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segunda-feira, 8 de agosto de 2016

A Verdade é progressiva, mas não tem direção

Pergunta: Oh! Krishnaji! Tu nos levaste a todos a acreditar em 1926 que estávamos procurando a felicidade, em 1927, a libertação, em 1928, a Verdade e em 1929, a unidade; em 1930 haveis despedaçado as nossas crenças na reencarnação, nos mestres, nos salvadores, e falais agora de eliminação do “eu”, do ego, de um estado isento de nascimento e morte, de uma vida que parece ter um significado para vós, porém que não o tem para nós outros. E, apesar disso, falais de atingimento, de culminância. Tem, por consequência, vossa realização, um caráter progressivo — progressivo no sentido de que tendes muito a dizer ainda e, portanto, vossa mensagem está agora passando por um estado de incompletude para chegar à completude?

Krishnamurti: Em 1926 realizei algo; que é último, fundamental, que não possui direção. Por Favor, compreendei: isto não se trata de progressivo, porém sim de algo que é absoluto, posto que não seja uma finalidade; é um constante renovar, pois que é a própria Vida; é um vir a ser isento de tempo e que não pode ser medido por meio das palavras. Se examinardes minhas palavras cuidadosamente, verificareis que já tentei descrever esta minha realização por diferentes termos; não é uma realização progressiva, que, como pensais, virá a tornar-se completa. Pode-se desenvolver uma boa técnica de expressão, porém a realização será sempre incompleta. Talvez me façais esta pergunta por alimentardes também a esperança de que algum dia retornarei à Teosofia. Muitos de meus amigos me têm dito: “a seu tempo voltareis a nós” — tal como um amigo meu, hindu, na Índia, me disse — “a seu tempo voltarás ao Hinduísmo”. Cada homem tem algo por caro e diz que a seu tempo a isso voltarei. Ora, como o tenho repetido, mais de uma vez, nada posso dizer acerca do Hinduísmo, da Teosofia ou do Budismo. Quando digo que as crenças que adotais são radicalmente opostas àquilo que eu digo, não quero dizer que pretendo estabelecer um novo oposto. Pelo fato de pretenderdes permanecer em acordo com as vossas ideias tradicionais, já firmadas, pelo fato de vos sentirdes felizes em vossa auto-decepção inconsciente, escolheis as frases que se adaptam ao vosso secreto desejo. O que eu digo é completa, diametralmente oposto à eu-consciência, seja qual for a forma que ela por si mesmo se expresse. Se todos morássemos juntos, talvez vos pudesse transmitir o entendimento da Verdade sem palavras nem atos; como, porém, não podemos viver todos juntos, tenho que a transmitir por meio de palavras.

A Verdade é progressiva, não tem tampouco direção; é constante, sempre renovada, está para além do tempo e do espaço, do nascimento e da morte. É a nossa falsa concepção nascida da vaidade e do interesse pessoal que nos faz pensar que estamos progredindo, crescendo, tornando-nos cada vez mais maravilhosos. A mente e o coração devem estar libertos de todo o sentimento de atingimento, de progresso, e nesta liberdade da eu-consciência encontra-se a plena realização da completude, a Verdade.


Krishnamurti, 3 de agosto de 1931  
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"Quando você compreende, quando chega a saber,
então traz toda a beleza do passado de volta
e dá a esse passado o renascimento, renova-o,
de forma que todos os que o conheceram
possam estar de novo sobre a terra
e viajar por aqui, e ajudar as pessoas." (Tilopa)



"Nos momentos tranqüilos da meditação, a vontade de DEUS pode tornar-se evidente para nós. Acalmar a mente, através da meditação, traz uma paz interior que nos põe em contato com DEUS dentro de nós. Uma premissa básica da meditação, é que é difícil, senão impossível, alcançar um contato consciente, à não ser que a mente esteja sossegada. Para que haja um progresso, a comum sucessão ininterrupta de pensamentos tem de parar. Por isso, a nossa prática preliminar será sossegar a mente e deixar os pensamentos que brotam morrerem de morte natural. Deixamos nossos pensamentos para trás, à medida que a meditação do Décimo Primeiro Passo se torna uma realidade para nós. O equilíbrio emocional é um dos primeiros resultados da meditação, e a nossa experiência confirma isso." (11º Passo de NA)


"O Eu Superior pode usar algum evento, alguma pessoa ou algum livro como seu mensageiro. Pode fazer qualquer circunstância nova agir da mesma forma, mas o indivíduo deve ter a capacidade de reconhecer o que está acontecendo e ter a disposição para receber a mensagem". (Paul Brunton)



Observe Krishnamurti, em conversa com David Bohn, apontando para um "processo", um "caminho de transformação", descrevendo suas etapas até o estado de prontificação e a necessária base emocional para a manifestação da Visão Intuitiva, ou como dizemos no paradigma, a Retomada da Perene Consciência Amorosa Integrativa...


Krishnamurti: Estávamos discutindo o que significa para o cérebro não ter movimento. Quando um ser humano ESTEVE SEGUINDO O CAMINHO DA TRANSFORMAÇÃO, e PASSOU por TUDO isso, e esse SENTIDO DE VAZIO, SILÊNCIO E ENERGIA, ele ABANDONOU QUASE TUDO e CHEGOU AO PONTO, à BASE. Como, então, essa VISÃO INTUITIVA afeta a sua vida diária? Qual é o seu relacionamento com a sociedade? Como ele age em relação à guerra, e ao mundo todo — um mundo em que está realmente vivendo e lutando na escuridão? Qual a sua ação? Eu diria, como concordamos no outro dia, que ele é o não-movimento.

David Bohn: Sim, dissemos que a base era movimento SEM DIVISÃO.

K: Sem divisão. Sim, correto. (Capítulo 8 do livro, A ELIMINAÇÃO DO TEMPO PSICOLÓGICO)


A IMPORTÂNCIA DA RENDIÇÃO DIANTE DA MENTE ADQUIRIDA
Até praticar a rendição, a dimensão espiritual de você é algo sobre o que você lê, de que fala, com que fica entusiasmado, tema para escrita de livros, motivo de pensamento, algo em que acredita... ou não, seja qual for o caso. Não faz diferença. Só quando você se render é que a dimensão espiritual se tornará uma realidade viva na sua vida. Quando o fizer, a energia que você emana e que então governa a sua vida é de uma frequência vibratória muito superior à da energia mental que ainda comanda o nosso mundo. Através da rendição, a energia espiritual entra neste mundo. Não gera sofrimento para você, para os outros seres humanos, nem para qualquer forma de vida no planeta. (Eckhart Tolle em , A Prática do Poder do Agora, pág. 118)


O IMPOPULAR DRAMA OUTSIDER — O encontro direto com a Verdade absoluta parece, então, impossível para uma consciência humana comum, não mística. Não podemos conhecer a realidade ou mesmo provar a existência do mais simples objeto, embora isto seja uma limitação que poucas pessoas compreendem realmente e que muitas até negariam. Mas há entre os seres humanos um tipo de personalidade que, esta sim, compreende essa limitação e que não consegue se contentar com as falsas realidades que nutrem o universo das pessoas comuns. Parece que essas pessoas sentem a necessidade de forjar por si mesmas uma imagem de "alguma coisa" ou do "nada" que se encontra no outro lado de suas linhas telegráficas: uma certa "concepção do ser" e uma certa teoria do "conhecimento". Elas são ATORMENTADAS pelo Incognoscível, queimam de desejo de conhecer o princípio primeiro, almejam agarrar aquilo que se esconde atrás do sombrio espetáculo das coisas. Quando alguém possui esse temperamento, é ávido de conhecer a realidade e deve satisfazer essa fome da melhor forma possível, enganando-a, sem contudo jamais poder saciá-la. — Evelyn Underhill