Como resultado de novas descobertas e conscientizações, uma pessoa em processo de transformação em geral muda seus hábitos diários ou a aparência exterior. Por exemplo: uma pessoa que é conhecida como alguém que acorda tarde, pode, de repente, começa a ajustar o despertador para uma hora mais cedo, a fim de acordar para a prática da meditação ou da oração. Em outros caos, as pessoas que sempre se vestiram distintamente com roupas bem conservadoras de repente adotar novos hábitos, trocando camisas abotoadas ou ternos de linho por jeans e roupas escolhidas por acaso, como expressão da sua nova liberdade interior. Em casos extremos, podem começar a usar trajes espirituais e raspar a cabeça ou adotar um estilo de cabelo diferente.
As pessoas que descobrem que tudo na vida está interligado podem desenvolver uma nova consciência ecológica. Podem, impulsivamente, dar a caminhonete da família como parte de pagamento de um veículo mais econômico ou ter um súbito interesse em reciclar lixo doméstico. Antigos apreciadores de carne com bata podem se tornar vegetarianos e tentar impor seu novo regime alimentar aos outros, censurando os que permanecem fiéis aos modos tradicionais. Muitas outras formas de novos comportamentos são mais sutis, mesmo assim, são perceptíveis para as pessoas a quem afetam.
Uma pessoa expansiva e sociável pode se tornar introspectiva de uma hora para outra, afastando-se das atividades sociais ou agindo de um modo anti-social. Pode passar dias sozinha, lendo,meditando ou fazendo longas caminhadas. As reações emocionais dessa pessoa podem flutuar de um extremo ao outro sem uma razão aparente.
Em certo dia, o marido de alguém parece muito pacífico e receptivo; no dia seguinte, está extremamente agitado e com raiva. Pode falar muito sobre seus medos ou pode se isolar e ficar completamente calado ou deprimido.
Às vezes, as pessoas ficam tão intrigadas com suas novas experiências e descobertas que rejeitam a sociedade rotineira como mundana e vulgar. Podem querer passar o tempo envolvidas em atividades que lhes permitirão sair da realidade diária. Suas visões pitorescas e descobertas cósmicas podem parecer fascinantes e exóticas comparadas com as atividades mundanas conhecidas, e podem sentir, por um tempo, que essas novas áreas merecem sua atenção exclusiva. Esta é, em geral, uma fase passageira, uma digressão bem conhecida no caminho espiritual, que irá passar por si mesma ou será removida com ajuda de um guia compreensivo.
Quando as pessoas entram num processo de transformação, seus interesses geralmente mudam e podem querer discutir suas novas descobertas e ideias com os outros, que não compartilham de suas preocupações. Em geral, são conceitos ou crenças que repercutem em suas experiências, às vezes explicando ou dando validade ao que antes parecia ser um evento misterioso. Naturalmente porque essas ideias são tão significativas para as pessoas que estão passando pela emergência, elas supõem que os que estão próximos também acharão isso benéfico.
Essas pessoas descobrem livros que pensam ser tão importantes que se sentem impelidas a difundir suas idéias, tornando-se às vezes, messiânicas. Os parentes e amigos, confusos, de repente recebem vários volumes não solicitados, como presentes, acompanhados por notas urgentes instruindo-os para ler e assimilar sua sabedoria. Essas mesmas pessoas podem ser subitamente convidadas para assistir a palestras realizadas por um mestre ou guru, sobre temas que parecem peculiares e às vezes assustadores a seus sistemas de crença bem estabelecidos. As conversas podem, de repente, tornar-se desagradáveis, à medida que o membro entusiasta da família direciona o assunto em questão para longe dos temas familiares, como as notícias do dia sobre as questões de importância cósmica e universal.
As pessoas do convívio desse indivíduo já podem ter visões de mundo que funcionam para elas, podem estar contentes por ficarem onde estão ou se sentirem assustadas por algo novo. Talvez rejeitem as sugestões entusiásticas do outro. A pessoa querida pode aceitar facilmente que o que é certo para ela pode não ser adequado para os outros, e prosseguir calmamente ao longo do caminho. Mas os que já se sentem solitários em suas experiências, ou têm problemas com questões de rejeição, podem tomar sua carência de interesses familiar como uma afirmação sobre elas. Como resultado, tornam-se críticos para com aqueles que não se têm demonstrado nem interessados nem capazes de acompanhá-los em sua nova jornada, sentindo que têm demonstrado a luz da verdade e que os outros ainda estão nas trevas.
Stanislav Grof em, A Tempestuosa Busca do Ser