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sábado, 16 de julho de 2016

O ser realmente amorável requer grande inteligência

Pergunta: Falais da estabilidade da razão e do amor como sendo a essência da consumação. Não será antes um equilíbrio entre todas as qualidades, e seu perfeito desenvolvimento, antes do que somente essas duas coisas citadas? E se assim for, não devemos nós resolver todas as idades e tempos e desenvolver essas qualidades mediante certos estágios?

Krishnamurti: Todas as qualidades se acham contidas no pensamento e no amor.

Pergunta: Que dizer acerca da força?

Krishnamurti: Também ela se acha contida no pensamento, se claramente o tomardes em consideração. A força é somente o desejo de dominar e o domínio acha-se no pensamento. A paz é a resultante do amor, do desejo de estar em harmonia com todos. As qualidades são somente as várias ramificações de uma árvore única e, quando as raízes da árvore forem saudáveis, então os ramos serão sãos também. Conheço muitas pessoas que se esforçam por desenvolver qualidades especiais. Elas são fortes nessas qualidades, mas sua própria especialização as torna unilaterais. Por outro lado, o desenvolvimento livre e flexível do pensamento e do amor, acompanhando a vida mediante as suas ramificações, produz o equilíbrio que é a sabedoria — sabedoria que inclui todas as espécies possíveis de reto pensamento; pois que é PURA VIDA, portanto toda-integrativa. O ser realmente amorável requer grande inteligência. Tendes que exercer vigilância, constante apercebimento e segurança de vós mesmos.

Pergunta: O desejo de auxiliar a outros que se achem em dificuldade está no fundo de todo coração humano. Alguns o fazem individualmente, outros por meio de instituições. O desejo tornado instituição contribuirá por essa forma para embaraçar o atingimento individual?

Krishnamurti: A questão de instituição é muito simples. Podeis possuir organizações para vos proverem do alimento que consumis; somente, porém, o fato de comerdes é que vos pode dar força e nutrição. Esforçai-vos por distinguir entre a organização objetivo e a subjetiva. Naturalmente tem que haver organizações no mundo objetivo dos fenômenos, porém, não no mundo subjetivo ao qual pertenceis.

Pergunta: Ensinais que preces, ritos, cerimônias, são desnecessárias. Isto conforme o entendo é um ensinamento para os vivos; que conselho, porém, me daríeis acerca dos ritos e cerimônias pelos mortos? Serão tais ritos e cerimônias necessários e essenciais? Se não forem essenciais, qual a razão de o não serem?

Krishnamurti: Se as cerimônias são desnecessárias para os vivos, são desnecessárias também para os mortos. Eu sustento que as cerimônias são inúteis para o crescimento humano — cerimônias sejam de que espécie forem. O tempo para o homem que verdadeiramente vive, não existe. Para o homem que se apercebe da eternidade no presente, não há vivos nem mortos. Se a todo o momento viverdes no futuro, não estiverdes concentrados no presente, haverá morte e culto aos mortos. Muitas pessoas, eu sei, preocupam-se com o que acontece após a morte. Para, porém, vencerdes a morte, tendes que viver no presente. Isto não e um mero truísmo; é um fato, uma realidade concreta para aquele que a experimenta. Será teoria somente para o homem que continuamente olhar para o futuro buscando a solução do presente.

Pergunta: Dizeis: “Eu sou o todo” e repetis a seguir que não sois um oráculo para resolver todos os problemas. Se sois o todo, deveis possuir a capacidade para resolver todos os problemas. Se sois o todo, compreendo, então, que sois onipresente, onisciente, onipotente. Por favor, explicai isto plenamente. Estou certo que outros terão formulado a mesma ideia.

Krishnamurti: O realizar o eu que se acha em todas as coisas [e, em um sentido, ser onipresente e onisciente. Mas o fato de haver eu resolvido os meus problemas pessoais e me haver tornado uno com o EU não significa que possa, por consequência, resolver os vossos problemas. Os problemas de um homem podem somente ser resolvidos partindo para o interior, mediante o crescer do entendimento. Mais uma vez estais à procura de um depósito de drogas. Tendes medo; quereis ser salvos. Minha função, se é que alguma tenho, é fazer-vos verificar que estais criando ilusões e, portanto, estimular-vos no sentido de acabar com elas. A partir do momento que sejais conscientes de vossas ilusões, cessareis de cria-las. Esta é a espécie do auxílio que me estou esforçando para vos dar, e é, no fim de tudo, o que todos poderiam fazer. Mas é difícil e sois vós que criais as dificuldades. Não haveis sofrido o bastante para sentir o descontentamento real. Estais contentes com vossos pequenos deuses, vossas pequenas vidas, vossas pequenas cerimônias e vossas autoridades. Vós vos atemorizais de sair do caminho já trilhado e pesquisar. Antes quereríeis deixar-vos de parte, seguros no que respeita às vossas ilusões e proclamando serem elas o conhecimento. É pelo fato de não conhecerdes o que é Real, que estas ilusões são realidades para vós.    


 Krishnamurti em Acampamento de Ojai, 1930
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"Quando você compreende, quando chega a saber,
então traz toda a beleza do passado de volta
e dá a esse passado o renascimento, renova-o,
de forma que todos os que o conheceram
possam estar de novo sobre a terra
e viajar por aqui, e ajudar as pessoas." (Tilopa)



"Nos momentos tranqüilos da meditação, a vontade de DEUS pode tornar-se evidente para nós. Acalmar a mente, através da meditação, traz uma paz interior que nos põe em contato com DEUS dentro de nós. Uma premissa básica da meditação, é que é difícil, senão impossível, alcançar um contato consciente, à não ser que a mente esteja sossegada. Para que haja um progresso, a comum sucessão ininterrupta de pensamentos tem de parar. Por isso, a nossa prática preliminar será sossegar a mente e deixar os pensamentos que brotam morrerem de morte natural. Deixamos nossos pensamentos para trás, à medida que a meditação do Décimo Primeiro Passo se torna uma realidade para nós. O equilíbrio emocional é um dos primeiros resultados da meditação, e a nossa experiência confirma isso." (11º Passo de NA)


"O Eu Superior pode usar algum evento, alguma pessoa ou algum livro como seu mensageiro. Pode fazer qualquer circunstância nova agir da mesma forma, mas o indivíduo deve ter a capacidade de reconhecer o que está acontecendo e ter a disposição para receber a mensagem". (Paul Brunton)



Observe Krishnamurti, em conversa com David Bohn, apontando para um "processo", um "caminho de transformação", descrevendo suas etapas até o estado de prontificação e a necessária base emocional para a manifestação da Visão Intuitiva, ou como dizemos no paradigma, a Retomada da Perene Consciência Amorosa Integrativa...


Krishnamurti: Estávamos discutindo o que significa para o cérebro não ter movimento. Quando um ser humano ESTEVE SEGUINDO O CAMINHO DA TRANSFORMAÇÃO, e PASSOU por TUDO isso, e esse SENTIDO DE VAZIO, SILÊNCIO E ENERGIA, ele ABANDONOU QUASE TUDO e CHEGOU AO PONTO, à BASE. Como, então, essa VISÃO INTUITIVA afeta a sua vida diária? Qual é o seu relacionamento com a sociedade? Como ele age em relação à guerra, e ao mundo todo — um mundo em que está realmente vivendo e lutando na escuridão? Qual a sua ação? Eu diria, como concordamos no outro dia, que ele é o não-movimento.

David Bohn: Sim, dissemos que a base era movimento SEM DIVISÃO.

K: Sem divisão. Sim, correto. (Capítulo 8 do livro, A ELIMINAÇÃO DO TEMPO PSICOLÓGICO)


A IMPORTÂNCIA DA RENDIÇÃO DIANTE DA MENTE ADQUIRIDA
Até praticar a rendição, a dimensão espiritual de você é algo sobre o que você lê, de que fala, com que fica entusiasmado, tema para escrita de livros, motivo de pensamento, algo em que acredita... ou não, seja qual for o caso. Não faz diferença. Só quando você se render é que a dimensão espiritual se tornará uma realidade viva na sua vida. Quando o fizer, a energia que você emana e que então governa a sua vida é de uma frequência vibratória muito superior à da energia mental que ainda comanda o nosso mundo. Através da rendição, a energia espiritual entra neste mundo. Não gera sofrimento para você, para os outros seres humanos, nem para qualquer forma de vida no planeta. (Eckhart Tolle em , A Prática do Poder do Agora, pág. 118)


O IMPOPULAR DRAMA OUTSIDER — O encontro direto com a Verdade absoluta parece, então, impossível para uma consciência humana comum, não mística. Não podemos conhecer a realidade ou mesmo provar a existência do mais simples objeto, embora isto seja uma limitação que poucas pessoas compreendem realmente e que muitas até negariam. Mas há entre os seres humanos um tipo de personalidade que, esta sim, compreende essa limitação e que não consegue se contentar com as falsas realidades que nutrem o universo das pessoas comuns. Parece que essas pessoas sentem a necessidade de forjar por si mesmas uma imagem de "alguma coisa" ou do "nada" que se encontra no outro lado de suas linhas telegráficas: uma certa "concepção do ser" e uma certa teoria do "conhecimento". Elas são ATORMENTADAS pelo Incognoscível, queimam de desejo de conhecer o princípio primeiro, almejam agarrar aquilo que se esconde atrás do sombrio espetáculo das coisas. Quando alguém possui esse temperamento, é ávido de conhecer a realidade e deve satisfazer essa fome da melhor forma possível, enganando-a, sem contudo jamais poder saciá-la. — Evelyn Underhill