“Não se pode falar do oceano para um sapo do brejo — criatura de uma esfera mais acanhada. Não se pode falar de um estado isento de pensamento para um pedagogo; sua visão é demasiado restrita”. — Chuang Tzu

No cessar do desejo, não há distinção entre mente e coração


Pergunta: Quando penso no Cristo, sinto um amor intenso em meu coração. Quando me encontro em vossa presença, sinto-me mentalmente estimulado. Sei ser esta também a experiência de outros. Como é que sentimos esta diferença se, como dizeis, pensamento e amor são o mesmo?

Krishnamurti: Porque dividis a Vida em pensamento e emoção. Se buscardes conforto, tê-lo-eis; se buscardes estímulo, sereis estimulados. A plenitude da Vida não é nem conforto nem estímulo, porém sim, a perfeita harmonia do pensamento e da emoção.

Quando vos dirijo a palavra, sinto com intensidade. Pensamento e sentimento são, para mim, o mesmo, pois que perdi de vista a distinção do que chamais pensamento e emoção. Para perderdes esta distinção, necessitais em primeiro lugar, tornar-vos apercebidos disso em vós próprios, precisais saber que pensais em separado de vosso sentimento; isto é, necessitais ser plenamente autoconscientes. Nessa flama da autoconsciência existe completa solidão, e, quando conhecerdes essa solidão, a qual é um êxtase, então pensamento e sentimento começarão a perder sua distinção. Ainda que reflitais, essa reflexão é um apercebimento emocional; embora sintais, é isso um apercebimento mental. Então, o pensamento será, sempre, um acautelamento.

O homem, em si mesmo, é Vida, e ele não a pode encontrar por meio de outrem. Ele só pode realiza-la penetrando as múltiplas camadas de sua autoconsciência. Toda a sequência e contemplação de outrem é fora do natural. Necessitais penetrar vossa própria mente e coração para realizardes a êxtase da Vida e não vos é possível, se em último turno, escapar a esse esforço. Sempre há evasivas enquanto não estiverdes livres do desejo, e ninguém dele vos pode livrar a não ser vós próprios, pelo vosso próprio deleite, pela vossa própria busca. Quando todo o desejo houver cessado, então sentir é pensar, não há distinção entre mente e coração. Há então, um intenso apercebimento, uma concentração que perde toda a distinção. É a concentração de uma flor. Esta concentração é infinita; porém, o que chamais amor e pensamento está contaminado de resistência, cativeiro de mente e coração, portanto, de corrupção.     
  

Krishnamurti, Acampamento de Ojai,  8 de junho de 1932
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"Quando você compreende, quando chega a saber,
então traz toda a beleza do passado de volta
e dá a esse passado o renascimento, renova-o,
de forma que todos os que o conheceram
possam estar de novo sobre a terra
e viajar por aqui, e ajudar as pessoas." (Tilopa)



"Nos momentos tranqüilos da meditação, a vontade de DEUS pode tornar-se evidente para nós. Acalmar a mente, através da meditação, traz uma paz interior que nos põe em contato com DEUS dentro de nós. Uma premissa básica da meditação, é que é difícil, senão impossível, alcançar um contato consciente, à não ser que a mente esteja sossegada. Para que haja um progresso, a comum sucessão ininterrupta de pensamentos tem de parar. Por isso, a nossa prática preliminar será sossegar a mente e deixar os pensamentos que brotam morrerem de morte natural. Deixamos nossos pensamentos para trás, à medida que a meditação do Décimo Primeiro Passo se torna uma realidade para nós. O equilíbrio emocional é um dos primeiros resultados da meditação, e a nossa experiência confirma isso." (11º Passo de NA)


"O Eu Superior pode usar algum evento, alguma pessoa ou algum livro como seu mensageiro. Pode fazer qualquer circunstância nova agir da mesma forma, mas o indivíduo deve ter a capacidade de reconhecer o que está acontecendo e ter a disposição para receber a mensagem". (Paul Brunton)



Observe Krishnamurti, em conversa com David Bohn, apontando para um "processo", um "caminho de transformação", descrevendo suas etapas até o estado de prontificação e a necessária base emocional para a manifestação da Visão Intuitiva, ou como dizemos no paradigma, a Retomada da Perene Consciência Amorosa Integrativa...


Krishnamurti: Estávamos discutindo o que significa para o cérebro não ter movimento. Quando um ser humano ESTEVE SEGUINDO O CAMINHO DA TRANSFORMAÇÃO, e PASSOU por TUDO isso, e esse SENTIDO DE VAZIO, SILÊNCIO E ENERGIA, ele ABANDONOU QUASE TUDO e CHEGOU AO PONTO, à BASE. Como, então, essa VISÃO INTUITIVA afeta a sua vida diária? Qual é o seu relacionamento com a sociedade? Como ele age em relação à guerra, e ao mundo todo — um mundo em que está realmente vivendo e lutando na escuridão? Qual a sua ação? Eu diria, como concordamos no outro dia, que ele é o não-movimento.

David Bohn: Sim, dissemos que a base era movimento SEM DIVISÃO.

K: Sem divisão. Sim, correto. (Capítulo 8 do livro, A ELIMINAÇÃO DO TEMPO PSICOLÓGICO)


A IMPORTÂNCIA DA RENDIÇÃO DIANTE DA MENTE ADQUIRIDA
Até praticar a rendição, a dimensão espiritual de você é algo sobre o que você lê, de que fala, com que fica entusiasmado, tema para escrita de livros, motivo de pensamento, algo em que acredita... ou não, seja qual for o caso. Não faz diferença. Só quando você se render é que a dimensão espiritual se tornará uma realidade viva na sua vida. Quando o fizer, a energia que você emana e que então governa a sua vida é de uma frequência vibratória muito superior à da energia mental que ainda comanda o nosso mundo. Através da rendição, a energia espiritual entra neste mundo. Não gera sofrimento para você, para os outros seres humanos, nem para qualquer forma de vida no planeta. (Eckhart Tolle em , A Prática do Poder do Agora, pág. 118)