“Não se pode falar do oceano para um sapo do brejo — criatura de uma esfera mais acanhada. Não se pode falar de um estado isento de pensamento para um pedagogo; sua visão é demasiado restrita”. — Chuang Tzu

A pura felicidade chega na grande tristeza

Pergunta: Haverá deslealdade implícita se pusermos de lado os instrutores e ensinos que nos ajudaram afim de nos aproximarmos mais da verdade total, que é a nossa meta?

Krishnamurti: Instruções e instrutores não são mais que experiência. Todo o momento de pensamento, todo o estremecimento de emoção é vosso instrutor, e não qualquer Ser personalizado. A vida é muito vasta para ser contida no que é pessoal. Por favor, compreendei o que eu entendo por pessoal. Vós estais personificando uma ideia e eu chamo personificação de uma ideia a uma pessoa. Porém, quando abrangeis toda a vida que está em toda a coisa que vos cerca — em toda experiência, em todo o sorriso, em toda a lágrima, em todo o riso — e pela continua observação da tristeza, da dor e do prazer, chegais a um maior desapego de todas as coisas, então estareis para além da dor e do prazer; então estareis vivendo nesse êxtase constante do ser que é isento de esforço.

Pergunta: Dizeis, “Se o indivíduo estiver esclarecido em seu propósito, então sua luta com a sociedade cessará”. Parece-me a mim que ela antes começaria. Podeis auxiliar-me a compreender isto?

Krishnamurti: Vossa luta com a sociedade tem lugar porque a sociedade estabeleceu certos padrões, estatuiu certas leis de moral, do que é certo e errado. Sois grandemente afetados pelas opiniões de vosso próximo. Os padrões da sociedade existem não para vos escravizar, mas a fim de que por meio deles possais julgar as coisas e desse modo transcende-las, — não por licenciosidade maior, não por essa maior, inútil, e pretensa “liberdade”, porém, por impordes a verdadeira autodisciplina a vós mesmos. E por meio desta autodisciplina nascida do entendimento do propósito da existência individual, vos libertareis da sociedade.

Pergunta: Somente podemos conceber a felicidade pela sua ausência, como se pode somente conceber a luz pelo seu contraste com a treva. Assim, pois, como poderemos conceber a pura felicidade, na qual todos os opostos se encontram incluídos?

Krishnamurti: Somente podereis conceber a pura felicidade quando estiverdes em grande tristeza ou em grande êxtase determinados por uma coisa externa. Tomai o amor como exemplo. Quando ele é pessoal, apegado, ciumento, invejoso, forte, então conheceis, nesse amor, a confusão da luta, a batalha constante para mantê-lo; porém, também a todo instante sabereis que existe dentro desse amor uma pura qualidade que é incorruptível, perdurável. Se não souberdes isto, então eu somente vos posso dizer que vos não sabeis amar, que não sabeis amar com todo o vosso coração; sabeis apenas amar com a vossa mente, a qual divide, separa, cria divisões entre as pessoas. Para perceber a pureza da liberdade, necessitais vos aperceber da corruptibilidade das limitações; para conhecerdes a felicidade necessitais conhecer a infelicidade; para conhecerdes o prazer necessitais de conhecer a tristeza. E quando conhecerdes a ambas, desejais aquilo que está desprovido de todas as coisas e no qual todas as coisas se encontram incluídas. É por estardes amedrontados, por vis apegardes a uma só coisa que denominais prazer, que não podeis conceber a essa felicidade na qual todas as coisas se encontram incluídas.    


Krishnamurti em Acampamento da estrela de Ommen, 6 de agosto de 1930 (Campfire)
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"Quando você compreende, quando chega a saber,
então traz toda a beleza do passado de volta
e dá a esse passado o renascimento, renova-o,
de forma que todos os que o conheceram
possam estar de novo sobre a terra
e viajar por aqui, e ajudar as pessoas." (Tilopa)



"Nos momentos tranqüilos da meditação, a vontade de DEUS pode tornar-se evidente para nós. Acalmar a mente, através da meditação, traz uma paz interior que nos põe em contato com DEUS dentro de nós. Uma premissa básica da meditação, é que é difícil, senão impossível, alcançar um contato consciente, à não ser que a mente esteja sossegada. Para que haja um progresso, a comum sucessão ininterrupta de pensamentos tem de parar. Por isso, a nossa prática preliminar será sossegar a mente e deixar os pensamentos que brotam morrerem de morte natural. Deixamos nossos pensamentos para trás, à medida que a meditação do Décimo Primeiro Passo se torna uma realidade para nós. O equilíbrio emocional é um dos primeiros resultados da meditação, e a nossa experiência confirma isso." (11º Passo de NA)


"O Eu Superior pode usar algum evento, alguma pessoa ou algum livro como seu mensageiro. Pode fazer qualquer circunstância nova agir da mesma forma, mas o indivíduo deve ter a capacidade de reconhecer o que está acontecendo e ter a disposição para receber a mensagem". (Paul Brunton)



Observe Krishnamurti, em conversa com David Bohn, apontando para um "processo", um "caminho de transformação", descrevendo suas etapas até o estado de prontificação e a necessária base emocional para a manifestação da Visão Intuitiva, ou como dizemos no paradigma, a Retomada da Perene Consciência Amorosa Integrativa...


Krishnamurti: Estávamos discutindo o que significa para o cérebro não ter movimento. Quando um ser humano ESTEVE SEGUINDO O CAMINHO DA TRANSFORMAÇÃO, e PASSOU por TUDO isso, e esse SENTIDO DE VAZIO, SILÊNCIO E ENERGIA, ele ABANDONOU QUASE TUDO e CHEGOU AO PONTO, à BASE. Como, então, essa VISÃO INTUITIVA afeta a sua vida diária? Qual é o seu relacionamento com a sociedade? Como ele age em relação à guerra, e ao mundo todo — um mundo em que está realmente vivendo e lutando na escuridão? Qual a sua ação? Eu diria, como concordamos no outro dia, que ele é o não-movimento.

David Bohn: Sim, dissemos que a base era movimento SEM DIVISÃO.

K: Sem divisão. Sim, correto. (Capítulo 8 do livro, A ELIMINAÇÃO DO TEMPO PSICOLÓGICO)


A IMPORTÂNCIA DA RENDIÇÃO DIANTE DA MENTE ADQUIRIDA
Até praticar a rendição, a dimensão espiritual de você é algo sobre o que você lê, de que fala, com que fica entusiasmado, tema para escrita de livros, motivo de pensamento, algo em que acredita... ou não, seja qual for o caso. Não faz diferença. Só quando você se render é que a dimensão espiritual se tornará uma realidade viva na sua vida. Quando o fizer, a energia que você emana e que então governa a sua vida é de uma frequência vibratória muito superior à da energia mental que ainda comanda o nosso mundo. Através da rendição, a energia espiritual entra neste mundo. Não gera sofrimento para você, para os outros seres humanos, nem para qualquer forma de vida no planeta. (Eckhart Tolle em , A Prática do Poder do Agora, pág. 118)