Há muitas pessoas aqui e espero que alguns de vocês entendam o que está sendo dito. Você sabe que estivemos discutindo juntos durante a última semana, nossos problemas humanos; não só discutimos juntos como dois amigos, mas o que cada um de nós descobriu por si mesmo, em nossa conversa e em nossa exploração e investigação. Deve ter ficado bastante óbvio para a maioria de nós, se somos realmente sérios e não tratamos estes encontros como um tipo de festival — um pouco mais sério que o festival pop ou outros tipos de festivais.
Esta manhã, será bom falarmos juntos, como falamos sobre o medo, prazer, sofrimento, dor e morte, acho que deveríamos falar esta manhã do problema muito complexo e sutil do que é meditação. É um assunto bastante sério e talvez alguns de vocês irão gentilmente dar suficiente atenção ao que vai ser dito, se se importam.
Esta palavra está agora se tornando tão comum, até os governos estão começando a usá-la; mesmo as pessoas que querem dinheiro estão tentando meditar mais para ganhar mais dinheiro; elas estão tentando meditar a fim de ficarem calmas e assim conseguirem fazer melhores negócios; e os médicos estão praticando meditação, porque vai ajudá-los a operar adequadamente e assim por diante. E existem diferentes tipos de meditações: zen, tibetana e aquelas que você mesmo inventa; e com tudo isto em mente, o tipo de meditação indiana, a tibetana, a zen, a meditação do Grupo de Encontro e a aspiração de ter uma mente silenciosa, calma, imóvel. Tendo tudo isto em mente, vamos descobrir, se pudermos esta manhã, por que se deveria meditar e qual é o significado da meditação.
Esta palavra recentemente popularizou-se a partir da Índia; e as pessoas vão à Índia e ao Japão e à outros lugares a fim de aprender a meditar, a fim de praticar meditação, a fim de obter algum tipo de resultado através da meditação: iluminação, melhor compreensão de si mesmo, ter paz na mente — o que quer que isso signifique —, e geralmente elas têm um pouco de paz, mas não uma mente pacífica. E os gurus inventaram seus próprios tipos de meditação e assim por diante. Certo? Estou certo de que vocês estão cientes de tudo isto. E naturalmente há a moda passageira chamada meditação transcendental. É realmente uma forma de "siesta" pela manhã, "siesta" depois do almoço, "siesta" depois ou antes do jantar, de modo que sua mente, por assim dizer, se torne quieta e você pode fazer mais bagunça depois.
Então, considere tudo isto, os vários tipos e práticas e sistemas e questione-os. É bom ter dúvida, é bom ser cético até certo ponto. É como um cachorro na coleira, você deve deixar o cachorro sair às vezes, correr livremente; assim, dúvida, ceticismo deve ser mantida na coleira o tempo todo, mas às vezes deve-se permitir que corra livre. E a maioria de nós aceita a autoridade daqueles que dizem "Sabemos como meditar, contaremos tudo à você".
Então, por favor, estamos juntos examinando o problema todo ou toda a questão do que é meditação, não como meditar, porque então, se você pergunta "como eu vou meditar?", então encontrará um sistema para meditar; o "como" implica um método. Mas, ao contrário, se você está investigando a questão do que é meditação e por que se deveria meditar, então, nunca perguntaremos como meditar. O próprio questionar, o próprio perguntar é o começo da investigação, que é o começo da meditação.
Como dissemos, este é um problema muito complexo e temos que seguir com muita calma e hesitantemente, mas sutilmente nesta questão. Como dissemos durante a última semana, estamos investigando, estamos examinando de modo que você não esteja ouvindo ao orador, você esteja fazendo a pergunta a você mesmo e descobrindo a resposta certa, sem aceitar qualquer tipo de autoridade, especialmente a autoridade do orador sentado nesta infeliz plataforma; isso não dá a ele qualquer tipo de autoridade, porque ele está sentado sobre uma plataforma e fala. Não existe autoridade nos chamados assuntos espirituais, se posso usar essa palavra "espiritual" no assunto do espírito, no assunto de investigar em alguma coisa que requer muito e muito, muito cuidadoso exame. Então, estamos fazendo isto juntos, não meditando juntos, mas investigando o que é meditação e daí descobrir por si mesmo, conforme vamos adiante, todo o movimento da meditação. Isto está certo?
primeiro acho que a pessoa deve ter o cuidado ao observar que a meditação não é uma coisa que você faz. Meditação é uma coisa inteiramente, um movimento na totalidade da questão de nosso viver. Esta é a primeira coisa: como vivemos, como nos comportamos, se temos medos, angústias, sofrimentos, ou se estamos eternamente no encalço do prazer, se construímos imagens de nós mesmos e dos outros. Isso é parte de nossa vida e na compreensão dessa vida e de todos aqueles vários assuntos envolvidos na vida, e estando livres deles, de fato estando livres, então podemos prosseguir na investigação do que é meditação. É por isso que, nos últimos dez dias ou na última semana, dissemos que precisamos pôr em ordem nossa casa, nossa casa como nós mesmos — completa ordem. Então, quando essa ordem for estabelecida, não de acordo com um padrão, mas quando há compreensão, compreensão completa do que é ordem, o que é confusão, por que estamos em contradição em nós mesmos, por que existe constante luta entre os opostos e assim por diante, o que estivemos conversando nos últimos dez dias ou na última semana. Tendo posto isso em ordem, nossa vida em ordem, e o próprio colocar as coisas em seu lugar apropriado é o começo da meditação. Certo? Se não fizermos isso, de fato, não teoricamente, mas na vida diária, em cada momento de nossa vida, então, se você não fez isso, então a meditação se torna meramente outra forma de ilusão, outra forma de prece, outra forma de querer alguma coisa — dinheiro, posição, geladeira e assim por diante. Assim, estamos perguntando agora: qual é o movimento da meditação?
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primeiro acho que a pessoa deve ter o cuidado ao observar que a meditação não é uma coisa que você faz. Meditação é uma coisa inteiramente, um movimento na totalidade da questão de nosso viver. Esta é a primeira coisa: como vivemos, como nos comportamos, se temos medos, angústias, sofrimentos, ou se estamos eternamente no encalço do prazer, se construímos imagens de nós mesmos e dos outros. Isso é parte de nossa vida e na compreensão dessa vida e de todos aqueles vários assuntos envolvidos na vida, e estando livres deles, de fato estando livres, então podemos prosseguir na investigação do que é meditação. É por isso que, nos últimos dez dias ou na última semana, dissemos que precisamos pôr em ordem nossa casa, nossa casa como nós mesmos — completa ordem. Então, quando essa ordem for estabelecida, não de acordo com um padrão, mas quando há compreensão, compreensão completa do que é ordem, o que é confusão, por que estamos em contradição em nós mesmos, por que existe constante luta entre os opostos e assim por diante, o que estivemos conversando nos últimos dez dias ou na última semana. Tendo posto isso em ordem, nossa vida em ordem, e o próprio colocar as coisas em seu lugar apropriado é o começo da meditação. Certo? Se não fizermos isso, de fato, não teoricamente, mas na vida diária, em cada momento de nossa vida, então, se você não fez isso, então a meditação se torna meramente outra forma de ilusão, outra forma de prece, outra forma de querer alguma coisa — dinheiro, posição, geladeira e assim por diante. Assim, estamos perguntando agora: qual é o movimento da meditação?
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Jiddu Krishnamurti em Brockwood Park, 1978