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terça-feira, 6 de agosto de 2013

Sobre a crença na reencarnação

Uma forma de segurança religiosa é a crença na reencarnação, a crença em vidas futuras, com tudo o que a crença implica. Digo que quando um homem está preso por uma crença ele não pode conhecer o preenchimento da vida. O homem que vive plenamente atua partindo daquela fonte em que não existe reação, mas somente ação; mas o homem que procura segurança, fuga, precisa agarrar-se a uma crença porque dela lhe deriva um apoio contínuo, encorajamento à sua falta de compreensão.(1)

O que acontece quando você perde uma pessoa por morte? A reação imediata é um sentimento de paralisia, e quando se sai desse estado de choque, existe aquilo que chamamos sofrimento. Agora, o que significa essa palavra? Sua companhia, as palavras confortantes, os passeios, as muitas coisas boas que você fez e esperava ainda fazer, juntos – tudo que isto lhe é tirado em segundos, e você é deixado vazio, nu, e solitário. É isso que incomoda, e contra isso é o que a mente se rebela: ser repentinamente abandonada, totalmente sozinha, deixada sem qualquer apoio. Agora, o que importa é viver com esse vazio, justamente isso, viver com ele sem nenhuma reação, sem racionalizar, sem fugir por meios de médiuns, por teorias de reencarnação e toda essa bobagem estúpida, e viver isso com todo seu ser. E se você for passo a passo, notará que existe um fim no sofrimento – um final real, não só um final verbal, não, o final superficial que vem por fuga, por identificação com um conceito, ou compromisso com uma ideia. Então você notará que nada existe onde se proteger, porque a mente está completamente vazia, já não está reagindo, no sentido de tentar preencher esse vazio, então, todo sofrimento terá chegado ao fim, e terá início outra viagem – uma viagem que não tem fim e nem começo. Existe uma imensidão que está além de toda medida, mas você não pode entrar neste mundo sem a eliminação total do sofrimento.(2)

Você quer que eu lhe dê garantia que você viverá outra vida, porém nisso não existe felicidade ou sabedoria. A procura por imortalidade através da reencarnação é essencialmente egoísta, e portanto não verdadeira. Sua procura por imortalidade é só outra forma do desejo de continuidade de reações auto-defensiva do ego contra a vida e a inteligência. Tal ânsia só pode conduzir à ilusão. Assim o que importa é, não se há reencarnação, mas a percepção perfeita do que acontece no presente. E você só pode fazer isso quando sua mente e coração já não estiverem se protegendo contra a vida. A mente é esperta e sutil em sua autodefesa, e tem que descobrir por si mesma a natureza ilusória da auto-proteção. Isto significa que você tem que pensar e agir de forma totalmente nova. Você precisa se libertar da rede de falsos valores que o meio lhe impôs. Deve haver incondicional desnudamento. Então existe imortalidade, a realidade.(3)

Vamos descobrir o que você quer dizer com reencarnação – a verdade disto, não o que você acredita, não o que alguém lhe contou, ou o que seu instrutor disse. Certamente, é a verdade que liberta, não sua própria conclusão, sua própria opinião... Quando você diz, "eu" reencarnarei”, você tem que conhecer o que é esse "eu"... É o “eu” uma entidade espiritual? É o “eu” alguma coisa contínua, é o “eu” algo independente da memória, experiência, conhecimento? Ou o “eu” é uma entidade espiritual, ou é somente um processo do pensamento. Ou é atemporal, algo que nós chamamos espiritual, não mensurável em termos de tempo, ou está dentro do limite do tempo, do campo da memória, do pensamento. Ou uma coisa ou outra! Vamos descobrir se isso está além da medida do tempo. Eu espero que você esteja acompanhando tudo isso. Vamos descobrir se o “eu” é em essência algo espiritual. Vejamos, por "espiritual" nós queremos dizer, algo incapaz de ser condicionado, algo que não é a projeção da mente humana, algo que não está dentro do limite do pensamento, algo que não morre. Quando nós falamos de uma entidade espiritual, obviamente, nós queremos dizer algo que não está dentro do campo da mente. Agora, é o “eu” uma entidade espiritual? Se for uma entidade espiritual, deve estar completamente além do tempo, então não pode reencarnar ou ter continuidade... Aquilo que tem continuidade nunca pode renovar-se. Enquanto o pensamento continua através da memória, do desejo, da experiência, nunca pode se renovar, portanto, aquilo que continua não pode conhecer o real.(4)

(1)Krishnamurti - Itália e Noruega
(2)Krishnamurti – O Livro da Vida
(3)Krishnamurti - O Livro da Vida
(4)Krishnamurti - O Livro da Vida

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"Quando você compreende, quando chega a saber,
então traz toda a beleza do passado de volta
e dá a esse passado o renascimento, renova-o,
de forma que todos os que o conheceram
possam estar de novo sobre a terra
e viajar por aqui, e ajudar as pessoas." (Tilopa)



"Nos momentos tranqüilos da meditação, a vontade de DEUS pode tornar-se evidente para nós. Acalmar a mente, através da meditação, traz uma paz interior que nos põe em contato com DEUS dentro de nós. Uma premissa básica da meditação, é que é difícil, senão impossível, alcançar um contato consciente, à não ser que a mente esteja sossegada. Para que haja um progresso, a comum sucessão ininterrupta de pensamentos tem de parar. Por isso, a nossa prática preliminar será sossegar a mente e deixar os pensamentos que brotam morrerem de morte natural. Deixamos nossos pensamentos para trás, à medida que a meditação do Décimo Primeiro Passo se torna uma realidade para nós. O equilíbrio emocional é um dos primeiros resultados da meditação, e a nossa experiência confirma isso." (11º Passo de NA)


"O Eu Superior pode usar algum evento, alguma pessoa ou algum livro como seu mensageiro. Pode fazer qualquer circunstância nova agir da mesma forma, mas o indivíduo deve ter a capacidade de reconhecer o que está acontecendo e ter a disposição para receber a mensagem". (Paul Brunton)



Observe Krishnamurti, em conversa com David Bohn, apontando para um "processo", um "caminho de transformação", descrevendo suas etapas até o estado de prontificação e a necessária base emocional para a manifestação da Visão Intuitiva, ou como dizemos no paradigma, a Retomada da Perene Consciência Amorosa Integrativa...


Krishnamurti: Estávamos discutindo o que significa para o cérebro não ter movimento. Quando um ser humano ESTEVE SEGUINDO O CAMINHO DA TRANSFORMAÇÃO, e PASSOU por TUDO isso, e esse SENTIDO DE VAZIO, SILÊNCIO E ENERGIA, ele ABANDONOU QUASE TUDO e CHEGOU AO PONTO, à BASE. Como, então, essa VISÃO INTUITIVA afeta a sua vida diária? Qual é o seu relacionamento com a sociedade? Como ele age em relação à guerra, e ao mundo todo — um mundo em que está realmente vivendo e lutando na escuridão? Qual a sua ação? Eu diria, como concordamos no outro dia, que ele é o não-movimento.

David Bohn: Sim, dissemos que a base era movimento SEM DIVISÃO.

K: Sem divisão. Sim, correto. (Capítulo 8 do livro, A ELIMINAÇÃO DO TEMPO PSICOLÓGICO)


A IMPORTÂNCIA DA RENDIÇÃO DIANTE DA MENTE ADQUIRIDA
Até praticar a rendição, a dimensão espiritual de você é algo sobre o que você lê, de que fala, com que fica entusiasmado, tema para escrita de livros, motivo de pensamento, algo em que acredita... ou não, seja qual for o caso. Não faz diferença. Só quando você se render é que a dimensão espiritual se tornará uma realidade viva na sua vida. Quando o fizer, a energia que você emana e que então governa a sua vida é de uma frequência vibratória muito superior à da energia mental que ainda comanda o nosso mundo. Através da rendição, a energia espiritual entra neste mundo. Não gera sofrimento para você, para os outros seres humanos, nem para qualquer forma de vida no planeta. (Eckhart Tolle em , A Prática do Poder do Agora, pág. 118)


O IMPOPULAR DRAMA OUTSIDER — O encontro direto com a Verdade absoluta parece, então, impossível para uma consciência humana comum, não mística. Não podemos conhecer a realidade ou mesmo provar a existência do mais simples objeto, embora isto seja uma limitação que poucas pessoas compreendem realmente e que muitas até negariam. Mas há entre os seres humanos um tipo de personalidade que, esta sim, compreende essa limitação e que não consegue se contentar com as falsas realidades que nutrem o universo das pessoas comuns. Parece que essas pessoas sentem a necessidade de forjar por si mesmas uma imagem de "alguma coisa" ou do "nada" que se encontra no outro lado de suas linhas telegráficas: uma certa "concepção do ser" e uma certa teoria do "conhecimento". Elas são ATORMENTADAS pelo Incognoscível, queimam de desejo de conhecer o princípio primeiro, almejam agarrar aquilo que se esconde atrás do sombrio espetáculo das coisas. Quando alguém possui esse temperamento, é ávido de conhecer a realidade e deve satisfazer essa fome da melhor forma possível, enganando-a, sem contudo jamais poder saciá-la. — Evelyn Underhill