“Não se pode falar do oceano para um sapo do brejo — criatura de uma esfera mais acanhada. Não se pode falar de um estado isento de pensamento para um pedagogo; sua visão é demasiado restrita”. — Chuang Tzu

A Verdade não tem espaço para mimimi

Antes de responder a estas perguntas, há um assunto ao qual me desejo referir. Tenho ouvido uma vez e outra, não somente aqui, em Ommen, durante estes Acampamentos, porém também em Ojai e na Índia, que membros da Ordem que me escutam, pensam que o Instrutor verdadeiro não pode ser tão duro como eu sou, que ele deve ser realmente compassivo, e que, pelo fato de ser eu tão rude, tão direto, não posso ser o Instrutor real. Isto é tão em absoluto infantil que nem mesmo quisera discuti-lo, porém falo-ei uma vez para tornar isto absolutamente claro. Tendes a ideia de que, para ser-se compassivo é preciso ser fraco, e atribuis tal fraqueza aqueles grandes Instrutores a quem pensais conhecer. Ouvi isto também a alguns de vossos líderes e, portanto, quero tornar isto claro. Como vos disse outro dia, se fordes a um cirurgião, pelo fato de estardes doentes, tendes que suportar a dor da operação. Dá-se exatamente a mesma coisa comigo. Não é uma questão de ser direto ou rude, porém necessitais ser sacudidos e, dado não gostardes do abalo, atribuis vossas ideias de compaixão e de amor, que são essencialmente fracas, a alguém que não é fraco e dizeis que um tal Instrutor não pode ser tão direto, forte e empático. Isto não é questão de compaixão ou falta de compaixão, é uma questão de Verdade, e tendes que fazer face a tal questão sem olhar aos vossos mesquinhos temores. Tenho uma vez ou outra repetido que vos deveis aproximar da Verdade sem entraves, sem pequenos prejuízos, sem ideias preconcebidas. Se quiserdes ser homens fortes, não atribuais vossos diversos atributos de fraqueza, de amor corruptível, de fraco pensamento, à Verdade. Não vos deixeis persuadir por ninguém — posto eu tema o façais — de que a Verdade possua qualquer das qualidades que os homens estão momentaneamente desenvolvendo em direção ao conseguimento. Tende isto em vossa mente, e agora, vou proceder à resposta das perguntas endereçadas.  

Krishnamurti, 5 de agosto de 1929, Acampamento de Ommen
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
"Quando você compreende, quando chega a saber,
então traz toda a beleza do passado de volta
e dá a esse passado o renascimento, renova-o,
de forma que todos os que o conheceram
possam estar de novo sobre a terra
e viajar por aqui, e ajudar as pessoas." (Tilopa)



"Nos momentos tranqüilos da meditação, a vontade de DEUS pode tornar-se evidente para nós. Acalmar a mente, através da meditação, traz uma paz interior que nos põe em contato com DEUS dentro de nós. Uma premissa básica da meditação, é que é difícil, senão impossível, alcançar um contato consciente, à não ser que a mente esteja sossegada. Para que haja um progresso, a comum sucessão ininterrupta de pensamentos tem de parar. Por isso, a nossa prática preliminar será sossegar a mente e deixar os pensamentos que brotam morrerem de morte natural. Deixamos nossos pensamentos para trás, à medida que a meditação do Décimo Primeiro Passo se torna uma realidade para nós. O equilíbrio emocional é um dos primeiros resultados da meditação, e a nossa experiência confirma isso." (11º Passo de NA)


"O Eu Superior pode usar algum evento, alguma pessoa ou algum livro como seu mensageiro. Pode fazer qualquer circunstância nova agir da mesma forma, mas o indivíduo deve ter a capacidade de reconhecer o que está acontecendo e ter a disposição para receber a mensagem". (Paul Brunton)



Observe Krishnamurti, em conversa com David Bohn, apontando para um "processo", um "caminho de transformação", descrevendo suas etapas até o estado de prontificação e a necessária base emocional para a manifestação da Visão Intuitiva, ou como dizemos no paradigma, a Retomada da Perene Consciência Amorosa Integrativa...


Krishnamurti: Estávamos discutindo o que significa para o cérebro não ter movimento. Quando um ser humano ESTEVE SEGUINDO O CAMINHO DA TRANSFORMAÇÃO, e PASSOU por TUDO isso, e esse SENTIDO DE VAZIO, SILÊNCIO E ENERGIA, ele ABANDONOU QUASE TUDO e CHEGOU AO PONTO, à BASE. Como, então, essa VISÃO INTUITIVA afeta a sua vida diária? Qual é o seu relacionamento com a sociedade? Como ele age em relação à guerra, e ao mundo todo — um mundo em que está realmente vivendo e lutando na escuridão? Qual a sua ação? Eu diria, como concordamos no outro dia, que ele é o não-movimento.

David Bohn: Sim, dissemos que a base era movimento SEM DIVISÃO.

K: Sem divisão. Sim, correto. (Capítulo 8 do livro, A ELIMINAÇÃO DO TEMPO PSICOLÓGICO)


A IMPORTÂNCIA DA RENDIÇÃO DIANTE DA MENTE ADQUIRIDA
Até praticar a rendição, a dimensão espiritual de você é algo sobre o que você lê, de que fala, com que fica entusiasmado, tema para escrita de livros, motivo de pensamento, algo em que acredita... ou não, seja qual for o caso. Não faz diferença. Só quando você se render é que a dimensão espiritual se tornará uma realidade viva na sua vida. Quando o fizer, a energia que você emana e que então governa a sua vida é de uma frequência vibratória muito superior à da energia mental que ainda comanda o nosso mundo. Através da rendição, a energia espiritual entra neste mundo. Não gera sofrimento para você, para os outros seres humanos, nem para qualquer forma de vida no planeta. (Eckhart Tolle em , A Prática do Poder do Agora, pág. 118)