Quando voltei para casa, saindo da universidade, meus pais estavam preocupados com o meu casamento – naturalmente. Minha mãe foi a primeira a me perguntar, já que meu pai sempre foi muito cauteloso em me pedir qualquer coisa, porque certa vez eu lhe disse: seja lá o que você me peça, não haverá nenhuma maneira de eu mudar de opinião. Sendo assim, primeiro ele tentou através da minha mãe, de que ela encontraria uma forma de falar sobre o casamento da maneira que ele pensa, porque uma vez que ele dissesse um não para mim, teríamos que mudar de assunto completamente!
Quando eu estava indo dormir minha mãe veio, sentou na minha cama e me perguntou:
“Agora que você terminou seus estudos, o que você pensa sobre se casar?”
Eu disse,“Eu é que gostaria de perguntar-lhe, porque eu nunca fui casado antes, então eu não tenho nenhuma experiência. Você se casou, você teve onze filhos. Você é uma pessoa experiente e então eu vou seguir seu conselho. Será que esta sua vida foi uma vida de bênçãos? Você alguma vez pensou que se não tivesse se casado, teria sido melhor? E eu não quero que você responda agora. Dou-lhe 15 dias para pensar sobre isso”
Ela disse: “Isto é muito estranho. Eu vim dar-lhe tempo para pensar sobre isso, e você está me dizendo para eu pensar nisso!”
Eu disse: “Sim, porque eu não sei e por não saber eu confio em você. Se depois de 15 dias você disser que sim, que a sua vida tem sido uma vida de enorme alegria e êxtase, é claro que eu vou me casar. Mas lembre-se, eu estou confiando tudo em você, eu estou entregando a minha vida inteira confiando em suas mãos. E lembre-se também que eu sei da sua vida, que nunca houve qualquer êxtase, qualquer bênção. Foi uma vida de luta contínua, um sacrifício – com meu pai, com todos meus irmãos…” E na Índia, isto era comum… Minha família era composta, no mínimo, de sessenta pessoas: Meus tios, suas mulheres, seus filhos. “E você tem sido continuamente miserável, que eu sei. Talvez você tenha experimentado internamente alguma coisa que eu não esteja ciente, então… Você terá 15 longos dias para refletir. E eu deixo para você: se você disser “Case-se,” eu vou me casar.
Depois de quinze dias, ela disse: “Não. Não se case.” Disse: “Você me enganou Você confiou em mim tão profundamente que eu não posso traí-lo, eu não posso enganá-lo e também não posso mentir para você. Você está certo; muitas vezes pensei que tipo de vida eu tive, apenas dando a luz a um filho e mais outro, educando um a um. Esta tem sido a minha vida desde que acordo cedo na manhã, até tarde da noite na hora de dormir, trabalhando continuamente. Nunca conheci um único momento próprio.” Estes 15 dias “, disse ela,” têm sido de grande turbulência dentro de mim. Eu nunca pensei em toda a minha vida do jeito que você me fez pensar. E eu te amo, e eu levo a minha pergunta embora, porque não era realmente a minha pergunta; seu pai estava tentando encontrar a resposta.”
” Eu disse: “Diga-lhe que venha me perguntar diretamente.
Ela disse ao meu pai: “Até onde entendo a situação, isto é assunto encerrado. Eu disse a ele para não se casar.” Meu pai disse: “Meu Deus! Você o aconselhou a não se casar?” Ela disse: “Sim, porque ele confiava tanto em mim e ele me pediu para pensar sobre isso por quinze dias. Ele estava disposto, mas agora eu não posso enganá-lo e eu não posso viver com esta culpa por toda a minha vida. Você faz o que você quiser fazer “.
Agora ele estava com mais receio ainda – já não estava mais nas mãos da minha mãe. Ainda assim, de alguma forma a solução tinha que ser encontrada e algo tinha que ser feito. Ele pediu então a um de seus amigos, um supremo defensor do Tribunal, muito famoso, muito lógico e racional. Ele pensou que aquele homem poderia ser a pessoa certa para discutir comigo. E é claro que o homem disse:“Não se preocupe. Tenho feito defesas e argumentado por toda minha vida no Supremo Tribunal Federal. Você acha que eu não consigo convencer um rapaz que acaba de entrar na universidade? O que ele sabe? Qual é a experiência que ele tem? Eu irei amanhã.”
O dia seguinte era domingo, os tribunais estavam fechados. Ele veio à minha casa, e eu lhe disse:
“Antes que você comece. porque meu pai me disse que você estaria vindo para me encontrar e falar sobre meu casamento – antes de você começar eu gostaria de deixar algo bem claro, que se você me convencer, então estarei pronto para me casar, mas se você não puder me convencer, você terá que se divorciar de sua esposa. Você tem que arriscar alguma coisa. E eu confio em você, então eu não preciso pedir uma testemunha nem alguém para julgar. Eu tenho amado e respeitado você assim como amo e respeito meu pai. Vocês tem sido tão amigos que eu nunca pensei em você como se não fosse meu próprio pai também. Por isto eu não pedi a opinião de um outro juiz porque isto iria menosprezá-lo. Eu confio em suas habilidades e estou pronto para os seus argumentos, mas esta condição deve ser lembrada e respeitada.”
Ele disse: “Então me dê um pouco de tempo, porque eu nunca havia pensado sobre esta alternativa. A verdade é que eu sofri toda a minha vida por causa do meu casamento, mas eu nunca tinha pensado sobre isto. E você está propondo que me divorcie se eu não conseguir convencê-lo a favor do casamento. Deixe-me pensar sobre isso. Eu tenho filhos, tenho uma esposa, tenho toda a minha respeitabilidade na sociedade. Eu não posso me divorciar tão facilmente.”
Eu disse: “E você acha que eu não tenho nada? Tudo o que você tem é passado e tudo o que eu tenho é futuro. O passado já está morto e acabado. E eu estou arriscando a vida, o que virá, e você está arriscando apenas o o que já passou, o que acabou. Você acha que você está arriscando mais do que eu estou arriscando?”
E no segundo dia ele me informou: “Eu não quero mais discutir sobre isso.”
Eu costumava ir a casa dele todos os dias, foi então que orientou a esposa que me falasse: “Basta dizer-lhe que não estou em casa.” Finalmente, a esposa disse a ele: “Por que você está com medo daquele menino? Por que você se fecha no banheiro cada vez que ele vem aqui? No momento que você o vê chegando, por que fica com medo? “ Ele disse: “Você não sabe. O problema é que, ou ele tem que se casar ou eu tenho que me divorciar de você. É uma questão de vida ou morte. Você simplesmente continue dizendo que não estou em casa! ”
No último dia antes de deixar a cidade e voltar à universidade como professor, passei em sua casa e disse para sua esposa: “Eu sei que ele estava aí o tempo todo e você sabe também por que ele não aparece para me encarar. Basta dizer-lhe que ele pode ser um defensor de longa experiência no Supremo Tribunal Federal, mas até onde eu sei, neste caso ele perdeu. Diga-lhe que ele deveria parar de se vangloriar de que nunca perdeu um caso. Ele perdeu um caso real, um caso existencial, mesmo sem um juiz. Ele era ambos ao mesmo tempo. Eu havia lhe dado a chance de ser o cliente e juiz. Ele poderia ter me enganado, ele poderia não ter sido sincero comigo. Mas eu sei que isto é muito difícil quando alguém confia tão profundamente em você….” Enquanto eu estava conversando com sua esposa, ele saiu de casa e disse:
“Simplesmente me perdoe. Você tem razão. Eu sempre estive aqui mas eu estava com medo. Eu nunca tive medo de ninguém, mas eu estava com medo de você, porque eu não posso dizer uma mentira, quando eu olho para você, em seus olhos, a sua confiança, o seu amor por mim. Eu não posso dizer uma mentira, e eu não posso me divorciar de minha esposa. Há tanto envolvimento e há muito investimento – que eu não posso fazer isto. Minha sugestão é que você converse diretamente com seu pai e diga-lhe que não há outra maneira. Ele terá que falar diretamente com você.”
Meu pai nunca fez isso. Perguntei-lhe muitas vezes: “Por que você não pergunta sobre o meu casamento? Você tem tentado saber através de outras pessoas e maneiras; por que você não pergunta diretamente para mim? “
Ele disse: “Eu sei que a sua resposta vai criar problemas para mim. A sua resposta não vai se tornar um casamento para você, mas ela vai se tornar um pesadelo para mim. Você simplesmente esqueça este assunto. Tudo o que você quiser fazer, simplesmente faça. Se você quer se casar, case; se você não quiser, basta esquecer o assunto. Minha preocupação agora é parar com este assunto.”
O casamento é uma das instituições mais feias que homem inventou. Mas foi inventado com profunda preocupação, o valor no mercado, o ágio. Eu não suspeito desta boa vontade, eu só suspeito da sabedoria das pessoas. Sua intenção está certa, mas a sua inteligência é muito medíocre.
Um verdadeiro homem de entendimento nunca promete para amanhã, ele só pode dizer: “Por enquanto.” Um homem realmente sincero não pode prometer nada. Como ele pode prometer? Quem sabe sobre o amanhã? O amanhã talvez chegue, talvez não. Amanhã pode chegar: “Eu não serei o mesmo, você não será o mesmo.” Amanhã pode vir: “Você pode encontrar alguém com quem você se encaixe mais profundamente, eu posso encontrar alguém com quem terei mais harmonia.” O mundo é muito grande. Porque esgotá-lo hoje? Mantenha as portas abertas, mantenha as alternativas abertas.
Eu sou contra o casamento. É o casamento que cria problemas. É o casamento que se tornou muito feio. A mais feia instituição no mundo é o casamento, porque obriga as pessoas a serem falsas: eles mudaram, mas continuar fingindo que são os mesmos.
Eu tenho me hospedado com milhares de famílias – todos carregam uma certa miséria. E porque tenho sido amado por estas pessoas, os maridos sentiam confiança em abrir seu coração para mim; as mulheres podiam abrir seu coração para mim. Ambos são pessoas bonitas, mas juntos eles estão continuamente em guerra. Cada casa tornou-se um campo de batalha. E as crianças estão crescendo nessa atmosfera venenosa. Eles vão aprender as mesmas técnicas e estratégias e vão repeti-las. É assim que cada geração segue transferindo suas doenças para uma nova geração. Gerações mudam, doenças tornaram-se permanentes. Agora temos que erradicar as doenças, para que o futuro da humanidade possa ser livre de toda essa feiura. Não basta dar a isto um novo nome, é preciso mudar em seus alicerces.
Tenho vivido com muitas pessoas, em muitos lugares. Fiquei surpreso – por que as pessoas tem tanta ansiedade em criar problemas para outras pessoas? Se alguém é solteiro eles estão preocupados: “Por que você não se casa?” – como se o casamento fosse uma lei universal que tem de ser seguida.
Por serem tão torturados, estas pessoas pensam então que é melhor se casarem, pelo menos as torturas terminarão. Mas você está enganado: uma vez que você está casado, elas começam a perguntar “Quando vai ter um bebê?“…
Tenho estado sentado em meu quarto, em silêncio por toda a minha vida. Eu não estou incomodando ninguém, “Porque você não se casa, porque você não tem filho?” eu nunca pergunto a ninguém porque não acho que é civilizado fazer tais questionamentos e consultas; , “Por que você não se casou, por que não produziu um filho?” Eu não acho que seja civilizado fazer tais perguntas, tais consultas; isto está interferindo na liberdade de alguém.
Osho, do livro: Autobiografia de um Místico Espiritualmente Incorreto.