“Assimila o que puderes, das verdades destas páginas — e cria em tua alma uma atmosfera propícia para compreenderes mais, com o correr dos anos e tua progressiva evolução espiritual, que consiste essencialmente na abolição do egoísmo em todos os seus aspectos, e na proclamação de um amor sincero e universal para com todas as criaturas de Deus”. — Huberto Rohden

A maioria das pessoas não sente ardor pela verdade

Pergunta: Começa o progresso real somente depois da completa separação de todas as coisas não-essenciais?

Krishnamurti: O progresso dá-se a todo instante. É contínuo. Estais progredindo dia a dia, e vos modificais pouco a pouco e, assim, tendes realizado o progresso. De uma certa espécie — vagaroso, fastidioso, enfadonho — que se dá a despeito de tudo, quer façais esforços ou não, quer opereis a separação das não-essencialidades quer não. Existe, porém a outra espécie de progresso, da qual vos tenho falado, este progresso aos saltos, por assim dizer — se salto lhe quiserdes chamar, que se produz pelo fato de haverdes rompido com todas as coisas não-essenciais. Como vos disse outro dia, precisais ser ou quente ou frios, isto é, ou uma coisa ou outra. Se quiserdes: “Vou tomar a vida como um brinquedo, uma coisa agradável”, então deveis manifestar-vos contra todas as coisas reais da vida. Se, porém, disserdes a vós próprios: “Vou encarar a vida com essa seriedade não afetada que há de produzir em mim a flor da vida”, então deveis ser contra todas as coisas não-essenciais. Deveis ser, ou integralmente uma coisa, ou integralmente outra. Não podeis transigir. A partir do momento que transijais, posto que haja progresso mesmo na transigência, não encontrareis essa espécie de progresso que aqui vindes buscar. A maioria de vós acham-se aqui à procura da liberdade que é verdade, que é vida, que é a resultante de toda a vida, que é a consumação de toda a vida, que é a flor de toda a vida. Se buscais isto com ardor real, deveis fazê-lo sem transigências. Então vosso progresso será mais rápido embora o método de alcançá-lo seja mais drástico. Se romperdes com todas as vossas antigas condições de pensamento, vossas velhas ideias de salvação, então, pelo fato de não transigirdes, pelo fato de vos achardes seguros em vossa pesquisa, dar-se-á esse progresso que é semelhante à flor que esperou todo o inverno e explode em um lindo dia de primavera. É necessário, se quiserdes esta coisa, estar absolutamente seguros no que fazeis. Precisais estar acautelados, auto-recolhidos durante o dia inteiro de modo a não virdes por maneira nenhuma a ser desviados de vosso propósito. Que é que está acontecendo presentemente? Vós vos achais incertos — e espero que, por meu intermédio ou por vós mesmos vos certificais. Como vos haveis de certificar? Não há de ser por meio da transigência, quer para um lado quer para o outro. Não vos é permitido dizer: “Vou procurar isto, vou brincar com aquilo por algum tempo, e com isto também por um pouco. Haveis feito já tudo isso. Agora tendes que vos resolver ou por um caminho, ou pelo outro, afim de vos certificardes. E, para vos assegurardes, necessitais de vos afastar de todas as circunstâncias exteriores de limitação e de medo. Sei que há pessoas que pensam ser isto uma atitude negativa, que pensam que é muito fácil afastar-se e deixar que nada fique. Pelo contrário, quando vos afastais de todas as coisas e a vós próprios encontrais, de todas as coisas vos assegurareis. Para estabelecer a certeza, precisais romper com as vossas incertezas.

No fim das contas, o que é que quereis na vida? Se é dinheiro, popularidade, fama, conforto, — física, mental e emocionalmente — o que vos estou dizendo, dificilmente vos interessará. Se, porém, ao contrário, quiserdes a verdade ela vos tornará cada vez mais solitários, no melhor dos sentidos, entenda-se, mais fortes, calmos, plácidos, cada vez mais donos de vós mesmos e vos conduzirá cada vez mais peto dessa vida livre, eterna, incondicionada. Se quiserdes conforto, dinheiro, popularidade, ide, então, atrás dessas coisas, trabalhai por elas, por elas vos esforçai, sede a maior das criaturas no reino do transitório. Se não quiserdes isto, sede então o maior no reino do eterno. Tendes que operar uma separação, tendes que vos resolver, tendes que ser ou quentes, ou frios. Se fordes quentes no que se refere a esta coisa de que vos falo, então jamais, em qualquer instante, vos deveis achar em simpatia com as coisas não-essenciais. A verdade é um perigo para todas as Sociedades, porque a verdade não se pode submeter a nenhuma falsificação do pensamento ou perversão do sentimento. É um elemento constante de revolta onde quer que se encontre o não-essencial e o irreal. Assim, vós outros, que sois pesquisadores da verdade, deveis tornar-vos um perigo para tudo quanto for fútil, infantil, passageiro e irreal. Era isto o que eu entendia quando disse outro dia que a maioria das pessoas não sentem ardor. Estão ainda sustentando o não-essencial, consciente ou inconscientemente.             


Krishnamurti, no Castelo de Eerde, 19 de julho de 1929
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"Quando você compreende, quando chega a saber,
então traz toda a beleza do passado de volta
e dá a esse passado o renascimento, renova-o,
de forma que todos os que o conheceram
possam estar de novo sobre a terra
e viajar por aqui, e ajudar as pessoas." (Tilopa)



"Nos momentos tranqüilos da meditação, a vontade de DEUS pode tornar-se evidente para nós. Acalmar a mente, através da meditação, traz uma paz interior que nos põe em contato com DEUS dentro de nós. Uma premissa básica da meditação, é que é difícil, senão impossível, alcançar um contato consciente, à não ser que a mente esteja sossegada. Para que haja um progresso, a comum sucessão ininterrupta de pensamentos tem de parar. Por isso, a nossa prática preliminar será sossegar a mente e deixar os pensamentos que brotam morrerem de morte natural. Deixamos nossos pensamentos para trás, à medida que a meditação do Décimo Primeiro Passo se torna uma realidade para nós. O equilíbrio emocional é um dos primeiros resultados da meditação, e a nossa experiência confirma isso." (11º Passo de NA)


"O Eu Superior pode usar algum evento, alguma pessoa ou algum livro como seu mensageiro. Pode fazer qualquer circunstância nova agir da mesma forma, mas o indivíduo deve ter a capacidade de reconhecer o que está acontecendo e ter a disposição para receber a mensagem". (Paul Brunton)



Observe Krishnamurti, em conversa com David Bohn, apontando para um "processo", um "caminho de transformação", descrevendo suas etapas até o estado de prontificação e a necessária base emocional para a manifestação da Visão Intuitiva, ou como dizemos no paradigma, a Retomada da Perene Consciência Amorosa Integrativa...


Krishnamurti: Estávamos discutindo o que significa para o cérebro não ter movimento. Quando um ser humano ESTEVE SEGUINDO O CAMINHO DA TRANSFORMAÇÃO, e PASSOU por TUDO isso, e esse SENTIDO DE VAZIO, SILÊNCIO E ENERGIA, ele ABANDONOU QUASE TUDO e CHEGOU AO PONTO, à BASE. Como, então, essa VISÃO INTUITIVA afeta a sua vida diária? Qual é o seu relacionamento com a sociedade? Como ele age em relação à guerra, e ao mundo todo — um mundo em que está realmente vivendo e lutando na escuridão? Qual a sua ação? Eu diria, como concordamos no outro dia, que ele é o não-movimento.

David Bohn: Sim, dissemos que a base era movimento SEM DIVISÃO.

K: Sem divisão. Sim, correto. (Capítulo 8 do livro, A ELIMINAÇÃO DO TEMPO PSICOLÓGICO)


A IMPORTÂNCIA DA RENDIÇÃO DIANTE DA MENTE ADQUIRIDA
Até praticar a rendição, a dimensão espiritual de você é algo sobre o que você lê, de que fala, com que fica entusiasmado, tema para escrita de livros, motivo de pensamento, algo em que acredita... ou não, seja qual for o caso. Não faz diferença. Só quando você se render é que a dimensão espiritual se tornará uma realidade viva na sua vida. Quando o fizer, a energia que você emana e que então governa a sua vida é de uma frequência vibratória muito superior à da energia mental que ainda comanda o nosso mundo. Através da rendição, a energia espiritual entra neste mundo. Não gera sofrimento para você, para os outros seres humanos, nem para qualquer forma de vida no planeta. (Eckhart Tolle em , A Prática do Poder do Agora, pág. 118)


O IMPOPULAR DRAMA OUTSIDER — O encontro direto com a Verdade absoluta parece, então, impossível para uma consciência humana comum, não mística. Não podemos conhecer a realidade ou mesmo provar a existência do mais simples objeto, embora isto seja uma limitação que poucas pessoas compreendem realmente e que muitas até negariam. Mas há entre os seres humanos um tipo de personalidade que, esta sim, compreende essa limitação e que não consegue se contentar com as falsas realidades que nutrem o universo das pessoas comuns. Parece que essas pessoas sentem a necessidade de forjar por si mesmas uma imagem de "alguma coisa" ou do "nada" que se encontra no outro lado de suas linhas telegráficas: uma certa "concepção do ser" e uma certa teoria do "conhecimento". Elas são ATORMENTADAS pelo Incognoscível, queimam de desejo de conhecer o princípio primeiro, almejam agarrar aquilo que se esconde atrás do sombrio espetáculo das coisas. Quando alguém possui esse temperamento, é ávido de conhecer a realidade e deve satisfazer essa fome da melhor forma possível, enganando-a, sem contudo jamais poder saciá-la. — Evelyn Underhill