apontando para um "processo", um "caminho de transformação", descrevendo suas etapas até o estado de prontificação e a necessária base emocional para a manifestação da Visão Intuitiva, ou como dizemos no paradigma, a Retomada da Perene Consciência Amorosa Integrativa...


Krishnamurti: Estávamos discutindo o que significa para o cérebro não ter movimento. Quando um ser humano ESTEVE SEGUINDO O CAMINHO DA TRANSFORMAÇÃO, e PASSOU por TUDO isso, e esse SENTIDO DE VAZIO, SILÊNCIO E ENERGIA, ele ABANDONOU QUASE TUDO e CHEGOU AO PONTO, à BASE. Como, então, essa VISÃO INTUITIVA afeta a sua vida diária? Qual é o seu relacionamento com a sociedade? Como ele age em relação à guerra, e ao mundo todo — um mundo em que está realmente vivendo e lutando na escuridão? Qual a sua ação? Eu diria, como concordamos no outro dia, que ele é o não-movimento.

David Bohn: Sim, dissemos que a base era movimento SEM DIVISÃO.

K: Sem divisão. Sim, correto. (Capítulo 8 do livro, A ELIMINAÇÃO DO TEMPO PSICOLÓGICO)


A IMPORTÂNCIA DA RENDIÇÃO DIANTE DA MENTE ADQUIRIDA
Até praticar a rendição, a dimensão espiritual de você é algo sobre o que você lê, de que fala, com que fica entusiasmado, tema para escrita de livros, motivo de pensamento, algo em que acredita... ou não, seja qual for o caso. Não faz diferença. Só quando você se render é que a dimensão espiritual se tornará uma realidade viva na sua vida. Quando o fizer, a energia que você emana e que então governa a sua vida é de uma frequência vibratória muito superior à da energia mental que ainda comanda o nosso mundo. Através da rendição, a energia espiritual entra neste mundo. Não gera sofrimento para você, para os outros seres humanos, nem para qualquer forma de vida no planeta. (Eckhart Tolle em , A Prática do Poder do Agora, pág. 118)


O IMPOPULAR DRAMA OUTSIDER — O encontro direto com a Verdade absoluta parece, então, impossível para uma consciência humana comum, não mística. Não podemos conhecer a realidade ou mesmo provar a existência do mais simples objeto, embora isto seja uma limitação que poucas pessoas compreendem realmente e que muitas até negariam. Mas há entre os seres humanos um tipo de personalidade que, esta sim, compreende essa limitação e que não consegue se contentar com as falsas realidades que nutrem o universo das pessoas comuns. Parece que essas pessoas sentem a necessidade de forjar por si mesmas uma imagem de "alguma coisa" ou do "nada" que se encontra no outro lado de suas linhas telegráficas: uma certa "concepção do ser" e uma certa teoria do "conhecimento". Elas são ATORMENTADAS pelo Incognoscível, queimam de desejo de conhecer o princípio primeiro, almejam agarrar aquilo que se esconde atrás do sombrio espetáculo das coisas. Quando alguém possui esse temperamento, é ávido de conhecer a realidade e deve satisfazer essa fome da melhor forma possível, enganando-a, sem contudo jamais poder saciá-la. — Evelyn Underhill