Se você se sente grato por este conteúdo e quiser materializar essa gratidão, em vista de manter a continuidade do mesmo, apoie-nos: https://apoia.se/outsider - informações: outsider44@outlook.com - Visite> Blog: https://observacaopassiva.blogspot.com

quinta-feira, 12 de abril de 2018

Na libertação do conhecido, o aquietar do cérebro


Na libertação do conhecido, o aquietar do cérebro

[...] O começo da meditação é auto-investigação, autopercebimento crítico; é, simplesmente, saberdes o que sois. Dessa simplicidade surge uma imensidão que transcende as palavras, o tempo, o pensamento. Mas deveis começar com aquele primeiro passo muito simples, imediato.

Em regra, não desejamos saber o que somos. Inventamos o “Eu Superior”, o “Eu Supremo”, o Atman, inumeráveis ideias, a fim de fugirmos da realidade do que somos — a realidade concreta, diária, daquilo que somos. E não sabemos o que somos, dia por dia; a isso sobrepomos algo que o pensamento criou com o nome de Atman, algo que a tradição nos transmitiu e denominou Eu Superior. Com isso nos cobrimos, e procuramos alcançar essa coisa inventada pela mente; e depois, se a alcançamos, vemos que ela é vazia, que é só cinzas, que nada significa.

Assim, para meditar, deveis destruir tudo, totalmente, rejeitar completamente todas as coisas que vos estão sendo impostas; rejeitar o Gita, a Bíblia, o Corão — tudo. E isso é dificílimo, porquanto necessitamos dessas coisas para nossa segurança, para nosso arrimo nas horas de tribulação, de dor, de sofrimento. Mas, todas elas são simples vias de fuga — vosso Krishna, vossos Salvadores, etc. O que tem importância e significação é vossa existência de cada dia — o que pensais e o que sentis. E não podeis compreender o que pensais e o que sentis se estais tolhido pelo peso do conhecimento do passado, de tudo o que os livros disseram.

Assim, o começo da meditação é o conhecimento de vós mesmo — não o que pensais que deveríeis ser, não o que Sankara pensa que deveríeis ser: o conhecimento de vós mesmo tal como sois, assim como vos vedes num espelho. Deste modo, se seguirdes o caminho do autoconhecimento começareis a investigar o que sois, vossas atividades diárias, a maneira como falais a vosso serviçal, a maneira como tratais vossa mulher, vosso marido, a maneira como vos comportais perante as pessoas importantes, o sempre vivo desejo de serdes alguém. Se não conhecerdes toda a esfera consciente e inconsciente de vossa existência, por mais que vos esforceis nunca sabereis o que é meditação.

Como disse, o início da meditação é a rejeição de toda espécie de autoridade, porque vós tendes de ser vossa própria luz. E o homem que é sua própria luz não depende de autoridade em tempo algum, nem no começo, nem no fim. “Ser a luz de si mesmo” significa não ter medo; já tratei disso. “Ser a luz de si mesmo” significa não ter apego de espécie alguma, nem à mulher, nem ao marido, nem ao conhecimento, nem à experiência; porque todas essas coisas projetam sombras e vos impedem a iluminação. E, mais ainda, para serdes vossa própria luz deveis investigar a experiência.

A experiência é a essência do tempo, a experiência constrói o tempo como conhecimento, a experiência condiciona a mente. Se sois hinduísta, cristão ou budista, estais sendo educado numa certa cultura (civilização), consistente na religião, na educação, na família, na tradição dessa cultura ou civilização; vossa mente é formada, moldada consoante essa cultura, essa tradição. Ou credes em Krishna, ou credes em Cristo, ou credes no que quer que seja — e tal é vosso condicionamento; conforme esse condicionamento, tereis vossas experiências. A mente que experimenta de acordo com tal condicionamento não tem nenhuma possibilidade de conhecer o imenso significado da meditação.

Estamos investigando a meditação. Espero que estejais escutando — não meramente seguindo a exposição verbal, porém vivendo o que se está explicando, a fim de poderdes sair daqui conhecendo a imensidade, a beleza, o êxtase da meditação (que não implica trabalho, esforço para alcançar um certo estado, uma certa visão). Porque a visão que desejais, que ansiais, é puro resultado de vosso condicionamento. Ao verdes Krishna, ou Rama, ou outro qualquer, foi o vosso condicionamento que o projetou. Esse condicionamento se formou através de séculos de tempo, sob a influência do medo, da aflição, do sofrimento; e, qualquer visão nascida desse condicionamento é totalmente vazia, sem significação; a mente nele aprisionada jamais conhecerá a liberdade que há na meditação.

Deveis compreender o significado da palavra “experiência”. Todos desejamos mais experiência — mais e sempre mais: mais riquezas, mais posses, mais amor, mais êxito, mais fama, mais beleza; e desejamos, também, mais experiência, conhecimento. Prestai atenção, por favor. A mente que está sempre experimentando é dependente da experiência; e a experiência, em última análise, é a “resposta” a um “desafio”. Espero estejais entendendo, pois isto não é muito complexo. A mente sempre sequiosa de mais, que deseja mais experiência, mais conhecimento, mais sensações, mais êxtases, é uma mente dependente. E quando a mente depende, quando necessita de alguma coisa para ampará-la — isso significa, apenas, que está dormindo. Por conseguinte, cada “desafio” significa para ela uma experiência que a desperta por um momento e a faz adormecer de novo. Assim, todo “desafio e resposta” constitui um indício de que a mente se acha a dormir.

Há inúmeros desafios no decurso de nossa vida; há influências a todas as horas, impregnando-nos a mente e o coração, e delas podemos estar ou não estar conscientes. O grasnar do corvo já passou para o vosso inconsciente, lá está guardado; a cor daquele sari, quer a tenhais notado, quer não, já gravou sua impressão; o poente, a nuvem que vistes numa certa tarde banhada de luz, deixaram sua marca. Assim, a mente consciente e inconsciente está cheia dessas impressões; e delas, dessas impressões, nascem todas as experiências. Tudo isso são fatos psicológicos, que não admitem discussão, concordância ou discordância. E a mente que depende da experiência como meio de progresso, desenvolvimento, amadurecimento, evolução... é bem óbvio que essa mente, dependendo do tempo, da experiência, nunca será capaz de penetrar naquilo que se acha além do tempo e da experiência. Por consequência, tendes de compreender profundamente o significado da experiência.

A experiência embota a mente. A experiência não ilumina a mente, porque é sempre o resultado de “resposta” a um “desafio”, resposta oriunda de vosso fundo de conhecimento. Assim, cada experiência só pode tornar mais forte o que conheceis e, por conseguinte, não podeis libertar-vos do “conhecido”.

A meditação é o verdadeiro começo do libertar-se do “conhecido”. Vós deveis meditar, não porque uma certa pessoa vos diz que o façais, porque um certo homem vos fala e vos extasia a respeito da meditação. Deveis meditar porque esta é a ação mais natural deste mundo. A meditação vos confere uma admirável sensibilidade, sensibilidade, que, embora muito forte, é também vulnerável. Isso poderá parecer-vos contraditório, mas não é. A mente que se formou pela ação do tempo, da experiência, do conhecimento, do conflito, da arrogância, da agressividade, da ambição — não é uma mente forte; só tem capacidade de resistência. Eu me refiro a uma força de qualidade completamente diferente, uma força que é “vulnerável”, sem resistência; essa, por conseguinte, é a mente capaz de ultrapassar a experiência.

Deveis compreender a significação, a profundeza e qualidade da experiência que todos desejais. Ver Rama, Krishna, Cristo, etc. — a isso chamais meditação. Mas não é meditação, porém tão só uma projeção do passado, uma projeção da crença em que fostes educado. Um cristão vê o Cristo e se extasia com essa visão. Mas o homem que não foi criado para adorar Cristo, como Salvador ou o que quer que seja, nunca verá Cristo, como vós tampouco o vereis, educados que fostes para crer em Krishna. Nunca vereis outros deuses senão vossos próprios deuses; e, quando estais presos a vossos deuses, estais presos à vossa própria ilusão. A mente que se prendeu a uma experiência, o que quer que faça nunca penetrará as profundezas, o completo silêncio do espaço vazio; e isso faz parte da meditação.

Assim, pela compreensão do inteiro mecanismo da experiência, vos tornareis capazes de negar completamente o “conhecido”. Há uma variedade de drogas que tornam a mente sensível. Tais drogas existem atualmente na América e na Europa, e provavelmente chegarão até cá. Proporcionam elas uma grande capacidade para perceber, de modo intenso e vivo, a cor, a forma, a luz; e quem as toma pode ter experiências extraordinárias. Mas o que se vê a poder de drogas — as visões, experiências, sensações, a clareza, a beleza de um tronco de árvore ou de uma toalha de mesa — tudo está contido na esfera do “conhecido”. Essas drogas nunca libertarão a mente do “conhecido” e, por conseguinte, não há possibilidade de se tomar existente o “desconhecido”.

Estais, pois, começando a ver por vós mesmos — se estais escutando — que toda espécie de pensamento, prática, disciplina, de caráter “repetitivo”, toda espécie de experiência só pode criar o desejo, a ânsia de mais experiência; nunca vos satisfazeis com uma só experiência, quereis sempre mais, e mais, e mais. — Estais, pois, começando a ver que não há método algum. Método é o costume, a tradição de executar uma certa coisa repetidamente, de seguir uma certa ideia, uma certa norma de ação — e isso só serve para embotar a mente. Por conseguinte, não há método, não há caminho.

Tende a bondade de prestar atenção. Não há caminho para a iluminação. Começais a perceber que toda forma de experiência deve ser negada pela compreensão, já que toda experiência embota a mente, já que qualquer experiência é uma tradução do “conhecido”, do passado. A mente aprisionada no tempo nunca ultrapassará o tempo. Assim, ao negardes a autoridade, ao negardes a disciplina como “coisa conhecida”, praticada segundo um método, tendes então compreendido e rejeitado completamente a experiência.

Em geral; somos educados na concentração. Em criança, mandam concentrar-vos em vosso livro; se quereis olhar pela janela para ver os pássaros a voar, uma folha levada pelo vento, um carro de bois que passa — o mestre vos diz: “Concentrai-vos, prestai atenção a vossa tarefa”. Sabeis o efeito que isso produz em vós? Cria um novo conflito, uma contradição. A criança absorvida num brinquedo está concentrada. Deveis ter observado vossos filhos; quando têm um brinquedo, deixam-se absorver totalmente nesse brinquedo; o brinquedo se apodera deles. E chamais isso “concentração”. Vós vos concentrais numa ideia; a mente se põe a divagar em todos os sentidos e tratais de fixá-la nessa ideia; mas a mente torna a fugir; de novo a fazeis voltar, e novamente ela foge. E aí está o conflito. A isso chamais “meditação”, mas é coisa tão “imatura”, tão infantil!

Mas, vós tendes de seguir cada pensamento, compreender cada pensamento que surge, e não dizer que todo pensamento não “concentrado” é distração. Se não o dizeis, e tratais de examinar cada pensamento, de segui-lo até o fim, não há então distração. E porque não há concentração, estais compreendendo cada movimento de pensamento, cada movimento da mente. Quando seguis cada movimento da mente, nesse seguir não há distração. Não há distração ao escutardes o corvo grasnar. Distração não existe quando escutais o barulho do tráfego. Mas há distração se dizeis: “Quero concentrar-me nesta coisa e rejeitar tudo o mais”. Então, “tudo o mais” se torna uma distração.

Assim, a mente que aprendeu a concentrar-se torna-se uma mente estreita e embotada. Não estou rejeitando a concentração, que vou examinar agora. Quando compreendeis o verdadeiro significado da concentração, consistente em resistir e excluir, em focar a mente numa dada coisa, podeis ver que esse focar estreita a mente, embota-a. Esse focar é uma espécie de resistência e, portanto, gerador de conflito. E a mente em conflito nunca será capaz de alcançar a profundeza, o êxtase da meditação.

Compreendendo-se o inteiro significado da concentração, há então atenção, lucidez; a atenção não se foca, porém inclui tudo: podeis escutar os pássaros, escutar o barulho do tráfego, escutar o orador, observar os movimentos da folha levada pelo vento, ver o pôr-do-sol, a luz refletida no edifício. Nessa lucidez não há limites; ela tudo abraça, tudo inclui. E a mente atenta, que tudo recebe, é capaz de concentrar-se; mas essa concentração não é resistência, essa concentração é livre de conflito. Olhai o que realmente está ocorrendo agora — se estais observando. O orador está falando, expondo, e ao mesmo tempo escutando os pássaros, o tráfego, vendo a luz, a imobilidade da folha, as estrelas — tudo recebendo e, por conseguinte, nada rejeitando.

A mente que experimentou e compreendeu a concentração, a experiência, percebeu, de maneira clara, que não há método, nem sistema, nem prática. Essa mente se acha em estado de atenção. Compreende o que é a tranquilidade. O cérebro, o cérebro material, está constantemente ativo. Ele promana do tempo; o cérebro é resultado dos instintos animais, das necessidades animais, dos impulsos animais. A compreensão de todo esse “mecanismo” do cérebro é, com efeito, autocompreensão, porque é o cérebro que tem os impulsos de ambição, de avidez, de inveja. O cérebro funciona por associação, funciona com base no mesmo princípio que o cérebro eletrônico.

É necessário, pois, compreender o “mecanismo” do cérebro, formado por influência social, sendo, assim, resultado da sociedade. Os instintos, os impulsos, os temores, as ambições, a avidez, a inveja — tudo isso está contido no cérebro. O cérebro pode ficar completamente, extraordinariamente quieto — não à força, não sob compulsão, não por meio de disciplina, mas pelo compreender e ficar livre da ambição, da avidez, da inveja, do desejo de êxito, do medo — que inclui o medo à opinião pública, à “virtuosa imoralidade” social — pelo abandono completo de tudo isso. A mente que busca a paz — como o faz a maioria de nós — só está buscando a escuridão. Mas, ao compreenderdes o inteiro mecanismo da estrutura psicológica da sociedade, que imprimiu no cérebro todas as lembranças, associações, resultados — dessa compreensão provém a quietude do cérebro. Se não o houverdes compreendido, se vosso cérebro não estiver completamente quieto — quieto, mas não narcotizado por drogas, não hipnotizado — não haverá espaço nenhum na mente.

Vós necessitais de espaço na mente. Mas não pode existir espaço quando não há quietude completa. Esse espaço não é imaginário, não é romântico, não é criado por insensatas ideias de esforço e realização; ele se torna existente quando o cérebro compreendeu e se tornou completamente quieto. Há, então, espaço no interior da mente.

Deve haver espaço na mente, e esse espaço é “inocência”. Nenhuma sociedade, nenhum pensamento, nenhum sentimento, nenhuma experiência, pode entrar nesse espaço, que é o “desconhecido”. Ele não é o espaço que os foguetes descobrem, o espaço que se estende acima de nós. É um espaço que não pode ser descoberto; não podeis buscá-lo; não há caminho a ele conducente. Mas esse espaço existirá quando tiverdes compreendido toda a estrutura psicológica, consciente e inconsciente, de vosso ser. Podeis compreendê-la instantaneamente, num momento, sem necessidade das complicações da análise, da investigação; podeis chegar a ele imediatamente; e quando chegais, lá está ele. Esse espaço é completamente vazio; nele nenhum pensamento, nenhum sentimento pode entrar. Pensamento e sentimento são reações do “conhecido”; e o cérebro contém associações que se formaram e constituíram o “eu”, sob as influências sociais. Por conseguinte, “libertação do conhecido” significa quietação do cérebro.

O que agora vou dizer acerca desse espaço não terá significação para vós, será pura teoria. Não terá valor para vós, a não ser para efeito de repetição; mas o que se repete nenhuma significação tem. Entretanto, falo-vos a esse respeito para verdes que tal espaço existe; para o verdes indiferentemente — e não para o “pegardes” e guardardes; é tão impossível “guardá-lo”, como aprisionar o vento na mão fechada. Mas deveis conhecer a poesia de algo belo. Para se ver aquele espaço, necessita-se de extraordinária sensibilidade. Ora, nesse espaço nada existe, porque a mente está vazia — não há, nela, nenhum pensamento, nenhum sentimento. E porque está vazio, esse espaço contém energia — não a energia criada pela resistência. Porque há vazio, espaço, existe aquela energia que é criação.

A criação é também destruição. Toda coisa criada é o “conhecido”. Mas aquela criação, que é “inocência”, é destrutiva de tudo quanto é conhecido; o “conhecido” não pode entrar. E, porque é criação e ao mesmo tempo destruição, há, nela, Amor — não o amor da memória, o amor de vosso marido ou esposa, o amor de vossos filhos; tais sentimentos são apenas a reação de vários desejos, impulsos, ambições, e preenchimentos. Naquele amor não há divisão: é Amor. E a mente tanto pode amar um só como muitos, pois não há divisão nesse Amor.

A meditação, pois, é o florescimento inicial da bondade. Quando a bondade floresce profundamente em nós, sem que na mente subsista nenhuma raiz do “eu”, de autopiedade, de memória, desse simples começo surge a imensidade que não é do tempo, que não tem começo nem fim. E isto é o Eterno, o Imensurável.

Krishnamurti, Bombaim, 11 de março de 1962, A mutação Interior


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
"Quando você compreende, quando chega a saber,
então traz toda a beleza do passado de volta
e dá a esse passado o renascimento, renova-o,
de forma que todos os que o conheceram
possam estar de novo sobre a terra
e viajar por aqui, e ajudar as pessoas." (Tilopa)



"Nos momentos tranqüilos da meditação, a vontade de DEUS pode tornar-se evidente para nós. Acalmar a mente, através da meditação, traz uma paz interior que nos põe em contato com DEUS dentro de nós. Uma premissa básica da meditação, é que é difícil, senão impossível, alcançar um contato consciente, à não ser que a mente esteja sossegada. Para que haja um progresso, a comum sucessão ininterrupta de pensamentos tem de parar. Por isso, a nossa prática preliminar será sossegar a mente e deixar os pensamentos que brotam morrerem de morte natural. Deixamos nossos pensamentos para trás, à medida que a meditação do Décimo Primeiro Passo se torna uma realidade para nós. O equilíbrio emocional é um dos primeiros resultados da meditação, e a nossa experiência confirma isso." (11º Passo de NA)


"O Eu Superior pode usar algum evento, alguma pessoa ou algum livro como seu mensageiro. Pode fazer qualquer circunstância nova agir da mesma forma, mas o indivíduo deve ter a capacidade de reconhecer o que está acontecendo e ter a disposição para receber a mensagem". (Paul Brunton)



Observe Krishnamurti, em conversa com David Bohn, apontando para um "processo", um "caminho de transformação", descrevendo suas etapas até o estado de prontificação e a necessária base emocional para a manifestação da Visão Intuitiva, ou como dizemos no paradigma, a Retomada da Perene Consciência Amorosa Integrativa...


Krishnamurti: Estávamos discutindo o que significa para o cérebro não ter movimento. Quando um ser humano ESTEVE SEGUINDO O CAMINHO DA TRANSFORMAÇÃO, e PASSOU por TUDO isso, e esse SENTIDO DE VAZIO, SILÊNCIO E ENERGIA, ele ABANDONOU QUASE TUDO e CHEGOU AO PONTO, à BASE. Como, então, essa VISÃO INTUITIVA afeta a sua vida diária? Qual é o seu relacionamento com a sociedade? Como ele age em relação à guerra, e ao mundo todo — um mundo em que está realmente vivendo e lutando na escuridão? Qual a sua ação? Eu diria, como concordamos no outro dia, que ele é o não-movimento.

David Bohn: Sim, dissemos que a base era movimento SEM DIVISÃO.

K: Sem divisão. Sim, correto. (Capítulo 8 do livro, A ELIMINAÇÃO DO TEMPO PSICOLÓGICO)


A IMPORTÂNCIA DA RENDIÇÃO DIANTE DA MENTE ADQUIRIDA
Até praticar a rendição, a dimensão espiritual de você é algo sobre o que você lê, de que fala, com que fica entusiasmado, tema para escrita de livros, motivo de pensamento, algo em que acredita... ou não, seja qual for o caso. Não faz diferença. Só quando você se render é que a dimensão espiritual se tornará uma realidade viva na sua vida. Quando o fizer, a energia que você emana e que então governa a sua vida é de uma frequência vibratória muito superior à da energia mental que ainda comanda o nosso mundo. Através da rendição, a energia espiritual entra neste mundo. Não gera sofrimento para você, para os outros seres humanos, nem para qualquer forma de vida no planeta. (Eckhart Tolle em , A Prática do Poder do Agora, pág. 118)


O IMPOPULAR DRAMA OUTSIDER — O encontro direto com a Verdade absoluta parece, então, impossível para uma consciência humana comum, não mística. Não podemos conhecer a realidade ou mesmo provar a existência do mais simples objeto, embora isto seja uma limitação que poucas pessoas compreendem realmente e que muitas até negariam. Mas há entre os seres humanos um tipo de personalidade que, esta sim, compreende essa limitação e que não consegue se contentar com as falsas realidades que nutrem o universo das pessoas comuns. Parece que essas pessoas sentem a necessidade de forjar por si mesmas uma imagem de "alguma coisa" ou do "nada" que se encontra no outro lado de suas linhas telegráficas: uma certa "concepção do ser" e uma certa teoria do "conhecimento". Elas são ATORMENTADAS pelo Incognoscível, queimam de desejo de conhecer o princípio primeiro, almejam agarrar aquilo que se esconde atrás do sombrio espetáculo das coisas. Quando alguém possui esse temperamento, é ávido de conhecer a realidade e deve satisfazer essa fome da melhor forma possível, enganando-a, sem contudo jamais poder saciá-la. — Evelyn Underhill