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terça-feira, 11 de setembro de 2012

Existe um método de como ficar com o conflito e observá-lo?

C.J. diz: Bom dia Out!

Outsider diz: Bom dia!

C.J. diz: Estou investigando uma situação e queria seu ponto de vista, me avise quando tiver um tempo, por favor.

Outsider diz: Diga lá!

C.J. diz: De acordo com nossas conversas, toda vez que surge o sofrimento, a dica de K é ficar com isso, observar. Você me falou em observar o conflito, ficar com ele. Percebo que você tem clareza quando se expressa em palavras, então me ocorreu de pedir para — didaticamente — colocar em palavras essa coisa que é ficar com o conflito e observá-lo. Quando alguém está sofrendo, em crise, com medo, pânico, enfim em sofrimento, portanto com ansiedade, como conseguir juntar todos essas confusões, se aquietar e observar?

Outsider diz: Muito bem!... Isso me parece como a busca de um "como", de um "método"... Será possível isso?

C.J. diz: Creio que não, mas deve ter um jeito!

Outsider diz: Será possível, o modo como me reporto a isso, funcionar também para outro ser humano? Essa me parece uma boa pergunta...

C.J. diz: Deve ser possível, porque K ajudou muitas pessoas.

Outsider diz: No caso aqui do freguês, o que tenho percebido é que é muito difícil romper a, digamos assim, "barreira inicial" que abre um caminho para a possibilidade dessa prática da solitária observação do sofrimento; o consciente enfrentamento, pela primeira vez, do ataque conflituoso é profundamente delirante e desgastante, algo em que parece que o corpo vai se desintegrar... Você precisa mesmo "se agarrar" na cadeira para superar o impulso de buscar por respostas externas que silenciem — mesmo que momentaneamente — a dolorosa força de tal ataque conflituoso; a impressão que se tem é a de que, literalmente, acabaremos em estado de loucura total, num surto psicótico sem volta... Isto é algo muito, mas muito difícil mesmo de relatar através das palavras. No entanto, uma vez que se consegue isso, há posteriormente ao período de dor, a instalação de um estado de ser em que você sente que "algo" ocorreu, que uma "etapa" foi atravessada; há a instalação de um "estado de presença", uma presença que traz a segurança de que é possível fazer frente a tudo aquilo que se apresentar. A partir daí, o ato de fazer frente, fica mais fácil, apesar de ainda, por vezes, se manter "doloroso" e também "desgastante", se bem que não mais na mesma intensidade de outrora. Mas o importante aqui, é que começa a ocorrer aquilo que chamo de "ego-conhecimento"... Porque é o conhecimento do movimento do ego, do eu, do movimento do pensamento. A partir desse movimento, QUEM SABE, possamos chegar ao verdadeiro AUTO-conhecimento: o conhecimento da realidade que somos, quando não mais identificados com essa entidade, a qual denominamos "eu", "ego", "pensamento". Costumo brincar que isso é somente para homens e mulheres de saco roxo, visto que — inicialmente — se mostra algo realmente assustador. Uma vez que estamos por décadas condicionados a fugir de algum modo, daquilo que se manifesta em nosso corpo emocional, psíquico — e olha que são inúmeras as formas de fuga — é claro que fazer frente à tal conteúdo, acaba se mostrando algo assustador, quando não, algo parecido como uma atitude masoquista, destituída de sentido prático. Se tiver que simplificar a "prática", o "método", seria: obter a disposição de, aconteça o que acontecer, só sentar e olhar; olhar tudo, sem ajuda de nada, nem lápis, caneta e papel... Só olhar, olhar, olhar, olhar... É isso! Ser uma testemunha inativa. Penso que, ao invés de tentar dissertar "didaticamente" sobre esta questão, quem sabe, melhor que uma visão isolada, seria marcarmos algo parecido como tema de uma de nossas reuniões on-line. Ok?

C.J. diz: Olha, estive pensando... Com tantos mestres promovendo satsangs que acentuam o ego, por que você não faz reunião tipo Paltak ao vivo, mas, presencial?

Outsider diz: Por que penso que o princípio está acima da personalidade que relata, através da limitação das palavras, uma ínfima fração desse principio; sinto força na ação do anonimato, na não "organização da mensagem". O importante é a mensagem e não o mensageiro. Bem, agora preciso sair; trabalharemos esse tema numa reunião on-line, assim, mais confrades poderão compartilhar de suas observações.

C.J. diz: Ok!

Outsider diz: Vou nessa! Como diz um Confrade: Vida que segue!

C.J. diz: Ok!

Outsider diz: Tenha um ótimo dia!

C.J. diz: Ótimo dia para você também!

Outsider diz: Um fraterabraço e um chute nas canelas!

C.J. diz: OUtro!
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"Quando você compreende, quando chega a saber,
então traz toda a beleza do passado de volta
e dá a esse passado o renascimento, renova-o,
de forma que todos os que o conheceram
possam estar de novo sobre a terra
e viajar por aqui, e ajudar as pessoas." (Tilopa)



"Nos momentos tranqüilos da meditação, a vontade de DEUS pode tornar-se evidente para nós. Acalmar a mente, através da meditação, traz uma paz interior que nos põe em contato com DEUS dentro de nós. Uma premissa básica da meditação, é que é difícil, senão impossível, alcançar um contato consciente, à não ser que a mente esteja sossegada. Para que haja um progresso, a comum sucessão ininterrupta de pensamentos tem de parar. Por isso, a nossa prática preliminar será sossegar a mente e deixar os pensamentos que brotam morrerem de morte natural. Deixamos nossos pensamentos para trás, à medida que a meditação do Décimo Primeiro Passo se torna uma realidade para nós. O equilíbrio emocional é um dos primeiros resultados da meditação, e a nossa experiência confirma isso." (11º Passo de NA)


"O Eu Superior pode usar algum evento, alguma pessoa ou algum livro como seu mensageiro. Pode fazer qualquer circunstância nova agir da mesma forma, mas o indivíduo deve ter a capacidade de reconhecer o que está acontecendo e ter a disposição para receber a mensagem". (Paul Brunton)



Observe Krishnamurti, em conversa com David Bohn, apontando para um "processo", um "caminho de transformação", descrevendo suas etapas até o estado de prontificação e a necessária base emocional para a manifestação da Visão Intuitiva, ou como dizemos no paradigma, a Retomada da Perene Consciência Amorosa Integrativa...


Krishnamurti: Estávamos discutindo o que significa para o cérebro não ter movimento. Quando um ser humano ESTEVE SEGUINDO O CAMINHO DA TRANSFORMAÇÃO, e PASSOU por TUDO isso, e esse SENTIDO DE VAZIO, SILÊNCIO E ENERGIA, ele ABANDONOU QUASE TUDO e CHEGOU AO PONTO, à BASE. Como, então, essa VISÃO INTUITIVA afeta a sua vida diária? Qual é o seu relacionamento com a sociedade? Como ele age em relação à guerra, e ao mundo todo — um mundo em que está realmente vivendo e lutando na escuridão? Qual a sua ação? Eu diria, como concordamos no outro dia, que ele é o não-movimento.

David Bohn: Sim, dissemos que a base era movimento SEM DIVISÃO.

K: Sem divisão. Sim, correto. (Capítulo 8 do livro, A ELIMINAÇÃO DO TEMPO PSICOLÓGICO)


A IMPORTÂNCIA DA RENDIÇÃO DIANTE DA MENTE ADQUIRIDA
Até praticar a rendição, a dimensão espiritual de você é algo sobre o que você lê, de que fala, com que fica entusiasmado, tema para escrita de livros, motivo de pensamento, algo em que acredita... ou não, seja qual for o caso. Não faz diferença. Só quando você se render é que a dimensão espiritual se tornará uma realidade viva na sua vida. Quando o fizer, a energia que você emana e que então governa a sua vida é de uma frequência vibratória muito superior à da energia mental que ainda comanda o nosso mundo. Através da rendição, a energia espiritual entra neste mundo. Não gera sofrimento para você, para os outros seres humanos, nem para qualquer forma de vida no planeta. (Eckhart Tolle em , A Prática do Poder do Agora, pág. 118)


O IMPOPULAR DRAMA OUTSIDER — O encontro direto com a Verdade absoluta parece, então, impossível para uma consciência humana comum, não mística. Não podemos conhecer a realidade ou mesmo provar a existência do mais simples objeto, embora isto seja uma limitação que poucas pessoas compreendem realmente e que muitas até negariam. Mas há entre os seres humanos um tipo de personalidade que, esta sim, compreende essa limitação e que não consegue se contentar com as falsas realidades que nutrem o universo das pessoas comuns. Parece que essas pessoas sentem a necessidade de forjar por si mesmas uma imagem de "alguma coisa" ou do "nada" que se encontra no outro lado de suas linhas telegráficas: uma certa "concepção do ser" e uma certa teoria do "conhecimento". Elas são ATORMENTADAS pelo Incognoscível, queimam de desejo de conhecer o princípio primeiro, almejam agarrar aquilo que se esconde atrás do sombrio espetáculo das coisas. Quando alguém possui esse temperamento, é ávido de conhecer a realidade e deve satisfazer essa fome da melhor forma possível, enganando-a, sem contudo jamais poder saciá-la. — Evelyn Underhill