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segunda-feira, 1 de agosto de 2016

Nenhuma expansão da consciência vos libertará

Pergunta: pelo que haveis dito à noite passada, concluo que o propósito integral do indivíduo é o de libertar-se dessa consciência que origina a individualidade, portanto a separatividade. Por outras palavras, o preenchimento de toda a consciência é o libertar-se da consciência. Poderíeis explicar mais plenamente o que entendeis por liberdade de consciência?

Krishnamurti: Somente sou consciente de qualquer coisa quando ela me impede de me realizar a mim completamente. Torno-me cônscio da cobiça, da inveja, da cólera, da alegria, da tristeza, quando entro em contato com os outros. Minha consciência é o resultado de meu desenvolvimento como personalidade e no desenvolve-la crio em minha mente a ideia de que sou uma entidade separada.

Se amardes a alguém, haveis de querer que essa pessoa esteja convosco a todo o instante; ou se alguém morre sentir-vos-eis imediatamente isolados, o que é a mesma coisa.

Tornai-vos apercebidos de vós mesmos quando entrais em conflito com uma outra pessoa qualquer. Isto cria em vossa mente a consciência de vós mesmos com todas as vossas qualidades, desejos, particularidades, idiossincrasias, aspirações, fantasias, temores e cóleras. Quereis vos apegar a estas coisas e por desenvolvê-las pensais realizar a Verdade.

A consciência pertence sempre ao que é particular, para mim e para vós como entidades separadas. Enquanto esta consciência existir em vosso pensamento, como indivíduo, com vossas necessidades, cobiças, posses, zelos, alegrias passageiras, tristezas, temores, haverá limitação e haverá cativeiro. Ainda que desenvolvais essa consciência ao mais alto grau possível, ela permanecerá sendo consciência limitada.

Nenhuma expansão da consciência vos libertará. Porém, a partir do momento que vos liberteis do que é particular, do ego, do “Eu-dade”, libertareis essa consciência e, oportunamente, atingireis a liberdade de consciência. Isto não é negação semelhante à da morte, porém, sim a realização da completude na qual não existem contrastes, na qual não existem opostos. É perfeita harmonia.

Estas coisas mais não são que palavras para a maioria dentre vós, porém, se as viverdes verificareis a que pináculo de compreensão elas vos conduzem. Isto, porém, exige constante esforço e tempo. Não tendes tempo para fazer este esforço; tendes, porém, tempo demais para vos auxiliardes uns aos outros, isto é, para conduzirdes a outros para a vossa pequena gaiola particular.

O homem que busca a Verdade deve estar preparado para ficar inteiramente só; quando, porém, ele houver realizado a Verdade, não mais haverá isolamento. Ele deve estar preparado para sair do reino das condições e sistemas sociais; não por desenvolver suas idiossincrasias particulares, que meramente o conduzem ao endurecimento, porém, sim pelo esforço constante para pensar com clareza, para ter concentração em suas ações, e sentimentos. Então chegará a essa serenidade que advém da harmonia de todos os opostos.

Krishnamurti, Londres, 1930
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"Quando você compreende, quando chega a saber,
então traz toda a beleza do passado de volta
e dá a esse passado o renascimento, renova-o,
de forma que todos os que o conheceram
possam estar de novo sobre a terra
e viajar por aqui, e ajudar as pessoas." (Tilopa)



"Nos momentos tranqüilos da meditação, a vontade de DEUS pode tornar-se evidente para nós. Acalmar a mente, através da meditação, traz uma paz interior que nos põe em contato com DEUS dentro de nós. Uma premissa básica da meditação, é que é difícil, senão impossível, alcançar um contato consciente, à não ser que a mente esteja sossegada. Para que haja um progresso, a comum sucessão ininterrupta de pensamentos tem de parar. Por isso, a nossa prática preliminar será sossegar a mente e deixar os pensamentos que brotam morrerem de morte natural. Deixamos nossos pensamentos para trás, à medida que a meditação do Décimo Primeiro Passo se torna uma realidade para nós. O equilíbrio emocional é um dos primeiros resultados da meditação, e a nossa experiência confirma isso." (11º Passo de NA)


"O Eu Superior pode usar algum evento, alguma pessoa ou algum livro como seu mensageiro. Pode fazer qualquer circunstância nova agir da mesma forma, mas o indivíduo deve ter a capacidade de reconhecer o que está acontecendo e ter a disposição para receber a mensagem". (Paul Brunton)



Observe Krishnamurti, em conversa com David Bohn, apontando para um "processo", um "caminho de transformação", descrevendo suas etapas até o estado de prontificação e a necessária base emocional para a manifestação da Visão Intuitiva, ou como dizemos no paradigma, a Retomada da Perene Consciência Amorosa Integrativa...


Krishnamurti: Estávamos discutindo o que significa para o cérebro não ter movimento. Quando um ser humano ESTEVE SEGUINDO O CAMINHO DA TRANSFORMAÇÃO, e PASSOU por TUDO isso, e esse SENTIDO DE VAZIO, SILÊNCIO E ENERGIA, ele ABANDONOU QUASE TUDO e CHEGOU AO PONTO, à BASE. Como, então, essa VISÃO INTUITIVA afeta a sua vida diária? Qual é o seu relacionamento com a sociedade? Como ele age em relação à guerra, e ao mundo todo — um mundo em que está realmente vivendo e lutando na escuridão? Qual a sua ação? Eu diria, como concordamos no outro dia, que ele é o não-movimento.

David Bohn: Sim, dissemos que a base era movimento SEM DIVISÃO.

K: Sem divisão. Sim, correto. (Capítulo 8 do livro, A ELIMINAÇÃO DO TEMPO PSICOLÓGICO)


A IMPORTÂNCIA DA RENDIÇÃO DIANTE DA MENTE ADQUIRIDA
Até praticar a rendição, a dimensão espiritual de você é algo sobre o que você lê, de que fala, com que fica entusiasmado, tema para escrita de livros, motivo de pensamento, algo em que acredita... ou não, seja qual for o caso. Não faz diferença. Só quando você se render é que a dimensão espiritual se tornará uma realidade viva na sua vida. Quando o fizer, a energia que você emana e que então governa a sua vida é de uma frequência vibratória muito superior à da energia mental que ainda comanda o nosso mundo. Através da rendição, a energia espiritual entra neste mundo. Não gera sofrimento para você, para os outros seres humanos, nem para qualquer forma de vida no planeta. (Eckhart Tolle em , A Prática do Poder do Agora, pág. 118)


O IMPOPULAR DRAMA OUTSIDER — O encontro direto com a Verdade absoluta parece, então, impossível para uma consciência humana comum, não mística. Não podemos conhecer a realidade ou mesmo provar a existência do mais simples objeto, embora isto seja uma limitação que poucas pessoas compreendem realmente e que muitas até negariam. Mas há entre os seres humanos um tipo de personalidade que, esta sim, compreende essa limitação e que não consegue se contentar com as falsas realidades que nutrem o universo das pessoas comuns. Parece que essas pessoas sentem a necessidade de forjar por si mesmas uma imagem de "alguma coisa" ou do "nada" que se encontra no outro lado de suas linhas telegráficas: uma certa "concepção do ser" e uma certa teoria do "conhecimento". Elas são ATORMENTADAS pelo Incognoscível, queimam de desejo de conhecer o princípio primeiro, almejam agarrar aquilo que se esconde atrás do sombrio espetáculo das coisas. Quando alguém possui esse temperamento, é ávido de conhecer a realidade e deve satisfazer essa fome da melhor forma possível, enganando-a, sem contudo jamais poder saciá-la. — Evelyn Underhill