Onde estiver a verdade, estará a graça. E onde existir a graça, existirá a verdade.
Procure compreender: você só pode estar pleno de graça quando é verdadeiro. Se existir qualquer mentira sua graça será perturbada, a beleza envenenada porque você está ocultando e reprimindo essa mentira. Não quer que ninguém a conheça. Você não pode se abrir porque a mentira o manterá trancado.
Se você mente, não pode fluir, não pode ser livre. Está preso à mentira. Por isso não digo que as mentiras são más por serem nocivas aos outros — não. São más porque fazem com que você perca sua própria graça. As fraudes, os enganos, não são maus pelas outras pessoas; mas sim porque perturbam seu fluxo impedindo você de fluir. Você começa a congelar, está preso em muitos planos, está quase morto. Seu ser está bloqueado.
Observe a criança. Todas são cheias de graça. Onde isso começa a desaparecer? Aos poucos elas vão perdendo e começam a ficar feias, sem graça. É raro encontrar alguém que tenha conseguido permanecer tão gracioso como quando era criança. O que acontece? Por que a criança é tão graciosa?
Você já viu uma criança feia? Não, não existe. Ser criança e ser feia, são coisas impossíveis. Todas são belas, incondicionalmente belas. Estão sempre fluindo e são verdadeiras. Se querem chorar, choram; se querem rir, riem. Se sentem raiva, sentem realmente e quando amam, amam completamente. São verdadeiras a cada momento, não enganam nunca.
Mas logo aprendem a fazer política. Rapidamente elas percebem que "mamãe gosta que eu sorria. É fácil persuadi-la, mais fácil manipula-la se eu sorrir". Tão pequena e já se tornando política! A criança aprende a esperar. Pode estar sentindo raiva, mas se percebe que a mãe está chegando começa a sorrir. Sabe que é essa a única maneira de ganhar um sorvete. Esse sorriso é falso e feio porque não traz em si todo o ser; é como se tivesse sido pintado no rosto. Aos poucos outras coisas começam a ser pintadas, mais e mais personalidades vão sendo acumuladas e logo a essência estará perdida. A partir daí você vai se tornando feia. Verdade e graça caminham sempre juntas. Verdade é graça e graça é verdade.
Os evangelhos captam o ponto exato do ser de Jesus: verdade e graça. Ele foi verdadeiro; profunda e essencialmente verdadeiro. Por essa razão surgirão tantos problemas. Viver numa sociedade absolutamente não-verdadeira, conviver com ela em estado de verdade suprema, é realmente criar problemas.
O S H O