“Não se pode falar do oceano para um sapo do brejo — criatura de uma esfera mais acanhada. Não se pode falar de um estado isento de pensamento para um pedagogo; sua visão é demasiado restrita”. — Chuang Tzu

A busca e o distanciamento da sociedade

Pergunta: Para alcançar a libertação, será necessário ou preferível abandonar nosso trabalho dos afazeres do mundo? Muitos pensam ser necessário submeter-se a retiro. É isto correto?

Krishnamurti: Por favor, encarai isto de maneira bastante prática É muito bom nos retirarmos em reclusão. Porém, como esquema prático, existe somente uma nação, penso eu, na qual isso pode ser feito com facilidade, é a Índia, porque ali se consideram o homem que se retira do mundo como um santo e lhe dão alimento. Não creio que na América se faça isto. Mas, inteiramente aparte disto, uma vida de reclusão seria a última das coisas para vos conduzir à libertação. O verdadeiro entendimento somente pode provir do contato constante com os seres humanos. O tornar-se recluso, o retirar-se para o cimo de uma montanha é simplesmente uma nova forma de fugir à atividade. O recluso faz, por outra maneira, o que faz o homem que somente pensa em tirar proveito da vida. Cada qual a seu modo teme defrontar a si mesmo e à vida. Uma outra forma da mesma covardia é a excessiva devoção a trabalhos; uma atividade assim excessiva é frequentemente apenas um refúgio para a vida. Existe somente uma maneira de viver realmente, e está é a de vos abrirdes a todos os possíveis contatos. É por entre os homens e não longe deles que a verdade e a felicidade se podem encontrar. Vede quão diametralmente oposto é tudo isto relativamente às vossas antigas ideias de afastamento, de sociedades secretas, de construirdes cercas em vosso derredor para vos separardes de vossos semelhantes.

Não estou fazendo ataques, prestai atenção por favor. Apenas quero acentuar que não é esta a maneira de descobrir a realidade da vida. Tal coisa somente pode ser efetuada pelo contínuo contato com a vida, em suas múltiplas limitações e corrupções. A verdade pode somente ser encontrada por meio dos instrumentos vivos destinados à sua descoberta, isto é, o pensamento, a emoção e os sentidos. Afastar-se disto, portanto, é fugir da verdade. O indivíduo é um ramo vivo da árvore do mundo; decepar-se a si mesmo desta árvore, é murchar e perecer.

Muitos dentre vós hão de concordar com isto; porém a mera concordância não é o que se exige. O que se necessita é de ação, e a ação é coisa individual. Se concordardes, rompei com todas as coisas que forem ilusórias e com as instituições que separam. Sede livres vós mesmos e, depois, libertai a outros. É por isso que eu digo: Se vos encontrardes interessados por alguma coisa, dai a ela vosso ser inteiro, vossa mente integral, toda a vossa alma.        
       

Krishnamurti em Acampamento de Ojai, 1930
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"Quando você compreende, quando chega a saber,
então traz toda a beleza do passado de volta
e dá a esse passado o renascimento, renova-o,
de forma que todos os que o conheceram
possam estar de novo sobre a terra
e viajar por aqui, e ajudar as pessoas." (Tilopa)



"Nos momentos tranqüilos da meditação, a vontade de DEUS pode tornar-se evidente para nós. Acalmar a mente, através da meditação, traz uma paz interior que nos põe em contato com DEUS dentro de nós. Uma premissa básica da meditação, é que é difícil, senão impossível, alcançar um contato consciente, à não ser que a mente esteja sossegada. Para que haja um progresso, a comum sucessão ininterrupta de pensamentos tem de parar. Por isso, a nossa prática preliminar será sossegar a mente e deixar os pensamentos que brotam morrerem de morte natural. Deixamos nossos pensamentos para trás, à medida que a meditação do Décimo Primeiro Passo se torna uma realidade para nós. O equilíbrio emocional é um dos primeiros resultados da meditação, e a nossa experiência confirma isso." (11º Passo de NA)


"O Eu Superior pode usar algum evento, alguma pessoa ou algum livro como seu mensageiro. Pode fazer qualquer circunstância nova agir da mesma forma, mas o indivíduo deve ter a capacidade de reconhecer o que está acontecendo e ter a disposição para receber a mensagem". (Paul Brunton)



Observe Krishnamurti, em conversa com David Bohn, apontando para um "processo", um "caminho de transformação", descrevendo suas etapas até o estado de prontificação e a necessária base emocional para a manifestação da Visão Intuitiva, ou como dizemos no paradigma, a Retomada da Perene Consciência Amorosa Integrativa...


Krishnamurti: Estávamos discutindo o que significa para o cérebro não ter movimento. Quando um ser humano ESTEVE SEGUINDO O CAMINHO DA TRANSFORMAÇÃO, e PASSOU por TUDO isso, e esse SENTIDO DE VAZIO, SILÊNCIO E ENERGIA, ele ABANDONOU QUASE TUDO e CHEGOU AO PONTO, à BASE. Como, então, essa VISÃO INTUITIVA afeta a sua vida diária? Qual é o seu relacionamento com a sociedade? Como ele age em relação à guerra, e ao mundo todo — um mundo em que está realmente vivendo e lutando na escuridão? Qual a sua ação? Eu diria, como concordamos no outro dia, que ele é o não-movimento.

David Bohn: Sim, dissemos que a base era movimento SEM DIVISÃO.

K: Sem divisão. Sim, correto. (Capítulo 8 do livro, A ELIMINAÇÃO DO TEMPO PSICOLÓGICO)


A IMPORTÂNCIA DA RENDIÇÃO DIANTE DA MENTE ADQUIRIDA
Até praticar a rendição, a dimensão espiritual de você é algo sobre o que você lê, de que fala, com que fica entusiasmado, tema para escrita de livros, motivo de pensamento, algo em que acredita... ou não, seja qual for o caso. Não faz diferença. Só quando você se render é que a dimensão espiritual se tornará uma realidade viva na sua vida. Quando o fizer, a energia que você emana e que então governa a sua vida é de uma frequência vibratória muito superior à da energia mental que ainda comanda o nosso mundo. Através da rendição, a energia espiritual entra neste mundo. Não gera sofrimento para você, para os outros seres humanos, nem para qualquer forma de vida no planeta. (Eckhart Tolle em , A Prática do Poder do Agora, pág. 118)