“Não se pode falar do oceano para um sapo do brejo — criatura de uma esfera mais acanhada. Não se pode falar de um estado isento de pensamento para um pedagogo; sua visão é demasiado restrita”. — Chuang Tzu

A tristeza não pode ser detida pelo conforto da autoridade

Pergunta: Ensina-se às pessoas que procurem a libertação. Deve, ela, portanto, ser atingível. Se, porém, quem quer que seja julgar que a possui e a declara, imediatamente será tido pelos outros como um demente. Quem dirá que ele se acha liberto? Ser-lhe-á isto enunciado por qualquer autoridade competente?

Krishnamurti: “Diz-se às pessoas que procurem a libertação”. Eu não sei quem é que lhe o diz. Eu digo apenas: se sois infelizes, existe um meio de esvaziar o tédio de vosso coração. Se estais doloridos, existe um bálsamo para curar a vossa ferida que dói. Se vos encontrais envolvidos pelo tumulto, pela luta e o turbilhão do mundo, há um meio para encontrar a paz, a tranquilidade e o eterno entendimento. Se buscardes esse entendimento, é possível atingi-lo, porém, o atingimento depende de vós próprios. Se pensais que já o haveis atingido, então nada mais há que dizer.

O fundo desta pergunta é a crença na autoridade, a qual exerce tal ascendente sobre vossa mente, que vossa felicidade depende dela. Para vosso atingimento apegai-vos à autoridade, porém, a autoridade pode ser destruída pelos ventos passageiros da tristeza. Estes ventos, este furacão da tristeza, jamais podem ser detidos pelo conforto proveniente da autoridade. Todos os vossos livros, todas as vossas religiões, todas as vossas ideias e a vossa felicidade, as vossas lutas, se acham fundadas na autoridade e não sobre o desejo e compreensão pessoais, sobre essa ânsia de obter a verdadeira felicidade.

Utilizareis, com o tempo, as minhas palavras, para convertê-las em um jargão, assim matando o deleite real que mora no coração. Haveis de chegar a usar os termos libertação e felicidade como tendes usado os de céu e inferno. Torná-los-eis um credo, um estreito cativeiro com o qual possais ameaçar os outros. Meu propósito não é este. Eu vim para vos libertar; se, porém, quiserdes possuir esta liberdade, tendes que despedaçar as amarras, a gaiola de todas as vossas criações, por vastas e magníficas que elas sejam, por autorizadas que pareçam; pois a vida não pode ser encerrada nessas limitações. Logo que é posta à vida uma limitação, vem a tristeza, a luta e a contenda; e a felicidade vos segue como a vossa própria sombra.   


Krishnamrti, 1930
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"Quando você compreende, quando chega a saber,
então traz toda a beleza do passado de volta
e dá a esse passado o renascimento, renova-o,
de forma que todos os que o conheceram
possam estar de novo sobre a terra
e viajar por aqui, e ajudar as pessoas." (Tilopa)



"Nos momentos tranqüilos da meditação, a vontade de DEUS pode tornar-se evidente para nós. Acalmar a mente, através da meditação, traz uma paz interior que nos põe em contato com DEUS dentro de nós. Uma premissa básica da meditação, é que é difícil, senão impossível, alcançar um contato consciente, à não ser que a mente esteja sossegada. Para que haja um progresso, a comum sucessão ininterrupta de pensamentos tem de parar. Por isso, a nossa prática preliminar será sossegar a mente e deixar os pensamentos que brotam morrerem de morte natural. Deixamos nossos pensamentos para trás, à medida que a meditação do Décimo Primeiro Passo se torna uma realidade para nós. O equilíbrio emocional é um dos primeiros resultados da meditação, e a nossa experiência confirma isso." (11º Passo de NA)


"O Eu Superior pode usar algum evento, alguma pessoa ou algum livro como seu mensageiro. Pode fazer qualquer circunstância nova agir da mesma forma, mas o indivíduo deve ter a capacidade de reconhecer o que está acontecendo e ter a disposição para receber a mensagem". (Paul Brunton)



Observe Krishnamurti, em conversa com David Bohn, apontando para um "processo", um "caminho de transformação", descrevendo suas etapas até o estado de prontificação e a necessária base emocional para a manifestação da Visão Intuitiva, ou como dizemos no paradigma, a Retomada da Perene Consciência Amorosa Integrativa...


Krishnamurti: Estávamos discutindo o que significa para o cérebro não ter movimento. Quando um ser humano ESTEVE SEGUINDO O CAMINHO DA TRANSFORMAÇÃO, e PASSOU por TUDO isso, e esse SENTIDO DE VAZIO, SILÊNCIO E ENERGIA, ele ABANDONOU QUASE TUDO e CHEGOU AO PONTO, à BASE. Como, então, essa VISÃO INTUITIVA afeta a sua vida diária? Qual é o seu relacionamento com a sociedade? Como ele age em relação à guerra, e ao mundo todo — um mundo em que está realmente vivendo e lutando na escuridão? Qual a sua ação? Eu diria, como concordamos no outro dia, que ele é o não-movimento.

David Bohn: Sim, dissemos que a base era movimento SEM DIVISÃO.

K: Sem divisão. Sim, correto. (Capítulo 8 do livro, A ELIMINAÇÃO DO TEMPO PSICOLÓGICO)


A IMPORTÂNCIA DA RENDIÇÃO DIANTE DA MENTE ADQUIRIDA
Até praticar a rendição, a dimensão espiritual de você é algo sobre o que você lê, de que fala, com que fica entusiasmado, tema para escrita de livros, motivo de pensamento, algo em que acredita... ou não, seja qual for o caso. Não faz diferença. Só quando você se render é que a dimensão espiritual se tornará uma realidade viva na sua vida. Quando o fizer, a energia que você emana e que então governa a sua vida é de uma frequência vibratória muito superior à da energia mental que ainda comanda o nosso mundo. Através da rendição, a energia espiritual entra neste mundo. Não gera sofrimento para você, para os outros seres humanos, nem para qualquer forma de vida no planeta. (Eckhart Tolle em , A Prática do Poder do Agora, pág. 118)