Quase todos nós, talvez, consciente ou inconscientemente, andamos em busca de segurança, nesta ou naquela forma: segurança nas posses, nas relações e nas ideias. E consideramos tais atividades muito sérias. Isso para mim, mais uma vez, não é seriedade.
Para mim a palavra seriedade implica uma certa purificação da mente. Estou empregando a palavra "mente" num sentido geral, não específico, e mais adiante examinaremos o significado dessa palavra. Uma mente séria está sempre desperta, e, portanto, sempre se purificando, e nela não existe nenhuma busca de segurança. Ela não persegue uma certa fantasia, não pertence a nenhuma escola de pensamento, nenhuma religião, dogma, nacionalidade ou pátria; e não a preocupam, tampouco, os imediatos problemas da existência, embora seja necessário atender aos eventos de cada dia. A mente verdadeiramente séria tem de estar sobremodo vigilante, sumamente atenta, para que não tenha ilusões e não se deixe de envolver em experiências aparentemente proveitosas, convenientes e aprazíveis.
Seria, pois, muito acertado se, exatamente no começo destas reuniões, ficasse bem claro para todos nós até que ponto e até que profundidade somos sérios. Com a mente alertada, inteligente e séria, penso que estaremos habilitados a considerar o inteiro padrão da existência humana em todo o mundo e, dessa compreensão total, chegarmos ao particular, ao indivíduo. Consideremos, pois, a totalidade do que está se passando no mundo, não simplesmente a título de informação ou de investigação de certo problema — problema atinente a um dado país, ou seita, ou sociedade, seja democrática, seja comunista ou liberal — mas, sim, consideremos o que realmente está ocorrendo no mundo. E daí, depois de percebermos o todo, de aprendermos o significado dos sucessos externos — não como conhecimento, não como opinião, porém percebendo os fatos, tais como estão realmente ocorrendo — daí chegaremos ao indivíduo. É isso que desejo fazer.
(...) Considero essencial compreender o movimento exterior do mundo, a brutalidade, a crueldade, a tremenda ânsia de êxito, cada um desejando torna-se algo, aderir a certos grupos de ideias, de pensamentos e sentimentos. Se pudermos compreender todos os eventos exteriores, não em suas particularidades, porém aprendendo, a sua totalidade com um olhar livre de preconceito, livre de medo, não buscando segurança, não procurando refúgio em favoritas teorias, esperanças e fantasias, então o mundo interior terá significado totalmente diferente. Quando o movimento interior compreendeu o movimento exterior — é isso que chamo seriedade.
Krishnamurti em, O PASSO DECISIVO
Krishnamurti em, O PASSO DECISIVO