Se você se sente grato por este conteúdo e quiser materializar essa gratidão, em vista de manter a continuidade do mesmo, apoie-nos: https://apoia.se/outsider - informações: outsider44@outlook.com - Visite> Blog: https://observacaopassiva.blogspot.com

sábado, 2 de julho de 2016

O Mistério e o sentimento de vastidão

Krishnamurti e Pupul Jayakar
Voltei para Nova Delhi e eu estava no aeroporto para recebe Krishnaji, quando ele chegou com Achyut de Varanasi; Era o último dia de Dezembro de 1981. Ambos ficaram em minha casa em Safdarjung Road. Foi a primeira vez que Krishnaji, Achyut e eu estávamos sozinhos juntos na mesma casa, Krishnamurti comentou.

Na manhã seguinte, depois do almoço, fomos para o quarto e K começou a falar sobre a Senhora Besant e Leadbeater. Seu grande amor para com a Sra. Besant era evidente. Ele nos disse que quando criança, ele tinha muitos poderes extra sensoriais; habilidade de ler mentes, ou de ler o que foi escrito em uma carta sem abrir. Também poderia materializar objetos, visões e prever o futuro. Ele tinha o poder de curar. Mas havia rejeitado naturalmente todos esses poderes. Ele nunca tinha sentido qualquer interesse neles. Tentamos abordar a questão, quando de repente nos perguntou: "Você acredita em o mistério?"

"Sim", eu disse. "Quando eu vejo você e eu falo sério, uma atmosfera misteriosa surge."

Krishnaji disse: "Sim, é".

Eu disse: "Há uma sensação de contato com alguma coisa, mas ninguém está lá. Porém existe um senso de presença."

"É nesta sala", disse Krishnamurti. "Eu não sei se você perceber o que é isso?" E, em seguida, um olhar estranho em seus olhos. "Eu tenho que ser muito cuidado com isso." De repente, ele parou de falar, e então disse: "Eu não vou pedir-lhe Basta perguntar."

Eu disse: "O que é isso?"

"Sejamos cuidadosos. Quando falamos sobre isso, estamos imaginando ou ... Isto quando acontece é ligado com você?"

"Sim, obviamente." Krishnaji começou a mudar, falando de uma grande profundidade, como viajasse rapidamente através de vastos espaços internos. "Eu acho que há uma força que os teosofistas haviam tocado, mas tentaram transformá-la em algo concreto. No entanto tentaram reduzir este "algo" em seus símbolos e vocabulário, e eles se perderam.

Este sentimento profundo continuou durante toda a sua vida... Não é Relacionada com a consciência?" Interrompeu Achyut.

"Não não. Quando eu falo sobre isso, algo tremendo acontece. Eu não posso pedir-lhe quaisquer perguntas", disse K.

O silêncio derramou através de janelas e portas.

"Todas as suas doenças têm sido muito estranhas. Todas as doenças graves foram seguidas por uma nova fonte de energia,” eu disse. Houve uma longa pausa.

De repente, Krishnamurti perguntou: "O que estamos falando?"

"Algo externo a você lhe protege? respondeu hesitante.

"Sim, absolutamente sem nenhuma dúvida sobre isso."

"Cada vez que isso acontece, não é mudar a natureza do que?"

"Não não ..."

"É a dor?"

"Sim, ela se intensifica." Mais uma vez houve uma longa pausa.

Então, como hesitasse em usar as palavras, ele disse: "É algo externo que manifesta e sua ação é internamente? É o universo que é derramado em meu corpo e não pode permanecer muito tempo nele? Quando eu falo, é muito intenso. Cinco minutos atrás, eu não estava lá. Quando era menino me disseram: "seja completamente como um canal aberto, não resista". Só mais tarde eu perguntei quem eram "eles" "

"Será que isso tem algo a ver com as palavras Bodhisattva Maitreya?" Perguntado Achyut.

"Bodhisattva Maitreya é imaginário? Foi inventado por Leadbeater? Este nome vivia no inconscientemente do menino K? Ou é algo completamente diferente de sua doutrinação?"

Krishnamurti parecia totalmente absorvido no seu inquérito.

"Não quer dizer nada para você a palavra Maitreya?", Perguntei.

"Não", respondeu Krishnamurti.

Eu persisti. "Por que você não quer falar? Pois, se afirma que não há memória psicológica; porém as palavras 'Buda, Maitreya' tem um efeito sobre você?"

"Lembra-se do "Buda" de Abanendranath Tagore? A pintura teve um efeito extraordinário sobre o menino. Ele não sabia o que era o budismo."

Ele fez uma pausa e disse:

"No entanto, o sentimento de Buda sempre esteve lá. Uma sensação de imensidão."

"Um sentimento de vastidão? Podemos continuar com isso? Este sentimento vem de fora de você? Ou é algo interno? O corpo é incapaz de recebê-lo?"

"Não pense que eu sou louco. Eu nunca senti como eu me sinto agora. O universo está tão perto que minha cabeça que foi incorporada ao universo. Parece absurdo?"

Krishnamurti sorriu timidamente.

"Você está dizendo que todas as barreiras cessaram?"

"Veja, as palavras 'Buddha, Maitreya' perderam o seu significado. Eu percebo que perdeu todo o sentido verbal".

"Você disse algo sobre estar muito perto do universo..."

Krishnaji riu: "Sim, minha cabeça está dentro dele."

"Isso se manifesta na prática. O núcleo do seu ensinamento mudou-se para uma posição cósmica, disse ele.”

Em seguida, ele usou palavras estranhas: "Ou pode ser nada. Pode ser um tentáculo tateante ao redor. Não alcancei uma total clareza sobre isso. Agora enche esta sala. Seja como for, estou vibrando com ele. Quanto mais observo, aumenta a intensidade do mesmo. Eu posso sentar aqui com vocês dois, enquanto 'vou' estar com essa coisa enorme e deixo-a funcionar. É um mistério; no momento em que o mistério é entendido deixa de ser mistério. Não se pode entender o que é o infinito. É muito misterioso.

Eu tenho a estranha sensação de que desejam penetrar no mistério. Vocês entendem? E, no entanto, existe alguma hesitação em se aproximar dele. Vocês não podem tocá-lo. Ele está lá. É misterioso. É algo diferente... Ou, provavelmente, a mesma coisa."

Biografía de J. Krishnamurti - Pupul Jayakar. Editora Kier
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
"Quando você compreende, quando chega a saber,
então traz toda a beleza do passado de volta
e dá a esse passado o renascimento, renova-o,
de forma que todos os que o conheceram
possam estar de novo sobre a terra
e viajar por aqui, e ajudar as pessoas." (Tilopa)



"Nos momentos tranqüilos da meditação, a vontade de DEUS pode tornar-se evidente para nós. Acalmar a mente, através da meditação, traz uma paz interior que nos põe em contato com DEUS dentro de nós. Uma premissa básica da meditação, é que é difícil, senão impossível, alcançar um contato consciente, à não ser que a mente esteja sossegada. Para que haja um progresso, a comum sucessão ininterrupta de pensamentos tem de parar. Por isso, a nossa prática preliminar será sossegar a mente e deixar os pensamentos que brotam morrerem de morte natural. Deixamos nossos pensamentos para trás, à medida que a meditação do Décimo Primeiro Passo se torna uma realidade para nós. O equilíbrio emocional é um dos primeiros resultados da meditação, e a nossa experiência confirma isso." (11º Passo de NA)


"O Eu Superior pode usar algum evento, alguma pessoa ou algum livro como seu mensageiro. Pode fazer qualquer circunstância nova agir da mesma forma, mas o indivíduo deve ter a capacidade de reconhecer o que está acontecendo e ter a disposição para receber a mensagem". (Paul Brunton)



Observe Krishnamurti, em conversa com David Bohn, apontando para um "processo", um "caminho de transformação", descrevendo suas etapas até o estado de prontificação e a necessária base emocional para a manifestação da Visão Intuitiva, ou como dizemos no paradigma, a Retomada da Perene Consciência Amorosa Integrativa...


Krishnamurti: Estávamos discutindo o que significa para o cérebro não ter movimento. Quando um ser humano ESTEVE SEGUINDO O CAMINHO DA TRANSFORMAÇÃO, e PASSOU por TUDO isso, e esse SENTIDO DE VAZIO, SILÊNCIO E ENERGIA, ele ABANDONOU QUASE TUDO e CHEGOU AO PONTO, à BASE. Como, então, essa VISÃO INTUITIVA afeta a sua vida diária? Qual é o seu relacionamento com a sociedade? Como ele age em relação à guerra, e ao mundo todo — um mundo em que está realmente vivendo e lutando na escuridão? Qual a sua ação? Eu diria, como concordamos no outro dia, que ele é o não-movimento.

David Bohn: Sim, dissemos que a base era movimento SEM DIVISÃO.

K: Sem divisão. Sim, correto. (Capítulo 8 do livro, A ELIMINAÇÃO DO TEMPO PSICOLÓGICO)


A IMPORTÂNCIA DA RENDIÇÃO DIANTE DA MENTE ADQUIRIDA
Até praticar a rendição, a dimensão espiritual de você é algo sobre o que você lê, de que fala, com que fica entusiasmado, tema para escrita de livros, motivo de pensamento, algo em que acredita... ou não, seja qual for o caso. Não faz diferença. Só quando você se render é que a dimensão espiritual se tornará uma realidade viva na sua vida. Quando o fizer, a energia que você emana e que então governa a sua vida é de uma frequência vibratória muito superior à da energia mental que ainda comanda o nosso mundo. Através da rendição, a energia espiritual entra neste mundo. Não gera sofrimento para você, para os outros seres humanos, nem para qualquer forma de vida no planeta. (Eckhart Tolle em , A Prática do Poder do Agora, pág. 118)


O IMPOPULAR DRAMA OUTSIDER — O encontro direto com a Verdade absoluta parece, então, impossível para uma consciência humana comum, não mística. Não podemos conhecer a realidade ou mesmo provar a existência do mais simples objeto, embora isto seja uma limitação que poucas pessoas compreendem realmente e que muitas até negariam. Mas há entre os seres humanos um tipo de personalidade que, esta sim, compreende essa limitação e que não consegue se contentar com as falsas realidades que nutrem o universo das pessoas comuns. Parece que essas pessoas sentem a necessidade de forjar por si mesmas uma imagem de "alguma coisa" ou do "nada" que se encontra no outro lado de suas linhas telegráficas: uma certa "concepção do ser" e uma certa teoria do "conhecimento". Elas são ATORMENTADAS pelo Incognoscível, queimam de desejo de conhecer o princípio primeiro, almejam agarrar aquilo que se esconde atrás do sombrio espetáculo das coisas. Quando alguém possui esse temperamento, é ávido de conhecer a realidade e deve satisfazer essa fome da melhor forma possível, enganando-a, sem contudo jamais poder saciá-la. — Evelyn Underhill