“Não se pode falar do oceano para um sapo do brejo — criatura de uma esfera mais acanhada. Não se pode falar de um estado isento de pensamento para um pedagogo; sua visão é demasiado restrita”. — Chuang Tzu

Sede completos em vós mesmos


Pergunta: Vós me pareceis tão perfeito e alguns de vossos amigos tão odiosos! Parece que quando venho para ter contato convosco e viver em vossa luz, tenho que suportá-los. Sua presença me é um mal para o coração e para a alma. Dizeis que não tendes intermediários. Porque, então, não afastais os vossos amigos que me afastam de vós?

Krishnamurti: Para mim, vossa ideia de amizade, é errônea. Um homem cuja mente e coração estejam fechados, somente pode tê-los abertos pelo amor dedicado a poucos; tal homem necessita de amigos, pois que neles repousa para seu conforto, consolo e satisfação. Eu não anseio pela posse de amigos, pois que em mim nada guardo de especial para alguns poucos, contrapondo-me aos restantes.
Vós não vindes aqui, se me é permitido dize-lo, para vos ocupardes da opinião, da conduta e da compreensão daqueles que julgais meus amigos. Porque vos preocupais com os outros, mesmo pensando que eles são meus amigos? Exigis que aqueles que me rodeiam se conformem aos vossos desejos e se o não fizerem sentir-vos-eis feridos. Quando pedirdes admiração, privilégios, bondade, nada mais fareis que fortificar vossa incompletude. Sede completos em vós mesmos e não mais pedireis gentileza, ou rudeza por parte dos outros no que diz respeito a vós. Se realmente buscardes a completude, não mais repousareis em outrem; se, porém, o fizerdes, sentir-vos-eis feridos por amigos. “Porque não afastais vossos amigos que me mantêm afastado de vós?” Temo que para isso tivesse necessidade de ir com quem fez a pergunta para uma ilha secreta.


Esta pergunta traz à tona inúmeros pontos. Serei perfeitamente franco, se isto não vos desagrada. Supondes estar aqui em busca da Verdade; esta é, na realidade, vossa intenção ao virdes aqui gastando vossa energia, vosso dinheiro e sacrificando vossas conveniências. Se, realmente, estais à busca da verdade, não devereis importar com estes pequenos detalhes, amigos, inconveniências. Se, porém, vos sentirdes perturbados por estas coisas ou vencidos por elas, isto prova que estais ainda à mercê de outrem. Quando estiverdes apenas buscando o essencial, para o qual aqui viestes, então o ambiente, ainda que vos possa servir de auxílio, os amigos, posto que eles vos ajudem ou embaracem segundo os casos, não terão importância alguma. Não se trata de amigos meus ou de vossos. Não vos incomodeis por causa dos amigos; porém, antes, considerai se realmente estais a buscar aquilo que perante vós exponho. Se assim não for, então todas essas coisas vos perturbarão e haveis de dizer: “Não posso procurar a Verdade no Acampamento; as pessoas não me ajudam”. Estais aqui para buscardes compreensão e esta não vos pode ser dada por mim ou pelos amigos. Sois vós próprios que tem de realiza-la e, para isto conseguirdes, não vos deixeis embaraçar pelas coisas superficiais. A todo o instante estais procurando alguma coisa: melhor alimento, melhores tendas, mas água quente, mas água fria. E se estas coisas não vos forem dadas, ficais aborrecidos, fazeis inúmeras queixas e vossa vida comum tomará tal vulto, ficará tão fora das justas proporções, que vos esqueceis de porque estais aqui. Se aqui estais primordialmente para buscar a Verdade, não vos podeis sentir feridos pelas pessoas que vos rodeiam, ou por certas regras ou regulamentos. Conservai vossa integral energia, ao menos por dez dias, para aplica-a a compreender, para atingir, para lutar convosco próprios. Não são os meus amigos que mantêm o inquiridor afastado de mim, e sim ele próprio. 

Krishnamurti, 3 de agosto de 1931
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"Quando você compreende, quando chega a saber,
então traz toda a beleza do passado de volta
e dá a esse passado o renascimento, renova-o,
de forma que todos os que o conheceram
possam estar de novo sobre a terra
e viajar por aqui, e ajudar as pessoas." (Tilopa)



"Nos momentos tranqüilos da meditação, a vontade de DEUS pode tornar-se evidente para nós. Acalmar a mente, através da meditação, traz uma paz interior que nos põe em contato com DEUS dentro de nós. Uma premissa básica da meditação, é que é difícil, senão impossível, alcançar um contato consciente, à não ser que a mente esteja sossegada. Para que haja um progresso, a comum sucessão ininterrupta de pensamentos tem de parar. Por isso, a nossa prática preliminar será sossegar a mente e deixar os pensamentos que brotam morrerem de morte natural. Deixamos nossos pensamentos para trás, à medida que a meditação do Décimo Primeiro Passo se torna uma realidade para nós. O equilíbrio emocional é um dos primeiros resultados da meditação, e a nossa experiência confirma isso." (11º Passo de NA)


"O Eu Superior pode usar algum evento, alguma pessoa ou algum livro como seu mensageiro. Pode fazer qualquer circunstância nova agir da mesma forma, mas o indivíduo deve ter a capacidade de reconhecer o que está acontecendo e ter a disposição para receber a mensagem". (Paul Brunton)



Observe Krishnamurti, em conversa com David Bohn, apontando para um "processo", um "caminho de transformação", descrevendo suas etapas até o estado de prontificação e a necessária base emocional para a manifestação da Visão Intuitiva, ou como dizemos no paradigma, a Retomada da Perene Consciência Amorosa Integrativa...


Krishnamurti: Estávamos discutindo o que significa para o cérebro não ter movimento. Quando um ser humano ESTEVE SEGUINDO O CAMINHO DA TRANSFORMAÇÃO, e PASSOU por TUDO isso, e esse SENTIDO DE VAZIO, SILÊNCIO E ENERGIA, ele ABANDONOU QUASE TUDO e CHEGOU AO PONTO, à BASE. Como, então, essa VISÃO INTUITIVA afeta a sua vida diária? Qual é o seu relacionamento com a sociedade? Como ele age em relação à guerra, e ao mundo todo — um mundo em que está realmente vivendo e lutando na escuridão? Qual a sua ação? Eu diria, como concordamos no outro dia, que ele é o não-movimento.

David Bohn: Sim, dissemos que a base era movimento SEM DIVISÃO.

K: Sem divisão. Sim, correto. (Capítulo 8 do livro, A ELIMINAÇÃO DO TEMPO PSICOLÓGICO)


A IMPORTÂNCIA DA RENDIÇÃO DIANTE DA MENTE ADQUIRIDA
Até praticar a rendição, a dimensão espiritual de você é algo sobre o que você lê, de que fala, com que fica entusiasmado, tema para escrita de livros, motivo de pensamento, algo em que acredita... ou não, seja qual for o caso. Não faz diferença. Só quando você se render é que a dimensão espiritual se tornará uma realidade viva na sua vida. Quando o fizer, a energia que você emana e que então governa a sua vida é de uma frequência vibratória muito superior à da energia mental que ainda comanda o nosso mundo. Através da rendição, a energia espiritual entra neste mundo. Não gera sofrimento para você, para os outros seres humanos, nem para qualquer forma de vida no planeta. (Eckhart Tolle em , A Prática do Poder do Agora, pág. 118)