“Não se pode falar do oceano para um sapo do brejo — criatura de uma esfera mais acanhada. Não se pode falar de um estado isento de pensamento para um pedagogo; sua visão é demasiado restrita”. — Chuang Tzu

Vossa bondade superficial não tem valor


Pergunta: Haveis dito que “ser”, não implica vir, como um exército sob uma direção qualquer, a um mundo de “caos”. Aplicar-se-á isto às situações práticas criadas pela vida diária? Por exemplo: o alivio de uma calamidade tal como o incêndio, a fome, etc., ou de abusos como a pena de morte, a escravidão, a tortura e o extermínio de animais selvagens por divertimento, por moda, etc.? Podem tais fatos ser dados como exemplo para indivíduos isolados cujas ações somente são percebidas por aqueles que imediatamente os rodeiam?

Krishnamurti: Certamente que não. Não me haveis compreendido se aplicais aquilo que eu digo em um sentido tão estreito, tão limitado. Por estardes incertos, duvidosos, por vos sentirdes torturados, tateando, por não conhecerdes o propósito da existência individual, apenas criais um caos maior. Muitas pessoas cheias de incerteza atuando em conjunto não podem criar por esse modo a certeza. Isto é o que todos vós estais fazendo. Se, porém, vierdes em grupo, como indivíduos inteligentes, entendendo plenamente o propósito da vida, então, mediante a vossa força integral — pelo fato de vos haverdes expurgado desses desejos decorrentes da moda, do acumulo de coisas, da cobiça, que são qualidades sub-humanas — quando aqui vos reunirdes atuareis com intenção pura. Isto não implica esperardes até haverdes chegado à meta. Não desentendais a ideia da vida. Não é o mesmo que chegar a uma estação, subitamente entrando nela. Chega-se à verdade pela continua seleção, pelo esforço contínuo, pelo contínuo ajuste, pela observação constante. Esta reunião podeis realiza-la em qualquer ocasião. Aqui vos reunis ano após ano. Por que não agis por maneira amistosa uns para com os outros, amistosamente, não no sentido da mera-cordialidade, — que não é senão a polidez que a sociedade exige — e sim, na da amizade real, animada de descortino realmente impessoal? Porque todos vos encontrais torturados pela incerteza, todos vós duvidais e com toda a razão.

Para a extinção de incêndios é preciso que haja uma corporação de pessoas. Isto não exige certeza. Podeis destruir uma forma de crueldade, tal como a da aquisição de peles para a moda e assim por diante; se, porém, a crueldade existir em vosso coração, vós a apresentareis sob uma outra modalidade. Podeis ser muito bondosos para com os animais e desmedidamente maus para com o vosso próximo. É fácil ser bom para os animais; se os amardes eles correspondem ao vosso afeto. Porém um ser humano é entidade aparte: ele pode repelir o vosso amor, pode fazer coisas contrárias as vossas ideias, portanto, vós o conservais à distância. Conheço muitas pessoas que não podem suportar seres humanos, e porém, amam a Natureza, amam os animais. Fazem isto porque, naturalmente lhes é muito mais fácil.

Vossa bondade superficial não tem valor, se existir a crueldade em vossas mentes e corações, se houver cobiça de posses ou de distinções em espiritualidade. Todas essas coisas são ilusões vãs. Se realmente estiverdes vivendo de modo impessoal, sem estar condicionados por um objeto qualquer, conhecereis a verdadeira felicidade. Um tal homem será bondoso para com todos os seres, sem ter em vista se eles são seus vizinhos ou se são estrangeiros. Então cessará a guerra e cessará a explosão. Assim, pois a questão importante é esta: Haveis vós, como indivíduos, expulsado completamente a crueldade de vossos corações?       


Krishnamurti em Acampamento da estrela de Ommen, 1 de agosto de 1930
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"Quando você compreende, quando chega a saber,
então traz toda a beleza do passado de volta
e dá a esse passado o renascimento, renova-o,
de forma que todos os que o conheceram
possam estar de novo sobre a terra
e viajar por aqui, e ajudar as pessoas." (Tilopa)



"Nos momentos tranqüilos da meditação, a vontade de DEUS pode tornar-se evidente para nós. Acalmar a mente, através da meditação, traz uma paz interior que nos põe em contato com DEUS dentro de nós. Uma premissa básica da meditação, é que é difícil, senão impossível, alcançar um contato consciente, à não ser que a mente esteja sossegada. Para que haja um progresso, a comum sucessão ininterrupta de pensamentos tem de parar. Por isso, a nossa prática preliminar será sossegar a mente e deixar os pensamentos que brotam morrerem de morte natural. Deixamos nossos pensamentos para trás, à medida que a meditação do Décimo Primeiro Passo se torna uma realidade para nós. O equilíbrio emocional é um dos primeiros resultados da meditação, e a nossa experiência confirma isso." (11º Passo de NA)


"O Eu Superior pode usar algum evento, alguma pessoa ou algum livro como seu mensageiro. Pode fazer qualquer circunstância nova agir da mesma forma, mas o indivíduo deve ter a capacidade de reconhecer o que está acontecendo e ter a disposição para receber a mensagem". (Paul Brunton)



Observe Krishnamurti, em conversa com David Bohn, apontando para um "processo", um "caminho de transformação", descrevendo suas etapas até o estado de prontificação e a necessária base emocional para a manifestação da Visão Intuitiva, ou como dizemos no paradigma, a Retomada da Perene Consciência Amorosa Integrativa...


Krishnamurti: Estávamos discutindo o que significa para o cérebro não ter movimento. Quando um ser humano ESTEVE SEGUINDO O CAMINHO DA TRANSFORMAÇÃO, e PASSOU por TUDO isso, e esse SENTIDO DE VAZIO, SILÊNCIO E ENERGIA, ele ABANDONOU QUASE TUDO e CHEGOU AO PONTO, à BASE. Como, então, essa VISÃO INTUITIVA afeta a sua vida diária? Qual é o seu relacionamento com a sociedade? Como ele age em relação à guerra, e ao mundo todo — um mundo em que está realmente vivendo e lutando na escuridão? Qual a sua ação? Eu diria, como concordamos no outro dia, que ele é o não-movimento.

David Bohn: Sim, dissemos que a base era movimento SEM DIVISÃO.

K: Sem divisão. Sim, correto. (Capítulo 8 do livro, A ELIMINAÇÃO DO TEMPO PSICOLÓGICO)


A IMPORTÂNCIA DA RENDIÇÃO DIANTE DA MENTE ADQUIRIDA
Até praticar a rendição, a dimensão espiritual de você é algo sobre o que você lê, de que fala, com que fica entusiasmado, tema para escrita de livros, motivo de pensamento, algo em que acredita... ou não, seja qual for o caso. Não faz diferença. Só quando você se render é que a dimensão espiritual se tornará uma realidade viva na sua vida. Quando o fizer, a energia que você emana e que então governa a sua vida é de uma frequência vibratória muito superior à da energia mental que ainda comanda o nosso mundo. Através da rendição, a energia espiritual entra neste mundo. Não gera sofrimento para você, para os outros seres humanos, nem para qualquer forma de vida no planeta. (Eckhart Tolle em , A Prática do Poder do Agora, pág. 118)